Contra a exploração e pelos direitos

Comunistas na linha da frente

Os comunistas estão na linha frente da luta contra a exploração e pelos direitos dos trabalhadores, intervindo quer através das suas células e organizações locais quer dos seus eleitos.

Na sua resistência à exploração os trabalhadores têm no PCP um aliado

Na Acciona, em Setúbal, o delegado sindical do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (SITE Sul/CGTP-IN) Nuno Samuel está a ser vítima de assédio moral por parte da administração da empresa. Desde que assumiu as suas funções no sindicato que representantes da empresa têm vindo, «por várias formas, dentro e fora das instalações da Portucel, a pressioná-lo para que ele ponha termo ao seu contrato de trabalho», acusa o PCP num comunicado emitido pelo Gabinete de Imprensa da Direcção da Organização Regional de Setúbal.

Citando o sindicato, o PCP denuncia que o delegado sindical começou por ser retirado dos turnos para o horário geral, com o prejuízo de 125 euros, sem qualquer justificação, passando depois a administração às ameaças concretas, em conversas isoladas e sem testemunhas. Mantendo-se o trabalhador na empresa, nas instalações da Portucel, os mesmos responsáveis «mudaram de estratégia, passando então para uma abordagem de “sugestão” de demissão da empresa, com a “disponibilidade” da empresa para uma indemnização acima do mínimo exigido por lei».

Não tendo Nuno Samuel sido sensível ao «argumento» da indemnização majorada, a empresa voltou à posição inicial de retaliação: o trabalhador foi colocado no posto de trabalho que ocupava quando estava em turnos, não sem antes os responsáveis criarem as condições para que ficasse como excedentário.

O PCP repudia a pressão a que diariamente este trabalhador é sujeito pela Acciona e já questionou o Governo, através dos deputados Bruno Dias e Paula Santos, acerca do que pensa fazer para lhe pôr fim.

 

Desemprego e salários em atraso

 

Em Ovar, a Comissão Concelhia do Partido denunciou, no dia 10, a existência, desde Fevereiro, de salários em atraso na Fapral. A fábrica, que emprega dezenas de trabalhadores, entre operários e administrativos, dedica-se à produção de tubos de polietileno e PVC.

Para a Comissão Concelhia do Partido, mais este caso de incumprimento salarial coloca a nu a «completa falência» da política do Governo, «sempre tão lesto em dar a mão à banca e aos grandes grupos económicos, mas sempre ausente ou inoperante quando se trata de micro ou pequenas empresas». Quem mais sofre são os trabalhadores, lembram os comunistas. Batendo-se pela defesa e reforço do aparelho produtivo, os comunistas de Ovar consideram que a situação da Fapral «não augura nada de bom para o concelho nem para os trabalhadores envolvidos».

No Porto, os deputados Honório Novo e Jorge Machado realizaram mais um «Mandato Aberto», desta vez sobre o desemprego. Na visita aos centros de emprego de Santo Tirso, Amarante, Vila Nova de Gaia e Penafiel (os quatro com o maior número de desempregados por cada técnico de emprego), os deputados puderam constatar as inaceitáveis cargas de trabalho a que os técnicos são obrigados a responder, e as dificuldades que traz ao atendimento aos desempregados.

Nas reuniões com os responsáveis do Instituto de Emprego e Formação Profissional foram comunicadas ao PCP várias iniciativas em curso para procurar melhorar a situação destes centros de emprego, nomeadamente a colocação de mais técnicos e o alargamento de instalações. O PCP manifestou a intenção de acompanhar o desenvolvimento desta situação.



Mais artigos de: PCP

Um colectivo mobilizado para todas as batalhas

A VIII Assembleia da Organização Regional de Setúbal do PCP, realizada no domingo na Cova da Piedade, em Almada, constituiu um momento ímpar da mobilização dos comunistas para os duros combates que aí vêm.

Não ao FMI!

A CDU realiza na próxima terça-feira, 19 de Abril, a sua primeira jornada nacional de propaganda no quadro das eleições legislativas de 5 de Junho.

Contra a privatização da <i>CP</i>

Cerca de uma centena de pessoas desfilou, quinta-feira, 7 de Abril, em Queluz, concelho de Sintra, contra a privatização da linha de comboios suburbanos da CP e pela defesa do carácter público daquela infraestrutura. A marcha realizada entre os Quatro Caminhos e o Largo da...

Defender e potenciar o mar

O mar foi o tema de um debate realizado a semana passada em Peniche inserido na campanha do PCP Portugal a Produzir. Vários intervenientes abordaram a situação dos diversos sectores relacionados com a actividade marítima, nomeadamente as pescas, a energia, o turismo, os transportes e a...

PCP reuniu com BE

As direcções do PCP e do BE encontraram-se na sexta-feira, dia 8, na Assembleia da República para trocarem opiniões e pontos de vista sobre a situação económica e social do País, menos de dois dias depois de ter sido conhecida a decisão do Governo de pedir a...

Encontro nacional do PCP

É já no próximo domingo que se realiza, na Voz do Operário, em Lisboa, o Encontro Nacional do PCP sobre as Eleições Legislativas. Com início às 10h30, o encontro é um importante momento na construção da campanha eleitoral da CDU, preparando o...

<i>Assim Foi Temperado o Aço</i>

Sai para a semana o novo título da Biblioteca Avante!. Trata-se do célebre romance Assim Foi Temperado o Aço, cujo autor, Nikolai Ostróvski, foi definido desta forma pelo grande escritor Romain Rolland: «As mais importantes obras de arte de uma revolução são os...