Reino Unido

Desempregados são mão-de-obra gratuita

O governo conservador-liberal do Reino Unido acaba de anunciar a intenção de obrigar os desempregados de longa duração a prestar trabalho gracioso em entidades públicas ou de interesse público.

Como precisou, ao Daily Telegraph (06.11), o ministro do Trabalho e das Pensões, Iain Duncan Smith, os cerca de um milhão e 400 mil desempregados de longa duração arriscam-se a perder o subsídio de sobrevivência de 65 libras (75 euros) por semana, caso recusem «jogar o jogo», isto é, efectuar pelo menos 30 horas de trabalho gratuito por semana, em benefício da comunidade.

Para justificar a medida, o governante falou na necessidade de «quebrar o ciclo da dependência» e fazer com que recuperem «o sentido do trabalho», «entrar às nove horas da manhã e sair às cinco da tarde».

A verdade, porém, é que esta medida se insere num vasto plano de redução de despesa pública, que é hoje, quinta-feira, apresentado pela coligação governativa, e visa, em última análise, retirar os magros subsídios daqueles que há muito foram excluídos do mercado de trabalho.

E dado que, nas actuais condições da economia, o número de desempregados de longa duração tenderá a aumentar, já que existem cinco candidatos para cada emprego disponível, o governo britânico pretende responsabilizá-los moral e financeiramente pela situação em que se encontram e negar-lhes qualquer apoio social.



Mais artigos de: Europa

Comunistas, os únicos a subir

A lista «Bloco Popular», apoiada pelo Partido Comunista Grego (KKE), conquistou quase 72 mil novos votos em relação às eleições legislativas de 2009, subindo 3,3 pontos percentuais.

Jovens rompem silêncio

Num momento em que o governo irlandês se prepara para apresentar um novo orçamento restritivo, os estudantes realizaram um poderoso protesto, no dia 3, contra os cortes efectuados na Educação e os novos aumentos das propinas e redução das bolsas.

BBC em luta pelas pensões

Milhares de jornalistas da cadeia pública de informação BBC, no Reino Unido, fizeram uma greve de 48 horas em defesa dos seus direitos de aposentação. O protesto iniciou-se às zero horas de dia 5, afectando as emissões habituais de rádio e televisão. A...

Razões acrescidas

A França e Grã-Bretanha reuniram-se a 2 de Novembro para a sua XXXI Cimeira, onde, entre outras coisas, assinaram um «tratado de cooperação em matéria de defesa e de segurança». Foi em 1998, em Saint-Malo, na sua XXI Cimeira, que as duas...