Os protestos de Wall Street e as lutas em Portugal

Miguel Urbano Rodrigues

Nos últimos dias os protestos de Wall Street foram tema de manchetes em influentes media internacionais.
Em Washington o governo tenta desvalorizar o significado das manifestações que principiaram com a ocupação por um grupo de «indignados» da rua da Bolsa de Nova Iorque, símbolo do poder do capital.
Mas o que parecia ser a iniciativa inofensiva de um punhado de jovens assumiu rapidamente as proporções de um protesto de dimensões nacionais.


O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Temas

Milhões de portugueses em risco de pobreza

A pretexto da crise, estão a ser estrangulados financeiramente, para não dizer mesmo destruídos serviços públicos essenciais à população. No seu ataque às funções sociais do Estado, o Governo tem reduzido também drasticamente as condições de vida dos trabalhadores da Função Pública.

<i>Juntem-se a nós e façam ouvir a vossa voz!</i>

Quando nos reunimos solidariamente para exprimir um sentimento massivo de injustiça, não devemos perder de vista aquilo que aqui nos reuniu. Escrevemos para afirmar a todos os que se sentem prejudicados pela força das corporações em todo o mundo que somos vossos aliados. (...)...

«Contos da Memória que Falece» de Francisco Silva Dias

Foi na Voz do Operário, numa homenagem a Francisco Silva Dias, que lhe pedimos a escrita deste livro – «Contos da Memória que Falece». Na sua intervenção, ele tinha contado episódios da Lisboa da sua infância, na zona histórica, e de como descobrira as avenidas novas a nascerem, na mudança da família para as terras então a serem desbravadas e habitadas.