Editorial
Opinião
Crónica Internacional

Os Vampiros

Razão tinha o Zeca Afonso. Se alguém se engana com seu ar sisudo, e lhes franqueia as portas à chegada, eles comem tudo,...
Actual

Compulsão

O congresso do PS será pasto farto para todos quantos se dedicam a fenómenos compulsivos. Do princípio ao fim, dos...
A talhe de foice

Vaticínios

Dois economistas norte-americanos, ambos Prémio Nobel da Economia e nenhum aparentado, sequer vagamente, à visão...
PCP

Por uma campanha política de massas

A preparação para as eleições de 5 de Junho para a Assembleia da República não é, longe disso, a única tarefa a que temos de consagrar grande atenção e energias. Temos de continuar na vanguarda da luta em defesa dos interesses dos trabalhadores e das populações. E na linha do comício realizado no passado sábado na Rua Augusta em Lisboa, temos de fazer tudo quanto estiver ao nosso alcance para derrotar as novas e graves ameaças que a intervenção da União Europeia e do FMI fazem pesar sobre Portugal e os portugueses.

Em Foco

Construir o futuro com a força do povo

Mobilizados em apenas dois dias, milhares de militantes e simpatizantes comunistas participaram, sábado, no comício do PCP Contra a Ingerência e o Desastre – Por uma Política Patriótica e de Esquerda, realizado em plena Rua Augusta, na baixa lisboeta. Mais do que rejeitar o caminho de austeridade e exploração proposto pelo FMI e pela União Europeia (que prossegue e intensifica a política de direita seguida por PS, PSD e CDS), o PCP está já a dar-lhe combate.

Ligados à vida e às aspirações populares

Depois de a CDU ter apresentado os seus primeiros candidatos pelos círculos eleitorais de Braga (Agostinho Lopes), Bragança (Maria Cunha), Faro (Paulo Sá), Setúbal (Francisco Lopes), Viana do Castelo (Ilda Figueiredo), Europa (Maria de Melo Galvão), Fora da Europa (Helena Cunha) e Lisboa (Jerónimo de Sousa e Bernardino Soares), são agora divulgados os restantes homens e mulheres que asseguram, simultaneamente, a confirmação e prosseguimento da experiência e do provado percurso de trabalho do actual Grupo Parlamentar do PCP e do Grupo Parlamentar do PEV. Candidatos que dão expressão ao protesto e à exigência de uma mudança efectiva na vida política nacional e asseguram uma combativa contribuição para a mobilização e esclarecimento indispensáveis à afirmação de uma política patriótica e de esquerda.

PCP

Um colectivo mobilizado para todas as batalhas

A VIII Assembleia da Organização Regional de Setúbal do PCP, realizada no domingo na Cova da Piedade, em Almada, constituiu um momento ímpar da mobilização dos comunistas para os duros combates que aí vêm.

Não ao FMI!

A CDU realiza na próxima terça-feira, 19 de Abril, a sua primeira jornada nacional de propaganda no quadro das eleições legislativas de 5 de Junho.

Comunistas na linha da frente

Os comunistas estão na linha frente da luta contra a exploração e pelos direitos dos trabalhadores, intervindo quer através das suas células e organizações locais quer dos seus eleitos.

Defender e potenciar o mar

O mar foi o tema de um debate realizado a semana passada em Peniche inserido na campanha do PCP Portugal a Produzir. Vários...

PCP reuniu com BE

As direcções do PCP e do BE encontraram-se na sexta-feira, dia 8, na Assembleia da República para trocarem...

Encontro nacional do PCP

É já no próximo domingo que se realiza, na Voz do Operário, em Lisboa, o Encontro Nacional do PCP sobre as...
Trabalhadores

Greve a 6 de Maio

Evitar a destruição de serviços públicos e a degradação das condições de trabalho é o objectivo da greve anunciada para 6 de Maio pela Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública.

«Ajuda» para lutar

A CGTP-IN e os sindicatos condenam o recurso ao Fundo Monetário Internacional, que só ajudará a banca, e apelam à luta dos trabalhadores, para fazer um 1.º de Maio «excepcional».

Justiça esquece corticeiros

Para amanhã, a partir das 9.30 horas, o Sindicato dos Corticeiros do Norte anunciou um protesto dos trabalhadores das firmas Vinocor e...

Aljustrel quer produzir

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira emitiu, dia 7, um comunicado dirigido à...

Os «meus» bolseiros...

Alexandre Ventura, actual secretário de Estado Adjunto e da Educação, era antes o presidente do conselho...

<i>EDP</i> pode pagar

«Na EDP não há crise», motivo por que a Fiequimetal/CGTP-IN recusa dar por encerradas as negociações...
Assembleia da República

Nada resolve e só agrava

Ainda antes de ser conhecido o pedido de assistência externa, em declaração política no Parlamento, o PCP insurgia-se contra tal cenário e deixava um aviso sério: «a política da recessão só agravará o problema económico, social e de financiamento do País».

Cambalhotas do PSD e do PS prejudicam doentes

PS e PSD chumbaram a generalização da prescrição de medicamentos por substância activa. Este foi o resultadodo súbito volte-face da bancada laranja que acabou a rejeitar o texto que ela própria ajudara a construir.

Homenagem a Ângelo de Sousa

O Parlamento aprovou por unanimidade um voto de pesar pelo recente falecimento do pintor Ângelo de Sousa, figura marcante no panorama...

Política socialmente criminosa

O PCP considera inaceitáveis as decisões do Governo que vão no sentido de impor quer um aumento das rendas em bairros...
Nacional

Um sonho conquistado com o 25 de Abril

Por ocasião do 35.º aniversário da Constituição da República Portuguesa (CRP) a JCP exigiu uma verdadeira alternativa, com novas políticas, ao serviço da juventude, dos trabalhadores e do povo.

 

Évora endividada

A dívida da Câmara de Évora atingiu, em 2010, os 70,7 milhões de euros, denunciaram na semana passada os eleitos do PCP, depois de analisar a evolução da gestão PS nos diferentes sectores de actividade da autarquia.

«A Actualidade de Cuba»

No dia em que se completam 50 anos sobre a declaração do carácter socialista da Revolução Cubana e na...

JCP comemora aniversário do PCP

No dia 2 de Abril, o Colectivo de Vila do Conde da JCP promoveu uma iniciativa pública de comemoração dos 90 anos do PCP....
Europa

Apoio internacionalista, confiança na vitória

Na visita que efectuou ao Chipre, nos dias 6 e 7, Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, interveio num comício do AKEL, realizado em Nicósia, a capital cipriota, onde manifestou a solidariedade do PCP para com a luta do povo cipriota pela reunificação do país, cujo Norte está sob ocupação da Turquia há três décadas e meia. Do discurso proferido destacamos os extractos que se seguem.

De cabeça erguida

O povo islandês resistiu às pressões e ameaças, recusou a chantagem e renovou maioritariamente o «não», já dado em Março de 2010, ao pagamento de uma dívida criada pela banca privada.

Internacional

Milhares de egípcios voltam à Praça Tahir

Dezenas de milhares de egípcios voltaram aos protestos no centro do Cairo em defesa das reivindicações populares e contra o conselho militar, o qual, acusam, está a defraudar as movimentações de massas que depuseram o regime de Hosni Mubarak.

Mais bombardeamentos sobre a Líbia

No dia em que os rebeldes líbios rejeitaram a proposta de cessar-fogo da União Africana, os governo da França e da Grã-Bretanha exigiram à NATO a intensificação dos bombardeamentos contra a Líbia.

Unidade de classe e luta*

Atenas recebeu, entre os dias 6 e 10 de Abril, o 16.º Congresso da Federação Sindical Mundial,...

Norte-americanos prosseguem luta

Milhares de trabalhadores norte-americanos aderiram, dia 4 de Abril, a uma jornada de solidariedade para com os camaradas do Estado do...

Israel eleva violência

Apesar do Hamas ter decretado um cessar-fogo, as forças armadas israelitas voltaram a bombardear a Faixa de Gaza. Os ataques de...
Temas

Trabalhadores exigem respeito

O aumento dos horários de trabalho dos trabalhadores do sector das grandes superfícies comerciais está a provocar um inadmissível retrocesso civilizacional, alertaram os participantes numa sessão-debate do Sindicato do Comércio que assinalou o 40.º aniversário da luta dos caixeiros de Lisboa pela semana inglesa. Uma greve está marcada para a Páscoa.

O <i>BCE</i> financia a especulação dos bancos

O BCE está a financiar a especulação dos bancos. A banca em Portugal, em apenas três anos, já lucrou com isso 3828 milhões € à custa das famílias, das empresas e do Estado. O dilema actual é: ou esta situação é alterada rapidamente ou o País tem de sair da Zona Euro.

A fiscalidade ao serviço de uma maior justiça social

«Os impostos indirectos tratam todos pela mesma medida, tanto pobres como ricos, razão por que são, neste aspecto, mais injustos. É essa, aliás, a razão por que eu nunca concordei em taxar cada vez mais os impostos indirectos, nomeadamente o IVA».

Medicina, terapias e poder: ciência e historicismo

Sabidamente, é quase inútil procurar encontrar uma ordem racional no discurso histórico. A História é feita de factos, mas qualquer tentativa de os categorizar conduz-nos comummente a um relativismo inescapável, o qual apela a um conjunto intrincado de relações entre os homens, as facções e os interesses.

Argumentos

Nobre

Subitamente, a «bomba» rebentou e quase pediu meças, no falatório gerado, ao escândalo do FMI a entrar cofres...
TVisto

Visões: esta e a outra

Sei que foi no decurso de um daqueles teledebates em que a pluralidade é reduzida ao mínimo, decerto para não causar dano...
Religiões

Da missa cantada à paz das catacumbas

O povo a que pertencemos habita actualmente uma casa europeia em ruínas. Os construtores foram emudecendo desde que as primeiras telhas...
Aconteceu

Buzinões e marchas lentas

Buzinões e marchas lentas voltaram a ser a forma de luta dos utentes contra a introdução de portagens nas auto-estradas...

Reuniões e outras iniciativas

  Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Hoje, 14  ...

A semana em resumo

Frases

A situação actual demonstra que o Tratado de Lisboa não é a resposta...