Editorial

ELES O DIZEM: O PIOR ESTÁ PARA VIR

O silenciamento (quase) total a que a generalidade dos média dominantes tem submetido as iniciativas da candidatura de Francisco Lopes,...
Opinião
Crónica Internacional

Incógnitas russas

Mais de 50 mil manifestantes saíram às ruas de Moscovo no domingo para saudar o 93.º aniversário da...
A talhe de foice

À deriva

Em vésperas da cimeira da NATO o país parece uma torre de Babel. Ele são os juros da dívida subindo por não...
Actual

Duas sílabas apenas

Seja por razões de contaminação política que a convivência que os une nas presidenciais tenha gerado, seja...
Em Foco

Mais de cem mil com a greve geral

Mais de cem mil trabalhadores da Administração Pública repudiaram, na manifestação nacional, sábado, em Lisboa, «as medidas de retrocesso social» do Governo PS e afirmaram a determinação de fazer da greve geral de 24 de Novembro um momento marcante da luta por outra política.

 

«A luta continua!»

Centenas de pessoas participaram, quinta-feira, na Casa do Alentejo, em Lisboa, numa sessão comemorativa do 30.º aniversário do livro «Levantado do Chão» de José Saramago, obra que retrata a saga heróica do proletariado agrícola do Alentejo, organizado pelo seu partido de classe, o PCP, rumo à conquista da Reforma Agrária.

Esta iniciativa, antecedida pela leitura integral de um dos grandes romances da literatura portuguesa, contou com as intervenções de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, que publicamos na íntegra, de Pilar del Rio, companheira de José Saramago, e de Manuel Gusmão, escritor, professor universitário e membro do Comité Central do PCP. «A luta continua!», gritou-se, de punho erguido, no final da evocação.

Presidenciais 2011

Ruptura e mudança

Centenas de pessoas, personalidades da área da cultura, do poder local, da ciência e do ensino, do movimento sindical, manifestaram, segunda-feira, em Lisboa, o seu apoio à candidatura de Francisco Lopes, intimamente ligada aos interesses dos povo e do País.

Intervenção Democrática apoia Francisco Lopes

O Conselho Geral da Associação Intervenção Democrática (ID) decidiu apoiar a candidatura de Francisco Lopes à presidência da República, considerando que esta é a única que assume cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa.

PCP

Apontar caminhos de futuro

Um Partido mais forte e mais ligado aos trabalhadores e às populações do distrito de Beja é fundamental para que se inverta o rumo de desertificação e abandono que tem sido seguido. Esta foi uma das conclusões da 7.ª Assembleia da Organização Regional de Beja do PCP, realizada no domingo, que aprovou um conjunto de propostas para o desenvolvimento da região.

Pela dissolução da NATO!

O PCP, uma das mais de cem organizações que integram a campanha «Paz Sim! NATO Não!», editou um folheto onde apela à manifestação de 20 de Novembro em Lisboa e para as restantes iniciativas previstas.

Outubro presente nas lutas de hoje

Ao mesmo tempo que se empenha nas múltiplas e urgentes tarefas colocadas pela gravidade da ofensiva em curso contra os direitos e condições de vida dos trabalhadores e do povo, o PCP assinala o 93.º aniversário da revolução de Outubro.

Apoio à luta do povo sarauí

O PCP condena o brutal ataque perpetrado pelas forças militares e policiais de Marrocos contra o povo sarauí e reclama do...

Mais do que solidariedade, mobilização!

À medida que se aproxima o dia 24 de Novembro, as organizações e militantes do PCP intensificam a sua acção de mobilização para a greve geral entre os trabalhadores nas empresas e locais de trabalho.

PCP mais forte na Alemanha

Os comunistas portugueses na Alemanha realizaram, no dia 31 de Outubro, em Leverkusen, a sua nona Assembleia de Organização. Na...

Defender a escola pública

Os professores comunistas do distrito de Braga promoveram, no dia 30, um colóquio subordinado ao tema Escola Pública: problemas...

O Douro tem futuro

O PCP promoveu recentemente um debate sobre O Douro e a Produção Vitivinícola no Salão Nobre da Câmara...

<i>ValSan</i> em risco

Numa nota de imprensa de 4 de Novembro, a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP alerta para a possibilidade de a empresa...
Trabalhadores

Protestos sobem de tom

Os magistrados do Ministério Público aderir am à greve geral. As associações profissionais dão voz ao descontentamento de militares e agentes das forças de segurança. O mal próximo está no Orçamento, mas a causa funda é a política.

Invistam na produção!

Investir no sector produtivo e melhorar as condições de vida e de trabalho dos trabalhadores são alternativas viáveis à política do Governo PS, garantiram, dia 5, em Lisboa, mais de duzentos representantes da Fiequimetal/CGTP-IN.

A greve geral no comércio

No comércio, escritórios e serviços sente-se «bom ambiente e adesão dos trabalhadores à proposta de greve geral», refere o CESP/CGTP-IN, no seu Boletim Sindical.

Protegidos por lei

Sendo determinante a força da unidade e da consciência dos trabalhadores no confronto com o patronato e o Governo e no combate pela mudança de política, há importantes direitos que foram conquistados e ganharam força de lei. Na preparação da greve geral, a CGTP-IN divulgou, no sítio www.grevegeral.net, documentos que respondem a questões que se colocam agora frequentemente e que reafirmam que todos os trabalhadores que queiram participar na greve geral o podem fazer e estão protegidos pela lei.

 

Protesto de reformados em Aveiro

Na tarde de quarta-feira, dia 3, cerca de quatro centenas de reformados, vindos de vários pontos do distrito, concentraram-se junto ao...

Breves Greve Geral

Grupo CGD As comissões de trabalhadores das empresas do Grupo Caixa decidiram dia 2 repudiar a aplicação das medidas...
Assembleia da República

Minimizar medidas brutais

Depois da sua aprovação na generalidade, iniciada que foi a discussão na especialidade, a bancada ultima as suas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2011.

PCP quer revogar o diploma

Desde o dia um deste mês que perto de um milhão e meio de beneficiários do abono de família são afectados pelos injustos e brutais cortes decretados pelo Governo nesta prestação social.

Solidariedade com o povo sarauí

Deputados de todas as forças políticas com assento parlamentar expressaram em texto a sua solidariedade com o povo sarauí...

Estrangular a cultura

Reagindo ao recente anúncio da Fundação Calouste Gulbenkian sobre a intenção de extinguir o seu...

A praga dos recibos verdes

O Governo não mexe uma palha no que respeita à situação dos falsos recibos verdes no nosso País. Este...
Nacional

Propinas podem aumentar

Para a JCP, a proposta de Orçamento de Estado para 2011, nomeadamente no que diz respeito ao ensino superior, «confirma a linha política do actual Governo PS de desinvestimento neste grau de ensino, deixando antever mais dificuldades para os estudantes».

Europa

Comunistas, os únicos a subir

A lista «Bloco Popular», apoiada pelo Partido Comunista Grego (KKE), conquistou quase 72 mil novos votos em relação às eleições legislativas de 2009, subindo 3,3 pontos percentuais.

Jovens rompem silêncio

Num momento em que o governo irlandês se prepara para apresentar um novo orçamento restritivo, os estudantes realizaram um poderoso protesto, no dia 3, contra os cortes efectuados na Educação e os novos aumentos das propinas e redução das bolsas.

BBC em luta pelas pensões

Milhares de jornalistas da cadeia pública de informação BBC, no Reino Unido, fizeram uma greve de 48 horas em defesa dos...

Razões acrescidas

A França e Grã-Bretanha reuniram-se a 2 de Novembro para a sua XXXI Cimeira, onde, entre outras...
Internacional

Massacre e declaração de guerra

As forças armadas marroquinas desmantelaram com extrema violência o acampamento de protesto sarauí próximo de El Aiún, cidade à qual se estendeu a repressão. A Frente Polisário apela a uma intervenção urgente das Nações Unidas para travar o massacre.

Crise persiste nos EUA

Os dados referentes ao desemprego, ao total de famílias dependentes do Estado para se alimentarem e às contínuas falências confirmam que a crise capitalista continua a abater-se sobre os trabalhadores norte-americanos.

A continuação do uribismo

«No fundamental, o governo de Juan Manuel Santos será a continuação do uribismo», disse Carlos Lozano ao órgão central do PCP em conversa mantida durante a Festa do Avante!. Os acontecimentos mais recentes confirmam a lucidez das palavras do membro do Bureau Político do Partido Comunista Colombiano (PCC).

A raiz dos défices públicos

Das entidades financeiras resgatadas da falência com dinheiro do erário público, apenas 15 por cento devolveu as ajudas...
Temas

A ladainha da <i>Brigada do Reumático</i>

Quem, tendo vivido os derradeiros momentos do fascismo, não se recorda dessa antológica cena de ópera bufa envolvendo o encontro dos altos comandantes das Forças Armadas com o então presidente do Conselho de Ministros, Marcelo Caetano, pomposa cerimónia que entrou na gíria popular como sendo a da «Brigada do Reumático»?

Passados cerca de 36 anos, com novos actores, em circunstâncias políticas diferentes e a pretexto da actual situação do país, mas repetindo o mesmo guião «operático-reumatismal», assiste-se, no Palácio de Belém, ao encontro entre o Presidente da República e um vasto conjunto de ex-ministros das Finanças, todos eles com vastos currículos políticos, académicos e profissionais.

Argumentos
Pontos Cardeais

Subidas

A semana passada «fechou» com uma ligeira descida dos juros da dívida pública portuguesa a 10 anos (6,2%), mas na...
TVisto

A burla

O programa «Plano Inclinado» existe na SIC-Notícias e, como aliás outros, está confiado à...
Aconteceu

Vítimas de abusos sexuais

Segundo um estudo realizado por Felix Lopes Sanchez, professor de psicologia da Universidade de Salamanca a duas mil pessoas com idades...

Cólera mata no Haiti

A epidemia de cólera que atingiu o Haiti já fez mais de 500 mortos, segundo números divulgados no site do...

Populações separadas

A ponte rodoviária de Constância, encerrada ao tráfego desde Julho vai continuar encerrada até que sejam efectuadas...

Ataque a direitos consagrados

A Câmara da Covilhã tapou, recentemente, os murais da JCP, nomeadamente na Avenida da Universidade, onde foi pintado um mural...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Domingo, 14   Amadora...

A semana em resumo

Frases

As guerras orçamentais de alecrim e mangerona entre PS e PSD (…) deixaram...