Teresa Villaverde no festival de Veneza
Os filmes Cisne, de Teresa Villaverde, e Palácios de Pena, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, vão estar presentes na 68.ª edição do Festival de Cinema de Veneza, que terá decorrerá entre 31 de Agostos e 10 de Setembro.
Esta será a terceira participação de Teresa Villaverde no prestigiado certame de Veneza, onde já em 1994 conquistou um prémio com Três Irmãos (melhor actriz para Maria de Medeiros) e, em 2001, recebeu uma menção especial com Água e Sal.
Em Cisne, película que só estreará nos cinemas portugueses depois do Verão, o que mais ressalta «é que apesar de toda a confusão da nossa vida, ainda há uma possibilidade de resolver as coisas que é o amor e a solidariedade, e para nos salvarmos temos que salvar os outros», disse a realizadora à agência Lusa.
Tendo Beatriz Batarda e Miguel Nunes nos principais papéis, no filme ouve-se a nova canção de Chico Buarque «Nina», que integra o novo álbum de originais do compositor brasileiro.
A longa-metragem, feita apenas com financiamento nacional, teve o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual, da Fundação Calouste Gulbenkian e da CM de Lisboa, e foi produzida pela própria Teresa Villaverde porque «todos os tostões contam para fazer um filme».
Gabriel Abrantes, que em 2010, juntamente com Daniel Schmidt, venceu o Leopardo de Ouro de curtas-metragens, em Locarno, com History of Mutual Respect, apresentará em Veneza a média-metragem Palácios de Pena (The last generation of Portugal), em cujo elenco figuram Catarina Gaspar e Andreia Martins.