Teresa Villaverde no festival de Veneza

Image 8177

Os filmes Cisne, de Teresa Villaverde, e Palácios de Pena, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, vão estar presentes na 68.ª edição do Festival de Cinema de Veneza, que terá decorrerá entre 31 de Agostos e 10 de Setembro.

Esta será a terceira participação de Teresa Villaverde no prestigiado certame de Veneza, onde já em 1994 conquistou um prémio com Três Irmãos (melhor actriz para Maria de Medeiros) e, em 2001, recebeu uma menção especial com Água e Sal.

Em Cisne, película que só estreará nos cinemas portugueses depois do Verão, o que mais ressalta «é que apesar de toda a confusão da nossa vida, ainda há uma possibilidade de resolver as coisas que é o amor e a solidariedade, e para nos salvarmos temos que salvar os outros», disse a realizadora à agência Lusa.

Tendo Beatriz Batarda e Miguel Nunes nos principais papéis, no filme ouve-se a nova canção de Chico Buarque «Nina», que integra o novo álbum de originais do compositor brasileiro.

A longa-metragem, feita apenas com financiamento nacional, teve o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual, da Fundação Calouste Gulbenkian e da CM de Lisboa, e foi produzida pela própria Teresa Villaverde porque «todos os tostões contam para fazer um filme».

Gabriel Abrantes, que em 2010, juntamente com Daniel Schmidt, venceu o Leopardo de Ouro de curtas-metragens, em Locarno, com History of Mutual Respect, apresentará em Veneza a média-metragem Palácios de Pena (The last generation of Portugal), em cujo elenco figuram Catarina Gaspar e Andreia Martins.



Mais artigos de: Aconteceu

Sempre mais ricos, apesar da crise

Américo Amorim, um dos maiores accionistas da Galp Energia e da Corticeira Amorim, é, pelo quarto ano consecutivo, o homem mais rico de Portugal, de acordo com a lista anual elaborada pela revista Exame, divulgada dia 27, que lhe atribui uma fortuna superior a 2,5 mil...

O século asiático

Se as tendências actuais se verificarem, a Ásia deterá mais de metade da produção económica mundial em 2050. Segundo o relatório intitulado «Ásia 2050: Concretizar o Século Asiático», este continente aumentará seis vezes o PIB per...

CPPC apoia Estado palestiniano

O Conselho Português para a Paz e Cooperação, em conjunto com várias organizações sociais, movimentos e sindicatos, lançou um apelo em que insta o governo português a apoiar «o reconhecimento do Estado da Palestina – com...

«A Filha Rebelde» vai voltar aos palcos

O encenador Carlos Fragateiro pretende repor a peça «A Filha Rebelde», estreada em 2007 no Teatro D. Maria II, e que motivou uma acção em tribunal em que foi acusado, juntamente com Margarida Fonseca Santos e José Manuel Castanheira, de difamação e ofensa à...