A talhe de foice
Cambalacho
Actual
Um crime em três actos
Actual
Pragmatismo ou Ideologia?
Actual
Este beco tem saída…
PCP
Ampliar a luta de massas, reforçar o PCP
Escudando-se no pacto de submissão assinado com a troika, o Governo PSD/CDS, o PS e o Presidente da República estão profundamente empenhados em avançar «rápido e em força» com as privatizações. Os exemplos da alienação das golden share e da escandalosa entrega ao desbarato do BPN são a expressão do que se pretende com o processo de privatizações em curso: entregar ao grande capital, a preço de saldo, as alavancas do País.
Crónica Internacional
Líbia – uma guerra perdida?
Transportes, mentiras e roubo
Os novos preços dos transportes públicos, que entraram esta segunda-feira em vigor, vão representar um grave aumento de encargos para os utentes e não vão resolver os problemas financeiros das transportadoras.
O PCP, no documento distribuído a nível nacional na sexta-feira, salienta que estamos perante o mais brutal aumento de transportes de que há memória.Os sindicatos da CGTP-IN, o movimento de utentes e as comissões de trabalhadores, numa conferência de imprensa conjunta, chamaram a atenção para as mentiras com que o Governo «embrulhou» este roubo e para as verdadeiras razões da subida das tarifas.Os argumentos expostos, de que aqui deixamos uma resenha, fundamentam o forte apelo ao alargamento dos justos protestos contra a política que persiste em salvar os lucros de muito poucos à custa da espoliação da grande maioria das portuguesas e dos portugueses e à custa do verdadeiro interesse do País.
Mobilização popular contra Governo do capital
O actual Governo PSD/CDS está ao serviço do grande capital e dos seus interesses e as medidas assumidas nestes primeiros 30 dias provam isso mesmo. A acusação é da Comissão Política do Comité Central do PCP, que anunciou a realização de uma acção de contacto com os trabalhadores e o povo, de denúncia da política do Governo e afirmação das propostas do Partido, a decorrer ao longo do mês de Agosto.
Pérolas ao desbarato
O PCP reagiu ainda à venda do BPN ao BIC e ao anúncio da composição da nova administração da Caixa Geral de Depósitos – mais dois exemplos da natureza de classe da política do novo Governo PSD/CDS.
A indignação não vai de férias
Um pouco por todo o País, o aumento do preço dos transportes públicos contou com o protesto dos utentes. Para os comunistas, este é um «roubo aos trabalhadores e ao povo».
O problema está na submissão
Novo CT em Grândola
Contra a liberalização dos despedimentos
Contra a facilitação e o embaratecimento dos despedimentos, mais de 500 dirigentes, delegados e activistas sindicais de todo o País manifestaram-se, no dia 28 de Julho, em Lisboa, e comprometeram-se a intensificar a luta.
Plano secreto no Oeste?
O encerramento das oficinas da Figueira da Foz da EMEF segue-se a alterações no ramal da Lousã e Cantanhede e ameaça o futuro da Linha do Oeste.
Mantém-se luta pelo emprego
Resistir todos os dias n'<i>A Brasileira</i>
Crime na <i>Galp</i> Energia
Negociata no <i>BPN</i>
Urge agir na <i>Frazarte</i>
<i>Mundet</i>
ANDST celebra 35 anos
Esta política inferniza a vida de milhões de portugueses
Num balanço aos primeiros 30 dias da acção governativa, o primeiro-ministro mostrou-se satisfeito, disse que «não perdeu tempo» e fez tudo para «concretizar os calendários» acordados com a troika. Por isso mereceu já o entusiástico aplauso dos banqueiros, na exacta proporção em que se vão somando os sinais de repúdio e protesto popular.
Não ao despedimento mais fácil e barato
Os deputados apreciaram faz hoje oito dias, na generalidade, o diploma governamental que mexe para pior no Código do Trabalho. À mesma hora, em frente ao Parlamento, centenas de trabalhadores erguiam a sua voz em protesto contra uma medida que visa tornar o despedimento mais fácil e barato.
Um autêntico roubo
Modelo absurdo persiste
Madeira exige «ruptura e mudança»
Centenas de militantes do PCP e activistas da CDU da Madeira participaram, sábado, no Funchal, num Encontro de preparação das Eleições Regionais, que vão ter lugar no dia 9 de Outubro. Uma iniciativa que contou com a participação de Francisco Lopes, do Secretariado do Comité Central do PCP.
JCP promete intervenção e luta
Comunistas na mira da ilegalização
O governo de centro-direita da República Checa prepara-se para apresentar até final do ano uma acção em tribunal requerendo a ilegalização do Partido Comunista da Boémia Morávia.
Economia ameaçada
O governo cipriota demitiu-se, dia 28, a pedido do presidente Demetris Christofias, que vai nomear um novo executivo para enfrentar a crise política e económica, após o acidente que destruiu a principal central eléctrica do país.
Banco irlandês pode perdoar dívidas
Alemães e dinamarqueses gozam 30 dias úteis
Zapatero antecipa eleições
Catalunha fecha centros de saúde
A estrutural incapacidade
«Falar em apartheid não é exagero»
Recentemente regressado da Palestina e de Israel, o deputado comunista no Parlamento Europeu (PE), João Ferreira, relatou ao Avante! o ponto da situação nos territórios e sublinhou que a consolidação e avanço da ocupação israelita é acompanhada pela promoção de uma política racista de Estado, não sendo exagerado dizer que os sionistas estão a instituir um regime de apartheid.
NATO bombardeia<br> canais de televisão
A Aliança Atlântica bombardeou quatro canais de televisão líbios. Os ataques mataram três trabalhadores e ocorreram no contexto de divisões interna no sei dos amotinados.
PCP no aniversário<br> dos comunistas sul-africanos
Protestos de massas em Israel
O abono de família a crianças e jovens – um direito a abater
O itinerário da demagogia envolve tantos ou mais caminhos do que aqueles que vão dar a Roma.
A demagogia, expressão antiga proveniente da Grécia Clássica, não é mais do que, utilizando um bom português, a arte de iludir o povo com toda a pinta.
A demagogia é, pois, fazer crer a uma parte significativa da população aquilo que ela gostaria de ter, pelo que a promessa do demagogo é um bem rentável, ou seja, obtém um apoio certo em troca de nada.
Os exemplos do nefasto efeito da demagogia são inúmeros e variados.
Vejamos, a título de exemplo, o caso do abono de família.
A guerra secreta em Portugal (I)
A rede Gládio dispôs de uma base eficaz em Portugal, segundo apurou o historiador suíço Daniele Ganser, baseando-se em investigações feitas em Itália. Conluiada com o regime fascista, a NATO serviu-se deste dispositivo militar secreto para assassinar opositores internos a Salazar, bem como líderes revolucionários africanos de primeiro plano, caso de Amílcar Cabral.
Pontos Cardeais
Transportes I
TVisto
Os ovos da serpente
Gastronomias
Decisões importantes
Religiões
A escura mancha que alastra…
Cultura para o povo
<i>CineAvante!</i>
O cinema português ganhou por direito próprio espaço destacado na Festa. No espaço CineAvante!, o melhor do cinema documental e de ficção, curtas e longas-metragens, produzido nos ultimos anos, merecem a atenção dos visitantes, que poderão ainda dialogar com alguns dos realizadores.
Da programação apresentada destacam-se as ultimas produções de Sérgio Tréfaut, Viagem a Portugal e A Cidade dos Mortos, o documentário José e Pilar, de Miguel Gonçalves Mendes, Fantasia Lusitana, de João Canijo, de Marta Pessoa Quem Vai à Guerra e uma mostra de curtas que passaram no projecto Shortcutz.
Palco Novos Valores
Um «mar» de oportunidades
Durante os dias 2, 3 e 4 de Setembro, até pode passar ao lado da Festa do Livro, mas, se o fizer, perderá a oportunidade de visitar uma das maiores livrarias do País, onde está à sua disposição um «mar» de oportunidades, com milhares de títulos de dezenas de editoras (muitos a preços de saldo), lançamentos e sessões de autógrafos.