Defender e potenciar o mar

O mar foi o tema de um de­bate re­a­li­zado a se­mana pas­sada em Pe­niche in­se­rido na cam­panha do PCP Por­tugal a Pro­duzir. Vá­rios in­ter­ve­ni­entes abor­daram a si­tu­ação dos di­versos sec­tores re­la­ci­o­nados com a ac­ti­vi­dade ma­rí­tima, no­me­a­da­mente as pescas, a energia, o tu­rismo, os trans­portes e a bi­o­di­ver­si­dade.

O de­pu­tado co­mu­nista no Par­la­mento Eu­ropeu, João Fer­reira, de­nun­ciou a ati­tude de sub­ser­vi­ência que tem ca­rac­te­ri­zado a in­ter­venção dos su­ces­sivos go­vernos face às ori­en­ta­ções da Po­lí­tica Comum de Pescas, que prevê que mais de me­tade do in­ves­ti­mento seja des­ti­nado ao abate da frota. O de­pu­tado in­formou que o PCP apre­sentou no Par­la­mento Eu­ropeu mais de 50 pro­postas de emenda ao re­la­tório da re­forma da Po­lí­tica Comum de Pescas, aguar­dando-se ainda pela versão final.

Hen­rique Ber­tino, do sin­di­cato dos pes­ca­dores, José An­tónio Amador, da Mútua dos Pes­ca­dores, os ve­re­a­dores Jorge Amador e Jorge Abrantes, e o pes­cador João Del­gado ma­ni­fes­taram as suas pre­o­cu­pa­ções quanto ao fu­turo do sector das pescas. O pre­si­dente da Câ­mara Mu­ni­cipal, José An­tónio Cor­reia, su­bli­nhou a im­por­tância da pesca pelas im­pli­ca­ções so­ciais que tem no con­celho e sa­li­entou o grande es­forço de­sen­vol­vido pela au­tar­quia na va­lo­ri­zação dos di­versos sec­tores e ac­ti­vi­dades re­la­ci­o­nados com o mar, como seja o tu­rismo – o surf, por exemplo, atrai mi­lhares de pes­soas ao con­celho, sendo ainda de sa­li­entar a can­di­da­tura das Ber­lengas a pa­tri­mónio da bi­os­fera. José An­tónio Cor­reia lem­brou ainda que Pe­niche é o prin­cipal porto na­ci­onal em vo­lume de pes­cado.

Luís Vi­cente, que du­rante a dé­cada de 90 foi di­rector da área pro­te­gida das Ber­lengas, de­nun­ciou a des­res­pon­sa­bi­li­zação dos or­ga­nismos ofi­ciais na gestão e pre­ser­vação de áreas pro­te­gidas, no­me­a­da­mente na orla ma­rí­tima, o que acaba por pôr em causa os ecos­sis­temas.

Coube a Jorge Pires, da Co­missão Po­lí­tica, en­cerrar o de­bate va­lo­ri­zando o lan­ça­mento da cam­panha na­ci­onal Por­tugal a Pro­duzir, que per­mitiu de­mons­trar o valor es­tra­té­gico da pro­dução na­ci­onal como forma de dar com­bate à de­pen­dência ex­terna.



Mais artigos de: PCP

Um colectivo mobilizado para todas as batalhas

A VIII As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Se­túbal do PCP, re­a­li­zada no do­mingo na Cova da Pi­e­dade, em Al­mada, cons­ti­tuiu um mo­mento ímpar da mo­bi­li­zação dos co­mu­nistas para os duros com­bates que aí vêm.

Não ao FMI!

A CDU re­a­liza na pró­xima terça-feira, 19 de Abril, a sua pri­meira jor­nada na­ci­onal de pro­pa­ganda no quadro das elei­ções le­gis­la­tivas de 5 de Junho.

Comunistas na linha da frente

Os co­mu­nistas estão na linha frente da luta contra a ex­plo­ração e pelos di­reitos dos tra­ba­lha­dores, in­ter­vindo quer através das suas cé­lulas e or­ga­ni­za­ções lo­cais quer dos seus eleitos.

Contra a privatização da <i>CP</i>

Cerca de uma centena de pessoas desfilou, quinta-feira, 7 de Abril, em Queluz, concelho de Sintra, contra a privatização da linha de comboios suburbanos da CP e pela defesa do carácter público daquela infraestrutura. A marcha realizada entre os Quatro Caminhos e o Largo da...

PCP reuniu com BE

As direcções do PCP e do BE encontraram-se na sexta-feira, dia 8, na Assembleia da República para trocarem opiniões e pontos de vista sobre a situação económica e social do País, menos de dois dias depois de ter sido conhecida a decisão do Governo de pedir a...

Encontro nacional do PCP

É já no próximo domingo que se realiza, na Voz do Operário, em Lisboa, o Encontro Nacional do PCP sobre as Eleições Legislativas. Com início às 10h30, o encontro é um importante momento na construção da campanha eleitoral da CDU, preparando o...

<i>Assim Foi Temperado o Aço</i>

Sai para a semana o novo título da Biblioteca Avante!. Trata-se do célebre romance Assim Foi Temperado o Aço, cujo autor, Nikolai Ostróvski, foi definido desta forma pelo grande escritor Romain Rolland: «As mais importantes obras de arte de uma revolução são os...