Cultura para o povo

Cultura para o povo

Image 8185

Faltam apenas 28 dias para o início da Festa do Avante, momento marcante da vida política e cultural do País, que decorre quando está em curso a mais violenta ofensiva desde os tempos do fascismo contra os direitos dos trabalhadores e do povo e num País que é hoje alvo de um programa ilegítimo de submissão e agressão que PS, PSD e CDS assumiram com a União Europeia e o FMI.

Este número damos destaque ao CineAvante, espaço onde vão passar, durante os três dias da Festa, documentários, curtas e longas-metragens e filmes de ficção.

Também a Feira do Livro merece uma atenção especial com o lançamento de novas edições como «No Percurso de Guerras Coloniais (1961-1969)», de Mário Moutinho de Pádua, «12 Fugas das Prisões de Salazar», livro coligido e anotado por Jaime Serra, e o volume «Portugal a Produzir», que, decorrente da Campanha lançada pelo PCP na Festa do Avante! de 2010, afirma a defesa e a valorização da produção nacional como resposta aos problemas do emprego, da dívida, do crescimento económico.

Até lá, a Festa será erguida pelo trabalho militante de milhares de homens, mulheres e jovens, um exemplo da força e da capacidade de realização do PCP. Este fim-de-semana, como não poderia deixar de ser, terá lugar mais uma Jornada de Trabalho, prosseguindo a construção da Festa imprescindível à luta dos trabalhadores e do povo, à valorização da arte e da cultura, à afirmação dos valores de solidariedade e da paz, à defesa da liberdade e da democracia, de um Portugal independente e soberano.



Mais artigos de: Festa do Avante!

<i>CineAvante!</i>

O cinema português ganhou por direito próprio espaço destacado na Festa. No espaço CineAvante!, o melhor do cinema documental e de ficção, curtas e longas-metragens, produzido nos ultimos anos, merecem a atenção dos visitantes, que poderão ainda dialogar com alguns dos realizadores.

Da programação apresentada destacam-se as ultimas produções de Sérgio Tréfaut, Viagem a Portugal e A Cidade dos Mortos, o documentário José e Pilar, de Miguel Gonçalves Mendes, Fantasia Lusitana, de João Canijo, de Marta Pessoa Quem Vai à Guerra e uma mostra de curtas que passaram no projecto Shortcutz.

Palco Novos Valores

A Organização Regional de Lisboa da JCP realiza, sábado, às 19 horas, na Caixa Económica Operária, a Final Regional do Concurso de Bandas «Palco Novos Valores» da Festa do Avante! As sete bandas a concurso foram apuradas, entre Junho e...

Um «mar» de oportunidades

Durante os dias 2, 3 e 4 de Setembro, até pode passar ao lado da Festa do Livro, mas, se o fizer, perderá a oportunidade de visitar uma das maiores livrarias do País, onde está à sua disposição um «mar» de oportunidades, com milhares de títulos de dezenas de editoras (muitos a preços de saldo), lançamentos e sessões de autógrafos.