Cultura para o povo

Cultura para o povo

Image 8185

Faltam apenas 28 dias para o início da Festa do Avante, mo­mento mar­cante da vida po­lí­tica e cul­tural do País, que de­corre quando está em curso a mais vi­o­lenta ofen­siva desde os tempos do fas­cismo contra os di­reitos dos tra­ba­lha­dores e do povo e num País que é hoje alvo de um pro­grama ile­gí­timo de sub­missão e agressão que PS, PSD e CDS as­su­miram com a União Eu­ro­peia e o FMI.

Este nú­mero damos des­taque ao Ci­ne­A­vante, es­paço onde vão passar, du­rante os três dias da Festa, do­cu­men­tá­rios, curtas e longas-me­tra­gens e filmes de ficção.

Também a Feira do Livro me­rece uma atenção es­pe­cial com o lan­ça­mento de novas edi­ções como «No Per­curso de Guerras Co­lo­niais (1961-1969)», de Mário Mou­tinho de Pádua, «12 Fugas das Pri­sões de Sa­lazar», livro co­li­gido e ano­tado por Jaime Serra, e o vo­lume «Por­tugal a Pro­duzir», que, de­cor­rente da Cam­panha lan­çada pelo PCP na Festa do Avante! de 2010, afirma a de­fesa e a va­lo­ri­zação da pro­dução na­ci­onal como res­posta aos pro­blemas do em­prego, da dí­vida, do cres­ci­mento eco­nó­mico.

Até lá, a Festa será er­guida pelo tra­balho mi­li­tante de mi­lhares de ho­mens, mu­lheres e jo­vens, um exemplo da força e da ca­pa­ci­dade de re­a­li­zação do PCP. Este fim-de-se­mana, como não po­deria deixar de ser, terá lugar mais uma Jor­nada de Tra­balho, pros­se­guindo a cons­trução da Festa im­pres­cin­dível à luta dos tra­ba­lha­dores e do povo, à va­lo­ri­zação da arte e da cul­tura, à afir­mação dos va­lores de so­li­da­ri­e­dade e da paz, à de­fesa da li­ber­dade e da de­mo­cracia, de um Por­tugal in­de­pen­dente e so­be­rano.



Mais artigos de: Festa do Avante!

<i>CineAvante!</i>

O ci­nema por­tu­guês ga­nhou por di­reito pró­prio es­paço des­ta­cado na Festa. No es­paço Ci­ne­A­vante!, o me­lhor do ci­nema do­cu­mental e de ficção, curtas e longas-me­tra­gens, pro­du­zido nos ul­timos anos, me­recem a atenção dos vi­si­tantes, que po­derão ainda di­a­logar com al­guns dos re­a­li­za­dores.

Da pro­gra­mação apre­sen­tada des­tacam-se as ul­timas pro­du­ções de Sérgio Tré­faut, Vi­agem a Por­tugal e A Ci­dade dos Mortos, o do­cu­men­tário José e Pilar, de Mi­guel Gon­çalves Mendes, Fan­tasia Lu­si­tana, de João Ca­nijo, de Marta Pessoa Quem Vai à Guerra e uma mostra de curtas que pas­saram no pro­jecto Short­cutz.

Palco Novos Valores

A Organização Regional de Lisboa da JCP realiza, sábado, às 19 horas, na Caixa Económica Operária, a Final Regional do Concurso de Bandas «Palco Novos Valores» da Festa do Avante! As sete bandas a concurso foram apuradas, entre Junho e...

Um «mar» de oportunidades

Du­rante os dias 2, 3 e 4 de Se­tembro, até pode passar ao lado da Festa do Livro, mas, se o fizer, per­derá a opor­tu­ni­dade de vi­sitar uma das mai­ores li­vra­rias do País, onde está à sua dis­po­sição um «mar» de opor­tu­ni­dades, com mi­lhares de tí­tulos de de­zenas de edi­toras (muitos a preços de saldo), lan­ça­mentos e ses­sões de au­tó­grafos.