Reunião de quadros no sábado em Lisboa

A acção do Partido nas empresas

A Casa do Alentejo recebe, no sábado, a reunião nacional de quadros do Partido sobre organização junto da classe operária e dos trabalhadores. A iniciativa, que decorrerá entre as 10.30 e as 18 horas, terá como objectivo central fazer um balanço da intervenção do Partido nas empresas e locais de trabalho, promovendo a troca de experiências sobre este trabalho, no sentido do seu aprofundamento e intensificação no quadro da actual situação e dos objectivos estratégicos do Partido.

No debate procurará partir-se da realidade objectiva, das dificuldades, obstáculos e problemas que condicionam a organização e intervenção dos Partido nas empresas e locais de trabalho para a abordagem de situações e experiências de reforço do trabalho partidário – é nesta realidade concreta e não noutra que o Partido tem que intervir, organizar, resistir e avançar.

Especial importância terá a discussão em torno da intervenção e iniciativa das organizações e militantes para desenvolver o trabalho organizado do Partido – a acção de contacto regular à porta das empresas, os contactos estabelecidos e a forma como contribuem para implantar o Partido, o recrutamento, as transferências, a integração dos militantes, o trabalho em empresas ou locais de trabalho onde há um número reduzido de membros activos ou com elevada precariedade, estatutos laborais e vínculos empresariais diversificados. A criação e funcionamento das células, as formas de organização e funcionamento, a estruturação da organização, a intervenção dos comunistas nos ORT, a propaganda e a informação do Partido serão outros temas a merecer destaque na reunião.

Participarão na reunião quadros do Partido aos mais variados níveis com intervenção nas células de empresa e local de trabalho, bem como outros, do Partido ou da JCP, com responsabilidades e experiências nas diversificadas formas de intervenção junto da classe operária e dos trabalhadores.

Jerónimo de Sousa intervirá no encerramento.



Mais artigos de: PCP

Encontrar caminhos para resistir e avançar

A VII Assembleia da Organização Regional de Lisboa do PCP, marcada para 5 de Novembro, no Pavilhão do Casal Vistoso, será realizada num momento intensíssimo da luta de massas. Ana Lourido, Luís Caixeiro e Luís Fernandes, da DORL e do Comité Central, não vêem isto como um problema, mas como uma oportunidade para comprovar na prática as decisões e reflexões aí assumidas.

Negligência ou cumplicidade?

O PCP quer saber quando o Governo nomeará um conselho de administração para a NAV, empresa pública que gere o tráfego aéreo. Num requerimento ao Ministério da Economia e do Emprego, apresentado no dia 28 de Setembro, o Grupo Parlamentar comunista lembra que o CA da empresa...

<i>Estaleiros do Mondego</i> fazem falta ao País

O PCP apresentou, no dia 6, um Projecto de Resolução onde recomenda ao Governo que tome «todas as medidas necessárias» à viabilização e manutenção dos Estaleiros Navais do Mondego e à salvaguarda de todos os postos de trabalho. No documento,...