PCP envia condolências aos comunistas paraguaios
O Secretariado do Comité Central do PCP endereçou, no passado dia 2 de Novembro, as mais sentidas condolências ao Partido Comunista Paraguaio pela morte do seu presidente e histórico líder, Ananias Maidana.
«Guardamos memória e prestamos homenagem ao dirigente histórico do PC Paraguaio, abnegado resistente antifascista e exemplo destacado de coerência na luta pela liberdade, a emancipação dos povos e a causa do socialismo», pode ler-se na missiva enviada aos comunistas paraguaios.
Ananias Maidana morreu sábado, 30 de Outubro, aos 87 anos de idade. Preso durante 24 anos – 20 dos quais contínuos no mesmo cárcere – e sujeito a bárbaras torturas, foi um dos mais destacados resistentes à ditadura liderada por Alfredo Stroessner (1954-1989).
Em 1989, após uma década de exílio na Argentina, Maidana, então secretário-geral do PC do Paraguai, regressou ao seu país. Em Março deste ano recebeu das mãos do presidente Fernando Lugo – para cuja eleição contribuiu decisivamente –, a Ordem Nacional do Mérito, a mais elevada distinção atribuída pelo Estado a civis.