Agressão imperialista à Líbia

Resistência dramática em Sirte

Tida como um dos mais sim­bó­licos bas­tiões do an­te­rior re­gime líbio, a ci­dade natal de Mu­ammar Kah­dafi en­frenta o avanço das forças do cha­mado Con­selho Na­ci­onal de Tran­sição (CNT), isto apesar do cerco e dos in­tensos bom­bar­de­a­mentos das úl­timas se­manas.

Sirte e Bani Walid não do­bram ante os novos se­nhores

Desde que o CNT, apoiado pela NATO, se lançou sobre Sirte e Bani Walid, der­ra­deiros re­dutos das forças re­gu­lares lí­bias, que as in­for­ma­ções sobre a si­tu­ação no ter­reno se re­petem. Ima­gens de mais uma nova ofen­siva dos re­beldes pa­recem atestar o que se re­sume no texto da no­tícia que as acom­pa­nham: é desta que caem as úl­timas ci­dades con­tro­lados pelo re­gime de­posto; é uma questão de dias.

A ver­dade é que as ofen­sivas das bri­gadas do CNT su­cedem-se, e nem Sirte nem Bani Walid do­bram ante os novos se­nhores. Con­so­lida-se a sen­sação de que, não fossem os bom­bar­de­a­mentos diá­rios da NATO os quais já su­peram os nove mil desde Março, sendo res­pon­sá­veis pela mai­oria dos 25 mil mortos e 50 mil fe­ridos ad­mi­tidos pelo CNT du­rante todo o con­flito –, e a amál­gama de grupos des­co­nexos que in­te­gram os in­sur­gentes ja­mais con­se­guiria manter as ofen­sivas face a tão tenaz re­sis­tência or­ga­ni­zada.

O que dizem os factos é que os grupos do CNT re­a­lizam sor­tidas no centro ne­vrál­gico das ci­dades apos­tados apenas em dar a apa­rência de terem ca­pa­ci­dade ofen­siva. De­pois re­cuam ante as evi­dên­cias e a im­po­tência para con­so­lidar po­si­ções.

Em Bani Walid, por exemplo, no mesmo dia em que fi­zeram anun­ciar nos meios de co­mu­ni­cação so­cial a to­mada de­fi­ni­tiva do ae­ro­porto, os ho­mens do CNT foram es­cor­ra­çados.

Em Sirte, o ce­nário é mais com­plexo, mas o con­trole por parte do CNT das zonas li­mí­trofes em todo o raio da ci­dade, ga­rante-lhe ca­pa­ci­dade para bom­bar­dear in­dis­cri­mi­na­da­mente o co­ração da área ur­bana, como atestou o re­pórter da Te­lesur, Diego Marin, e tes­te­mu­nharam os res­pon­sá­veis da Cruz Ver­melha In­ter­na­ci­onal que lo­graram en­trar na me­tró­pole si­tiada.

Per­mite-lhe, ainda, co­locar ati­ra­dores fur­tivos em edi­fí­cios es­tra­té­gicos com o ob­jec­tivo de abater sol­dados ditos leais a Kah­dafi, e impor um re­gime de as­fixia total da vida na ci­dade, por­ven­tura a prin­cipal razão que pe­sará na sua even­tual ren­dição. Por en­quanto, Sirte bate-se contra a bar­bárie.

 

Ca­la­mi­dade pro­vo­cada

 

A grave si­tu­ação hu­ma­ni­tária em Sirte é, aliás, um dos factos a sa­li­entar nos dias mais re­centes da agressão im­pe­ri­a­lista à Líbia. Não obs­tante, ad­ver­tên­cias como as da Cruz Ver­melha In­ter­na­ci­onal (CVI) pouco têm sido am­pli­fi­cadas.

Ao êxodo de mi­lhares de pes­soas que fogem das bombas da NATO, su­cedeu a falta de me­di­ca­mentos e as se­veras di­fi­cul­dades na as­sis­tência mé­dica aos fe­ridos, diz a CVI. A si­tu­ação pre­cária dos hos­pi­tais de Sirte re­sulta igual­mente da sua de­vas­tação por bom­bar­de­a­mentos da NATO, que, as­se­gu­raram res­pon­sá­veis da or­ga­ni­zação hu­ma­ni­tária in­ter­na­ci­onal, ar­ra­saram a ca­pa­ci­dade de res­posta das infra-es­tru­turas, fa­zendo com que fe­ridos e do­entes com francas hi­pó­teses de so­bre­vi­vência su­cubam à falta de energia eléc­trica, água ou oxi­génio.

É a pró­pria Co­missão Eu­ro­peia que re­fere as «graves ca­rên­cias» que afectam a po­pu­lação de Sirte, ao passo que a ONU apela ao fim das vin­ganças contra os leais a Kah­dafi por parte de mi­li­ci­anos do CNT.

Neste con­texto, o jor­na­lista da Te­lesur re­latou que num hos­pital de Sirte, con­tro­lado pelo CNT, os com­ba­tentes cha­mados de pró-Kah­dafi pura e sim­ples­mente não são as­sis­tidos. Agên­cias in­ter­na­ci­o­nais afirmam que muitos dos que saíram de Sirte não le­vavam do­cu­mentos com medo de re­pre­sá­lias.

 

«Ver­dades» sus­peitas

 

Am­pli­fi­cadas, pelo con­trário, têm sido as his­tó­rias de fossas co­muns como «provas ir­re­fu­tá­veis» da bar­ba­ri­dade do an­te­rior re­gime. A úl­tima foi a des­co­berta de duas valas com um total de 900 corpos nas mon­ta­nhas de Na­flusa. O caso ca­rece de pe­ri­tagem, e é bom que esta avance e de forma séria, pois a re­gião foi ocu­pada, nos úl­timos seis meses, por grupos afectos ao CNT.

Mas o caso mais cho­cante e que não se pode aceitar que acabe sem cabal apu­ra­mento, até pelo me­di­a­tismo que a his­tória al­cançou, é o da fossa comum des­co­berta em Tri­poli, perto da prisão de Abu Salim.

Du­rante dias, os 1700 corpos en­con­trados pro­vavam os crimes de Kah­dafi, até que, se­gundo a jor­na­lista ita­liana Ma­ri­nella Cor­reggia, o mi­nistro da Jus­tiça e dos Di­reitos Hu­manos do CNT, Jamal Ben Noor, ga­rantiu à norte-ame­ri­cana CNN que tudo não pas­sava de uma tra­pa­lhada. «Os frag­mentos de ossos en­con­trados são de­ma­siado grandes para que per­tençam a seres hu­manos», afirmou.



Mais artigos de: Internacional

Dez anos de terror no Afeganistão

Uma dé­cada de­pois de ini­ciada a guerra im­pe­ri­a­lista contra o Afe­ga­nistão, os EUA e os seus ali­ados da NATO são res­pon­sá­veis pela de­vas­tação e so­fri­mento in­fli­gido ao povo afegão no seu pró­prio ter­ri­tório, e pela ins­ta­bi­li­dade em toda a re­gião.

Chilenos avançam com greve geral

A Con­fe­de­ração de Es­tu­dantes do Chile (Con­fech) con­vocou para os pró­ximos dias 18 e 19 de Ou­tubro uma nova pa­ra­li­sação e res­pon­sa­bi­lizou o go­verno pelo fim do diá­logo com es­tu­dantes. O mo­vi­mento sin­dical uni­tário une-se ao pro­testo.

Protesto por todos os EUA

Ao cabo de quase um mês, os protestos nos EUA sob o lema «Ocupem Wall Street» já se fizeram sentir na maioria dos estados norte-americanos. De acordo com notícias publicadas por meios locais, acções heterogéneas como o próprio movimento já ocorreram em 45...

Protesto massivo na Colômbia

Centenas de milhares de funcionários públicos manifestaram-se nas ruas em 32 cidades colombianas contra a política governamental para o sector, e por melhores condições e direitos laborais. Os protestos massivos de sexta-feira, 7, foram convocados pelas três maiores centrais...

Tensão social no Egipto

Milhares de egípcios compareceram anteontem às cerimónias fúnebres de 17 dos 25 manifestantes mortos pelo exército e pela polícia durante uma manifestação de cristãos coptas, domingo, que protestavam pelo incêndio de uma igreja da sua confissão...

Espanha cede Rota à NATO

O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, anunciou, dia 5, que parte da base naval da Rota, na baía de Cádis, será cedida à NATO e integrada, a partir de 2013, no chamado sistema de defesa antimíssil promovido pela aliança militar e os Estados...

EUA armam Bahrein

O governo norte-americano informou o Congresso de que pretende concluir a venda de armas ao Bahrein no valor de 53 milhões de dólares. A denúncia foi feita por organizações defensoras dos direitos humanos, que notam o cinismo das declarações recentes do presidente dos EUA,...

PCP saúda PC Peruano

Em mensagem enviada ao Comité Central do Partido Comunista Peruano por ocasião do seu 83.º aniversário, a Secção Internacional do Comité Central do PCP manifestou o «elevado e solidário apreço (…) para com o trajecto e tradições...