Encontro Regional da CDU

Madeira exige «ruptura e mudança»

Cen­tenas de mi­li­tantes do PCP e ac­ti­vistas da CDU da Ma­deira par­ti­ci­param, sá­bado, no Fun­chal, num En­contro de pre­pa­ração das Elei­ções Re­gi­o­nais, que vão ter lugar no dia 9 de Ou­tubro. Uma ini­ci­a­tiva que contou com a par­ti­ci­pação de Fran­cisco Lopes, do Se­cre­ta­riado do Co­mité Cen­tral do PCP.

«Me­lhorar as con­di­ções de vida do povo»

Image 8184

Mesmo quando a Ma­deira vive uma das mai­ores crises de todos os tempos, os co­mu­nistas e ac­ti­vistas da CDU afirmam, num do­cu­mento apro­vado no En­contro por una­ni­mi­dade, que «há um outro rumo e uma nova po­lí­tica capaz de gerar um de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico e uma po­lí­tica so­cial que ga­rantam a me­lhoria das con­di­ções de vida do povo».

«A gra­vi­dade e pro­fun­di­dade da crise tornam in­con­tor­nável e ina­diável o ques­ti­o­na­mento das ori­en­ta­ções po­li­ticas e ac­ções go­ver­na­tivas apli­cadas na Re­gião Au­tó­noma da Ma­deira, mas es­sen­ci­al­mente a ne­ces­si­dade e real pos­si­bi­li­dade de con­cre­ti­zação de um ca­minho al­ter­na­tivo, capaz de ga­rantir uma Re­gião mais justa e me­lhor de­sen­vol­vida», as­se­guram estes ho­mens e mu­lheres, que exigem, em termos eco­nó­micos e so­ciais, o «au­mento do in­ves­ti­mento pú­blico, de­sig­na­da­mente do re­pro­du­tivo», o «apoio às micro, pe­quenas e mé­dias em­presas e à pro­dução re­gi­onal», a «me­lhoria do perfil da es­pe­ci­a­li­zação», a «subs­ti­tuição cres­cente da pro­dução im­por­tada pela pro­dução re­gi­onal» e o «alar­ga­mento das ex­por­ta­ções».

Para além da «al­te­ração do dé­fice ali­mentar» e do «alar­ga­mento do mer­cado in­terno», re­clama-se ainda a «va­lo­ri­zação do tra­balho e dos tra­ba­lha­dores» através de uma «sig­ni­fi­ca­tiva me­lhoria dos sa­lá­rios e dos ven­ci­mentos como con­tri­buto e con­dição para o de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico e uma me­lhor re­par­tição do ren­di­mento entre o tra­balho e o ca­pital».

Para ul­tra­passar a si­tu­ação dei­xada pelo «jar­di­nismo», os co­mu­nistas e seus ali­ados pro­põem, entre ou­tras me­didas, o «au­mento da pro­du­ti­vi­dade», uma «nova po­lí­tica fiscal», o «com­bate ao des­pe­sismo», o «de­sen­vol­vi­mento dos sec­tores pro­du­tivos» e do «tu­rismo e am­bi­ente», força mo­triz do de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico, mas com «qua­li­fi­cação e for­mação pro­fis­si­onal dos seus tra­ba­lha­dores».

 

CDU apre­senta me­didas ime­di­atas
Pelo di­reito a uma vida me­lhor

Image 8183

  • Acrés­cimo de sete por cento ao Sa­lário Mí­nimo Na­ci­onal a vi­gorar na Re­gião;
  • Com­ple­mento de 65 euros para as pen­sões e re­formas in­fe­ri­ores ao Sa­lário Mí­nimo Na­ci­onal;
  • Ela­bo­ração do Plano Re­gi­onal de Com­bate ao De­sem­prego;
  • Apro­vação e im­ple­men­tação de um Pro­grama de Emer­gência So­cial para a RAM;
  • Me­lhoria e alar­ga­mento dos cui­dados de saúde e de­fesa do sector pú­blico;
  • Pro­moção do au­mento dos apoios à Acção So­cial Es­colar;
  • De­fi­nição do Plano Es­tra­té­gico de De­fesa dos Sec­tores Eco­nó­micos;
  • Im­ple­men­tação de uma es­tra­tégia re­gi­onal de com­bate à cor­rupção;
  • Re­ne­go­ci­ação com o Go­verno da Re­pú­blica e a Co­missão Eu­ro­peia sobre a real si­tu­ação da RAM e o seu de­sen­vol­vi­mento.


Mais artigos de: Nacional

JCP promete intervenção e luta

A JCP participou numa audição promovida pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, onde alertou para a situação da juventude portuguesa e manifestou a sua preocupação com as linhas do programa do Governo. Um dos temas colocados em cima da mesa pelos...