Crónica Internacional
Incógnitas russas
A talhe de foice
À deriva
Actual
Duas sílabas apenas
Actual
Os «bem vindos» de Sócrates & CIA
Actual
O «<i>cavaquismo</i>» e o oportunismo
PCP
Contra as privatizações, mobilizar e lutar pela defesa dos transportes públicos
A proposta de Orçamento do Estado para 2011 apresentada pelo Governo PS, que conta com o apoio do PSD e do grande capital, é uma das expressões desta que é a maior ofensiva contra os trabalhadores e a população desde o fascismo.
Mais de cem mil com a greve geral
Mais de cem mil trabalhadores da Administração Pública repudiaram, na manifestação nacional, sábado, em Lisboa, «as medidas de retrocesso social» do Governo PS e afirmaram a determinação de fazer da greve geral de 24 de Novembro um momento marcante da luta por outra política.
«A luta continua!»
Centenas de pessoas participaram, quinta-feira, na Casa do Alentejo, em Lisboa, numa sessão comemorativa do 30.º aniversário do livro «Levantado do Chão» de José Saramago, obra que retrata a saga heróica do proletariado agrícola do Alentejo, organizado pelo seu partido de classe, o PCP, rumo à conquista da Reforma Agrária.
Esta iniciativa, antecedida pela leitura integral de um dos grandes romances da literatura portuguesa, contou com as intervenções de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, que publicamos na íntegra, de Pilar del Rio, companheira de José Saramago, e de Manuel Gusmão, escritor, professor universitário e membro do Comité Central do PCP. «A luta continua!», gritou-se, de punho erguido, no final da evocação.
Ruptura e mudança
Centenas de pessoas, personalidades da área da cultura, do poder local, da ciência e do ensino, do movimento sindical, manifestaram, segunda-feira, em Lisboa, o seu apoio à candidatura de Francisco Lopes, intimamente ligada aos interesses dos povo e do País.
Intervenção Democrática apoia Francisco Lopes
O Conselho Geral da Associação Intervenção Democrática (ID) decidiu apoiar a candidatura de Francisco Lopes à presidência da República, considerando que esta é a única que assume cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa.
A candidatura dos trabalhadores
Apontar caminhos de futuro
Um Partido mais forte e mais ligado aos trabalhadores e às populações do distrito de Beja é fundamental para que se inverta o rumo de desertificação e abandono que tem sido seguido. Esta foi uma das conclusões da 7.ª Assembleia da Organização Regional de Beja do PCP, realizada no domingo, que aprovou um conjunto de propostas para o desenvolvimento da região.
Pela dissolução da NATO!
O PCP, uma das mais de cem organizações que integram a campanha «Paz Sim! NATO Não!», editou um folheto onde apela à manifestação de 20 de Novembro em Lisboa e para as restantes iniciativas previstas.
Outubro presente nas lutas de hoje
Ao mesmo tempo que se empenha nas múltiplas e urgentes tarefas colocadas pela gravidade da ofensiva em curso contra os direitos e condições de vida dos trabalhadores e do povo, o PCP assinala o 93.º aniversário da revolução de Outubro.
Tomar o futuro nas próprias mãos
Apoio à luta do povo sarauí
Mais do que solidariedade, mobilização!
À medida que se aproxima o dia 24 de Novembro, as organizações e militantes do PCP intensificam a sua acção de mobilização para a greve geral entre os trabalhadores nas empresas e locais de trabalho.
Direitos não estão garantidos
Reforçar o Partido no Montijo
PCP mais forte na Alemanha
Defender a escola pública
O Douro tem futuro
<i>ValSan</i> em risco
Protestos sobem de tom
Os magistrados do Ministério Público aderir am à greve geral. As associações profissionais dão voz ao descontentamento de militares e agentes das forças de segurança. O mal próximo está no Orçamento, mas a causa funda é a política.
Invistam na produção!
Investir no sector produtivo e melhorar as condições de vida e de trabalho dos trabalhadores são alternativas viáveis à política do Governo PS, garantiram, dia 5, em Lisboa, mais de duzentos representantes da Fiequimetal/CGTP-IN.
A greve geral no comércio
No comércio, escritórios e serviços sente-se «bom ambiente e adesão dos trabalhadores à proposta de greve geral», refere o CESP/CGTP-IN, no seu Boletim Sindical.
Protegidos por lei
Sendo determinante a força da unidade e da consciência dos trabalhadores no confronto com o patronato e o Governo e no combate pela mudança de política, há importantes direitos que foram conquistados e ganharam força de lei. Na preparação da greve geral, a CGTP-IN divulgou, no sítio www.grevegeral.net, documentos que respondem a questões que se colocam agora frequentemente e que reafirmam que todos os trabalhadores que queiram participar na greve geral o podem fazer e estão protegidos pela lei.
Reestruturação rejeitada
Protesto de reformados em Aveiro
Breves Greve Geral
Minimizar medidas brutais
Depois da sua aprovação na generalidade, iniciada que foi a discussão na especialidade, a bancada ultima as suas propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2011.
PCP quer revogar o diploma
Desde o dia um deste mês que perto de um milhão e meio de beneficiários do abono de família são afectados pelos injustos e brutais cortes decretados pelo Governo nesta prestação social.
Liberalização dos horários comerciais
Solidariedade com o povo sarauí
Estrangular a cultura
A praga dos recibos verdes
Propinas podem aumentar
Para a JCP, a proposta de Orçamento de Estado para 2011, nomeadamente no que diz respeito ao ensino superior, «confirma a linha política do actual Governo PS de desinvestimento neste grau de ensino, deixando antever mais dificuldades para os estudantes».
Iniciativas em defesa da paz
«Jornada Nacional de Protesto»
Comunistas, os únicos a subir
A lista «Bloco Popular», apoiada pelo Partido Comunista Grego (KKE), conquistou quase 72 mil novos votos em relação às eleições legislativas de 2009, subindo 3,3 pontos percentuais.
Jovens rompem silêncio
Num momento em que o governo irlandês se prepara para apresentar um novo orçamento restritivo, os estudantes realizaram um poderoso protesto, no dia 3, contra os cortes efectuados na Educação e os novos aumentos das propinas e redução das bolsas.
BBC em luta pelas pensões
Desempregados são mão-de-obra gratuita
Razões acrescidas
Massacre e declaração de guerra
As forças armadas marroquinas desmantelaram com extrema violência o acampamento de protesto sarauí próximo de El Aiún, cidade à qual se estendeu a repressão. A Frente Polisário apela a uma intervenção urgente das Nações Unidas para travar o massacre.
Crise persiste nos EUA
Os dados referentes ao desemprego, ao total de famílias dependentes do Estado para se alimentarem e às contínuas falências confirmam que a crise capitalista continua a abater-se sobre os trabalhadores norte-americanos.
A continuação do uribismo
«No fundamental, o governo de Juan Manuel Santos será a continuação do uribismo», disse Carlos Lozano ao órgão central do PCP em conversa mantida durante a Festa do Avante!. Os acontecimentos mais recentes confirmam a lucidez das palavras do membro do Bureau Político do Partido Comunista Colombiano (PCC).
A raiz dos défices públicos
RPD da Coreia denuncia <i>complot</i>
Milhares lembram socialismo
PCP envia condolências aos comunistas paraguaios
Solidariedade para com Manuel Olate
A ladainha da <i>Brigada do Reumático</i>
Quem, tendo vivido os derradeiros momentos do fascismo, não se recorda dessa antológica cena de ópera bufa envolvendo o encontro dos altos comandantes das Forças Armadas com o então presidente do Conselho de Ministros, Marcelo Caetano, pomposa cerimónia que entrou na gíria popular como sendo a da «Brigada do Reumático»?
Passados cerca de 36 anos, com novos actores, em circunstâncias políticas diferentes e a pretexto da actual situação do país, mas repetindo o mesmo guião «operático-reumatismal», assiste-se, no Palácio de Belém, ao encontro entre o Presidente da República e um vasto conjunto de ex-ministros das Finanças, todos eles com vastos currículos políticos, académicos e profissionais.