Editorial
Opinião
Actual

Micael morreu a trabalhar

O turno de oito horas na mina já tinha acabado às 15 horas de segunda-feira, dia 10, mas Micael Lopes, e o seu ajudante, Ricardo...
Actual

Mais nem menos já é demais

O Governo PSD/CDS e o banco BIC acordaram, em 31 de Julho, a negociata do BPN. O termo «negociata» é intencional, já...
Actual

Não nos assustam…

No passado dia 1 de Outubro, cerca de 200 000 pessoas manifestaram-se nas ruas das cidades de Lisboa e Porto – 180 mil pessoas que...
A talhe de foice

O «sistémico»

O quase ex-presidente do BCE, Claude Trichet, decidiu despedir-se da ribalta financeira europeia declarando que «a crise é...
PCP

Tarefa principal de todo o Partido

Numa altura em que se verifica o agravamento acelerado da crise do capitalismo, com o crescente endividamento dos EUA e a perda cada vez mais acentuada da sua hegemonia a nível monetário, as sucessivas crises bolsistas, a persistente recessão no Japão e a crise que percorre a União Europeia e de forma particular a zona euro, os trabalhadores e os povos lutam, resistem e travam em todo o mundo um difícil combate contra a exploração capitalista.

Crónica Internacional

Agenda da guerra

Inebriados pelo sucesso da barbárie em terras líbias os paladinos da guerra imperialista miram novos horizontes. O militarismo...
Em Foco

É preciso estancar o saque ao País

A fuga de capitais e as leis e normas que a permitem e incentivam, ao nível nacional e internacional, servem a acumulação capitalista ao mesmo tempo que retiram aos países importantes recursos fundamentais ao seu desenvolvimento.

Em Portugal, o problema atinge dimensões colossais. Mas não é inevitável, como se demonstrou anteontem no debate público promovido pelo PCP Fuga de capitais e o programa de agressão – empobrecimento e delapidação do País.

PCP

Encontrar caminhos para resistir e avançar

A VII Assembleia da Organização Regional de Lisboa do PCP, marcada para 5 de Novembro, no Pavilhão do Casal Vistoso, será realizada num momento intensíssimo da luta de massas. Ana Lourido, Luís Caixeiro e Luís Fernandes, da DORL e do Comité Central, não vêem isto como um problema, mas como uma oportunidade para comprovar na prática as decisões e reflexões aí assumidas.

Negligência ou cumplicidade?

O PCP quer saber quando o Governo nomeará um conselho de administração para a NAV, empresa pública que gere o...
Trabalhadores

Semana de luta a encher

O plenário nacional, convocado pela Frente Comum de Sindicatos, destaca-se entre as acções que já estão anunciadas para a semana de luta com que a CGTP-IN quer dar continuidade às manifestações de 1 de Outubro.

Resistir nos transportes

Uma delegação da Fectrans/CGTP-IN levou na segunda-feira o protesto dos trabalhadores ao Ministério da Economia e conseguiu que o ministro marcasse uma reunião para a manhã seguinte.

Assalto ilegal à <i>TNC</i>

Uma grande operação policial, envolvendo mais de 200 agentes, foi desencadeada na madrugada de terça para quarta-feira,...

Fenprof não dá tréguas

O Governo não respeita os próprios compromissos e quer cortar mais 600 milhões de euros na Educação, o que exige uma postura ofensiva de professores e de todos os que não desistem da escola pública.

Protestos na PSP

Na segunda-feira, a partir das 17 horas, dezenas de profissionais do Corpo de Intervenção da PSP concentraram-se junto às...

Arsenal

Os trabalhadores do Arsenal do Alfeite decidiram realizar uma concentração hoje, a partir das 10.30 horas, junto da sede da...

Évora

Uma «acção de protesto e luta» foi convocada para amanhã, às 10.30 horas, junto às...

Morte na mina

Um mineiro de 20 anos sofreu um acidente mortal, na segunda-feira à tarde, na Mina da Panasqueira. O STIM responsabilizou a...
Assembleia da República

Desmantelar para servir os privados

O Governo chama-lhe «plano de reestruturação» mas do que se trata é do desmantelamento da RTP, acusa a bancada comunista, que avisa estar em marcha o «apagamento do serviço público» de televisão e sua transformação em «serviço mínimo».

Apostar no imenso potencial produtivo.

Feridas abertas por anos a fio da acção destruidora da política de direita coexistindo com um enorme potencial produtivo capaz de superar constrangimentos, gerar riqueza e contribuir para um novo modelo de desenvolvimento num País melhor e mais justo.

Um passo no combate à corrupção

Encontram-se na comissão parlamentar, onde a todo o momento pode ter início a sua apreciação na especialidade, os projectos de lei do PCP, do BE e da maioria PSD/CDS-PP para criminalizar o enriquecimento ilícito dos titulares de cargos públicos.

Uma praga que urge erradicar

A precariedade laboral que hoje atinge cerca de um milhão e 500 mil trabalhadores é uma «praga social», afirma o...
Nacional

A força de todos

Nas eleições para a Assembleia Regional da Madeira a CDU obteve mais de 5500 votos (3,76 por cento) e elegeu um deputado (menos um do que há quatro anos). Para o Secretário-geral do PCP, este foi «um resultado negativo» que está longe do «reconhecido prestígio político» da força política que tem uma «ímpar intervenção junto dos trabalhadores e das populações».

Utentes manifestam-se no Seixal

Amanhã, às 20 horas, tem lugar uma vigília em frente ao Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Amora, onde a população do concelho do Seixal vai manifestar a sua indignação com a redução do horário daquela unidade de Saúde.

Documento Verde é antidemocrático

A Câmara de Moura chumbou, na semana passada, o Documento Verde da Reforma da Administração Local, rejeitando as propostas apresentadas, considerando que ameaçam a autonomia dos municípios, transformando-os em «entidades subsidiárias do poder central».

Água é de todos

No dia 6 de Outubro, a Câmara de Palmela aprovou, por unanimidade, uma moção em defesa da...
Europa

Sobrevivência ameaçada

Na Grécia, as greves e protestos sucedem-se numa cadência diária. Aos trabalhadores e camadas desfavorecidas da população condenados à indigência resta a luta nas ruas contra as políticas selvagens do poder burguês.

Antes era melhor

De acordo com a última sondagem realizada pelo Instituto Romeno de Estudos Sociais (IRES) e divulgada, dia...

Bloqueia a ponte, salva o SNS

Mais de duas mil pessoas manifestaram-se, no domingo, 9, no centro de Londres, em protesto contra a reforma do...

Estudantes abalam Itália

Dezenas de milhares de estudantes desfilaram, dia 7, pelas ruas das principais cidades de Itália, nomeadamente Roma, Milão,...

Despejos aumentam

As ordens de despejo em Espanha elevaram-se a mais de 30 mil nos primeiros seis meses do ano, por falta de pagamento das...

Reflexões breves

1. A luta social que irrompe por essa Europa fora desenvolve-se a par de uma intensa e persistente luta...
Internacional

Dez anos de terror no Afeganistão

Uma década depois de iniciada a guerra imperialista contra o Afeganistão, os EUA e os seus aliados da NATO são responsáveis pela devastação e sofrimento infligido ao povo afegão no seu próprio território, e pela instabilidade em toda a região.

Resistência dramática em Sirte

Tida como um dos mais simbólicos bastiões do anterior regime líbio, a cidade natal de Muammar Kahdafi enfrenta o avanço das forças do chamado Conselho Nacional de Transição (CNT), isto apesar do cerco e dos intensos bombardeamentos das últimas semanas.

Chilenos avançam com greve geral

A Confederação de Estudantes do Chile (Confech) convocou para os próximos dias 18 e 19 de Outubro uma nova paralisação e responsabilizou o governo pelo fim do diálogo com estudantes. O movimento sindical unitário une-se ao protesto.

Protesto por todos os EUA

Ao cabo de quase um mês, os protestos nos EUA sob o lema «Ocupem Wall Street» já se fizeram sentir na maioria dos...

Protesto massivo na Colômbia

Centenas de milhares de funcionários públicos manifestaram-se nas ruas em 32 cidades colombianas contra a política...

Tensão social no Egipto

Milhares de egípcios compareceram anteontem às cerimónias fúnebres de 17 dos 25 manifestantes mortos pelo...

Espanha cede Rota à NATO

O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, anunciou, dia 5, que parte da base naval da Rota, na baía...

EUA armam Bahrein

O governo norte-americano informou o Congresso de que pretende concluir a venda de armas ao Bahrein no valor de 53 milhões de...

PCP saúda PC Peruano

Em mensagem enviada ao Comité Central do Partido Comunista Peruano por ocasião do seu 83.º aniversário, a...
Temas

Milhões de portugueses em risco de pobreza

A pretexto da crise, estão a ser estrangulados financeiramente, para não dizer mesmo destruídos serviços públicos essenciais à população. No seu ataque às funções sociais do Estado, o Governo tem reduzido também drasticamente as condições de vida dos trabalhadores da Função Pública.

Os protestos de Wall Street e as lutas em Portugal

Nos últimos dias os protestos de Wall Street foram tema de manchetes em influentes media internacionais.
Em Washington o governo tenta desvalorizar o significado das manifestações que principiaram com a ocupação por um grupo de «indignados» da rua da Bolsa de Nova Iorque, símbolo do poder do capital.
Mas o que parecia ser a iniciativa inofensiva de um punhado de jovens assumiu rapidamente as proporções de um protesto de dimensões nacionais.

«Contos da Memória que Falece» de Francisco Silva Dias

Foi na Voz do Operário, numa homenagem a Francisco Silva Dias, que lhe pedimos a escrita deste livro – «Contos da Memória que Falece». Na sua intervenção, ele tinha contado episódios da Lisboa da sua infância, na zona histórica, e de como descobrira as avenidas novas a nascerem, na mudança da família para as terras então a serem desbravadas e habitadas.

Argumentos
Pontos Cardeais

A descida

Apesar da conquista da maioria absoluta no parlamento regional da Madeira, Alberto João Jardim sofreu pela primeira vez um desaire...
TVisto

A Oeste algo de novo

Um já quase totalmente esquecido livro de Erich Maria Remarque inspira, ainda que por antítese, o título destas duas...
Artes Plásticas

Palhaçadas sem arte

As gargalhadas de Berardo que ecoam entre as suas múltiplas declarações são um insulto que, mais uma vez,...
Aconteceu

Pedro e Inês

«Auto da Fonte dos Amores – Pedro e Inês» é uma ópera popular, recentemente...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Quinta-feira, 13...

A semana em resumo

Frases

«As várias Goldman Sachs mandam nos governos, nos parlamentos, nos tribunais, na...