BBC em luta pelas pensões

Milhares de jornalistas da cadeia pública de informação BBC, no Reino Unido, fizeram uma greve de 48 horas em defesa dos seus direitos de aposentação. O protesto iniciou-se às zero horas de dia 5, afectando as emissões habituais de rádio e televisão. A maioria dos programas informativos foi anulada. Piquetes de greve controlaram instalações em todo o país, designadamente o Centro de Televisão e a sede de radiodifusão em Londres.

O conflito surgiu com a ruptura das negociações entre a administração e o sindicato nacional dos jornalistas (NUJ), que conta 4100 associados, ou seja, perto de um terço dos trabalhadores sindicalizados da BBC.

Segundo os dados do sindicato, 95 por cento dos jornalistas sindicalizados aderiram à greve, com a qual se solidarizaram conhecidos apresentadores e comentadores.

Em causa está um projecto de aumento da idade da reforma dos actuais 60 para os 65 anos, bem como o agravamento das contribuições para o fundo de pensões.

Uma segunda greve foi anunciada para a próxima semana, 15 e 16, caso até lá as partes não cheguem a acordo.

O NUJ foi o único sindicato do grupo que rejeitou as propostas da administração. Todavia, o BECTU, sindicado que agrupa técnicos e produtores, admite agora rever a sua posição e exigir alterações ao acordo se se verificar que o défice do fundo de pensões é inferior ao número evocado pela administração, que se eleva a 1500 milhões de libras (cerca de 1750 milhões de euros).



Mais artigos de: Europa

Comunistas, os únicos a subir

A lista «Bloco Popular», apoiada pelo Partido Comunista Grego (KKE), conquistou quase 72 mil novos votos em relação às eleições legislativas de 2009, subindo 3,3 pontos percentuais.

Jovens rompem silêncio

Num momento em que o governo irlandês se prepara para apresentar um novo orçamento restritivo, os estudantes realizaram um poderoso protesto, no dia 3, contra os cortes efectuados na Educação e os novos aumentos das propinas e redução das bolsas.

Desempregados são mão-de-obra gratuita

O governo conservador-liberal do Reino Unido acaba de anunciar a intenção de obrigar os desempregados de longa duração a prestar trabalho gracioso em entidades públicas ou de interesse público. Como precisou, ao Daily Telegraph (06.11), o ministro do Trabalho e das...

Razões acrescidas

A França e Grã-Bretanha reuniram-se a 2 de Novembro para a sua XXXI Cimeira, onde, entre outras coisas, assinaram um «tratado de cooperação em matéria de defesa e de segurança». Foi em 1998, em Saint-Malo, na sua XXI Cimeira, que as duas...