EMEF fecha na Figueira da Foz

Plano secreto no Oeste?

O encerramento das oficinas da Figueira da Foz da EMEF segue-se a alterações no ramal da Lousã e Cantanhede e ameaça o futuro da Linha do Oeste.

O País, a região e as populações precisam do caminho-de-ferro

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A decisão de encerrar as oficinas da EMEF na Figueira da Foz, onde 34 trabalhadores fazem a manutenção do material da Linha do Oeste, consta de um pedido de parecer enviado pela administração à Comissão de Trabalhadores. Na sexta-feira, quando revelou esta notícia e anunciou a convocação conjunta de um plenário para ontem à tarde, o Sindicato dos Ferroviários deixou logo um aviso: fechar aquelas oficinas pode vir a ser mais uma justificação para o encerramento definitivo da linha.

Anteontem, o problema foi colocado na Assembleia da República pelo PCP, numa pergunta ao Governo subscrita por Bruno Dias e Rita Rato. O anunciado encerramento «é resultado das alterações à circulação no Ramal da Lousã e em Cantanhede, e claramente aponta para o próximo encerramento ou redução da Linha do Oeste», «mas nada disto se conhece formalmente, nada disto foi objecto de discussão pública ou nesta Assembleia», protestam os deputados comunistas.

Do ponto de vista do desenvolvimento do sector ferroviário nacional, «estamos perante o continuar de decisões desconexas umas das outras» ou «existe algum plano» - perguntam ao Ministério da Economia e Emprego, que tem a tutela dos transportes. A existir um plano e a ser compatível com o fecho na Figueira, ele «só poderia ser o que a comunicação social informou ter sido apresentado em segredo à troika».

 

Pelo contrário!

 

Na perspectiva do PCP e de quem defende a manutenção e até desenvolvimento da circulação ferroviária na região, afigura-se «totalmente absurdo» o encerramento das únicas oficinas de manutenção actualmente existentes, depois de terem fechado as oficinas de Coimbra. «A alternativa para o indispensável desenvolvimento da rede existe e passa, designadamente, pela recuperação e modernização das infra-estruturas ferroviárias na região, com a ligação da Linha da Beira Alta (Ramal da Pampilhosa - Figueira da Foz) ao porto da Figueira da Foz; a aquisição de material circulante adequado ao tipo de procura e que possibilite um serviço de qualidade, rápido e seguro; a modernização e consolidação de um pólo da EMEF (actuais oficinas da Figueira da Foz), com o objectivo da prestação de um serviço de manutenção e reparação do material circulante, eficaz e com qualidade».



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