Editorial

A ROUBALHEIRA PROSSEGUE

Os comentadores de serviço à política de direita andam numa roda-viva. E não é caso para menos, se tivermos...
Opinião
A talhe de foice

Cambalacho

O famoso BPN - «Banco Português de Negócios» - foi finalmente vendido a privados. Para compor o ramalhete, tem-se...
Actual

Um crime em três actos

A história do BPN não é um caso excepcional ou anormal no mundo em que vivemos. Não representa um desvio do...
Actual

Pragmatismo ou Ideologia?

Uma das linhas ideológicas do actual Governo é a tentativa de se apresentar a si próprio como um governo sem ideologia,...
Actual

Este beco tem saída…

Ao desnorte do discurso politico do PSD na campanha eleitoral, seguiu-se a acção bem determinada deste Governo de cortar os...
PCP

Ampliar a luta de massas, reforçar o PCP

Escudando-se no pacto de submissão assinado com a troika, o Governo PSD/CDS, o PS e o Presidente da República estão profundamente empenhados em avançar «rápido e em força» com as privatizações. Os exemplos da alienação das golden share e da escandalosa entrega ao desbarato do BPN são a expressão do que se pretende com o processo de privatizações em curso: entregar ao grande capital, a preço de saldo, as alavancas do País.

Crónica Internacional

Líbia – uma guerra perdida?

Os recentes acontecimentos na Líbia revelam a natureza, objectivos e métodos da agressão em curso. Mas são...
Em Foco

Transportes, mentiras e roubo

Os novos preços dos transportes públicos, que entraram esta segunda-feira em vigor, vão representar um grave aumento de encargos para os utentes e não vão resolver os problemas financeiros das transportadoras.
O PCP, no documento distribuído a nível nacional na sexta-feira, salienta que estamos perante o mais brutal aumento de transportes de que há memória.Os sindicatos da CGTP-IN, o movimento de utentes e as comissões de trabalhadores, numa conferência de imprensa conjunta, chamaram a atenção para as mentiras com que o Governo «embrulhou» este roubo e para as verdadeiras razões da subida das tarifas.Os argumentos expostos, de que aqui deixamos uma resenha, fundamentam o forte apelo ao alargamento dos justos protestos contra a política que persiste em salvar os lucros de muito poucos à custa da espoliação da grande maioria das portuguesas e dos portugueses e à custa do verdadeiro interesse do País.

Mobilização popular contra Governo do capital

O actual Governo PSD/CDS está ao serviço do grande capital e dos seus interesses e as medidas assumidas nestes primeiros 30 dias provam isso mesmo. A acusação é da Comissão Política do Comité Central do PCP, que anunciou a realização de uma acção de contacto com os trabalhadores e o povo, de denúncia da política do Governo e afirmação das propostas do Partido, a decorrer ao longo do mês de Agosto.

Pérolas ao desbarato

O PCP reagiu ainda à venda do BPN ao BIC e ao anúncio da composição da nova administração da Caixa Geral de Depósitos – mais dois exemplos da natureza de classe da política do novo Governo PSD/CDS.

PCP

A indignação não vai de férias

Um pouco por todo o País, o aumento do preço dos transportes públicos contou com o protesto dos utentes. Para os comunistas, este é um «roubo aos trabalhadores e ao povo».

O problema está na submissão

Num comunicado do seu Gabinete de Imprensa de dia 1, o PCP esclarece o «alarido» em torno da sub-orçamentação...

Novo CT em Grândola

A partir de Outubro, abrirá em Grândola o novo centro de trabalho do PCP, na zona central da vila, junto ao Jardim 1.º de...
Trabalhadores

Contra a liberalização dos despedimentos

Contra a facilitação e o embaratecimento dos despedimentos, mais de 500 dirigentes, delegados e activistas sindicais de todo o País manifestaram-se, no dia 28 de Julho, em Lisboa, e comprometeram-se a intensificar a luta.

Plano secreto no Oeste?

O encerramento das oficinas da Figueira da Foz da EMEF segue-se a alterações no ramal da Lousã e Cantanhede e ameaça o futuro da Linha do Oeste.

Mantém-se luta pelo emprego

Trabalhadoras e trabalhadores da cadeia de supermercados AC Santos não obtiveram do Ministério da Economia a garantia de medidas para defender os 150 postos de trabalho.

Negociata no <i>BPN</i>

«Os trabalhadores não podem ser mais vítimas de tanta negociata», considerou o Sindicato dos Trabalhadores da...

<i>Mundet</i>

Uma reunião de antigos trabalhadores da Mundet foi convocada para amanhã, dia 5, às 18 horas, no refeitório da...

ANDST celebra 35 anos

A Associação Nacional dos Deficientes Sinistrados no Trabalho assinalou no dia 24 de Julho os 35...
Assembleia da República

Esta política inferniza a vida de milhões de portugueses

Num balanço aos primeiros 30 dias da acção governativa, o primeiro-ministro mostrou-se satisfeito, disse que «não perdeu tempo» e fez tudo para «concretizar os calendários» acordados com a troika. Por isso mereceu já o entusiástico aplauso dos banqueiros, na exacta proporção em que se vão somando os sinais de repúdio e protesto popular.

Não ao despedimento mais fácil e barato

Os deputados apreciaram faz hoje oito dias, na generalidade, o diploma governamental que mexe para pior no Código do Trabalho. À mesma hora, em frente ao Parlamento, centenas de trabalhadores erguiam a sua voz em protesto contra uma medida que visa tornar o despedimento mais fácil e barato.

Um autêntico roubo

A indignação e o protesto popular pelos aumentos brutais das tarifas nos transportes públicos...

Modelo absurdo persiste

PSD, CDS/PP e PS chumbaram sexta-feira diplomas do PCP e do BE destinados a suspender o modelo de...
Nacional

Madeira exige «ruptura e mudança»

Centenas de militantes do PCP e activistas da CDU da Madeira participaram, sábado, no Funchal, num Encontro de preparação das Eleições Regionais, que vão ter lugar no dia 9 de Outubro. Uma iniciativa que contou com a participação de Francisco Lopes, do Secretariado do Comité Central do PCP.

Europa

Comunistas na mira da ilegalização

O governo de centro-direita da República Checa prepara-se para apresentar até final do ano uma acção em tribunal requerendo a ilegalização do Partido Comunista da Boémia Morávia.

Economia ameaçada

O governo cipriota demitiu-se, dia 28, a pedido do presidente Demetris Christofias, que vai nomear um novo executivo para enfrentar a crise política e económica, após o acidente que destruiu a principal central eléctrica do país.

Internacional

«Falar em apartheid não é exagero»

Recentemente regressado da Palestina e de Israel, o deputado comunista no Parlamento Europeu (PE), João Ferreira, relatou ao Avante! o ponto da situação nos territórios e sublinhou que a consolidação e avanço da ocupação israelita é acompanhada pela promoção de uma política racista de Estado, não sendo exagerado dizer que os sionistas estão a instituir um regime de apartheid.

NATO bombardeia<br> canais de televisão

A Aliança Atlântica bombardeou quatro canais de televisão líbios. Os ataques mataram três trabalhadores e ocorreram no contexto de divisões interna no sei dos amotinados.

Temas

O abono de família a crianças e jovens – um direito a abater

O itinerário da demagogia envolve tantos ou mais caminhos do que aqueles que vão dar a Roma.
A demagogia, expressão antiga proveniente da Grécia Clássica, não é mais do que, utilizando um bom português, a arte de iludir o povo com toda a pinta.
A demagogia é, pois, fazer crer a uma parte significativa da população aquilo que ela gostaria de ter, pelo que a promessa do demagogo é um bem rentável, ou seja, obtém um apoio certo em troca de nada.
Os exemplos do nefasto efeito da demagogia são inúmeros e variados.

Vejamos, a título de exemplo, o caso do abono de família.

A guerra secreta em Portugal (I)

A rede Gládio dispôs de uma base eficaz em Portugal, segundo apurou o historiador suíço Daniele Ganser, baseando-se em investigações feitas em Itália. Conluiada com o regime fascista, a NATO serviu-se deste dispositivo militar secreto para assassinar opositores internos a Salazar, bem como líderes revolucionários africanos de primeiro plano, caso de Amílcar Cabral.

Argumentos
Pontos Cardeais

Transportes I

O aumento dos transportes públicos, atingindo uma média entre os 20 e os 25%, nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto...
TVisto

Os ovos da serpente

Acontecido o massacre, logo os meios de comunicação social se precipitaram sobre ele, sempre sôfregos de...
Gastronomias

Decisões importantes

Para a minha sobrinha Rita que também gosta de escrever histórias Mariana acordou já quase às dez da...
Religiões

A escura mancha que alastra…

«Considerada numa fase do seu mais favorável desenvolvimento, a sociedade capitalista oferece-nos um quadro mais ou menos...
Festa do Avante!

Cultura para o povo

Faltam apenas 28 dias para o início da Festa do Avante, momento marcante da vida política e cultural...

<i>CineAvante!</i>

O cinema português ganhou por direito próprio espaço destacado na Festa. No espaço CineAvante!, o melhor do cinema documental e de ficção, curtas e longas-metragens, produzido nos ultimos anos, merecem a atenção dos visitantes, que poderão ainda dialogar com alguns dos realizadores.

Da programação apresentada destacam-se as ultimas produções de Sérgio Tréfaut, Viagem a Portugal e A Cidade dos Mortos, o documentário José e Pilar, de Miguel Gonçalves Mendes, Fantasia Lusitana, de João Canijo, de Marta Pessoa Quem Vai à Guerra e uma mostra de curtas que passaram no projecto Shortcutz.

Palco Novos Valores

A Organização Regional de Lisboa da JCP realiza, sábado, às 19 horas, na Caixa...

Um «mar» de oportunidades

Durante os dias 2, 3 e 4 de Setembro, até pode passar ao lado da Festa do Livro, mas, se o fizer, perderá a oportunidade de visitar uma das maiores livrarias do País, onde está à sua disposição um «mar» de oportunidades, com milhares de títulos de dezenas de editoras (muitos a preços de saldo), lançamentos e sessões de autógrafos.

Aconteceu

O século asiático

Se as tendências actuais se verificarem, a Ásia deterá mais de metade da produção económica mundial...

Iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Sábado, 6 de Agosto...

A semana em resumo

Frases

«No Chão da Lagoa, com o ardor do costume, Alberto João Jardim voltou ontem a...