Gagárine viu a terra do espaço há 50 anos
Foi em 12 de Abril de 1961 que o astronauta soviético Iúri Gagárine realizou o primeiro voo da humanidade ao espaço. «Poekhali!» (vamos!), disse o piloto quando o foguetão Vostok-1 levantou voo do Cosmódromo de Baikonur.
O passeio pela órbita terrestre, de apenas 108 minutos – que foi na altura festejado nas ruas de muitas cidades do mundo por milhões de pessoas, vendo neste feito da ciência um passo de gigante para a concretização do sonho de progresso e prosperidade para todo o planeta – continua hoje a ser comemorado internacionalmente.
Em Portugal, a efeméride foi assinalada pelo Instituto Superior Técnico (IST), que promoveu uma série de iniciativas, designadamente uma exposição com imagens de Marte e vários filmes sobre o espaço. Anteontem, terça-feira, 12, decorreu um seminário sobre a contribuição portuguesa para o Espaço. À noite, a Associação de Estudantes promoveu a exibição do filme «First Orbit», em estreia mundial, do britânico Christopher Riley, que reconstitui o voo de Gagárine, utilizando, entre outras, imagens do espaço obtidas a bordo da Estação Espacial Internacional (ver YouTube - First Orbit).