Defender e potenciar o mar
O mar foi o tema de um debate realizado a semana passada em Peniche inserido na campanha do PCP Portugal a Produzir. Vários intervenientes abordaram a situação dos diversos sectores relacionados com a actividade marítima, nomeadamente as pescas, a energia, o turismo, os transportes e a biodiversidade.
O deputado comunista no Parlamento Europeu, João Ferreira, denunciou a atitude de subserviência que tem caracterizado a intervenção dos sucessivos governos face às orientações da Política Comum de Pescas, que prevê que mais de metade do investimento seja destinado ao abate da frota. O deputado informou que o PCP apresentou no Parlamento Europeu mais de 50 propostas de emenda ao relatório da reforma da Política Comum de Pescas, aguardando-se ainda pela versão final.
Henrique Bertino, do sindicato dos pescadores, José António Amador, da Mútua dos Pescadores, os vereadores Jorge Amador e Jorge Abrantes, e o pescador João Delgado manifestaram as suas preocupações quanto ao futuro do sector das pescas. O presidente da Câmara Municipal, José António Correia, sublinhou a importância da pesca pelas implicações sociais que tem no concelho e salientou o grande esforço desenvolvido pela autarquia na valorização dos diversos sectores e actividades relacionados com o mar, como seja o turismo – o surf, por exemplo, atrai milhares de pessoas ao concelho, sendo ainda de salientar a candidatura das Berlengas a património da biosfera. José António Correia lembrou ainda que Peniche é o principal porto nacional em volume de pescado.
Luís Vicente, que durante a década de 90 foi director da área protegida das Berlengas, denunciou a desresponsabilização dos organismos oficiais na gestão e preservação de áreas protegidas, nomeadamente na orla marítima, o que acaba por pôr em causa os ecossistemas.
Coube a Jorge Pires, da Comissão Política, encerrar o debate valorizando o lançamento da campanha nacional Portugal a Produzir, que permitiu demonstrar o valor estratégico da produção nacional como forma de dar combate à dependência externa.