No recente debate parlamentar de 20 de Abril, a deputada socialista Sónia Fertuzinhos destacou o que considerou ser a coerência do PS no combate e prevenção do aborto, realçando a aposta na promoção dos direitos da maternidade e paternidade. Aposta desmentida pela actuação do novo Governo do PS ao recusar a revogação da injusta decisão da maioria PSD/CDS-PP de reduzir para 80 por cento o valor do subsídio de maternidade, no caso da licença ser de 150 dias.
O Comité Central do PCP, reunido a 30 de Junho de 2005, procedeu à análise das medidas do Governo que, a pretexto do défice das finanças públicas, significam uma nova ofensiva contra os direitos dos trabalhadores, a começar pelos da administração pública, e impõem novos sacrifícios à generalidade do povo português; procedeu a uma avaliação das consequências negativas em que estas medidas se traduzem para as condições de vida e para o próprio desenvolvimento económico do País; e debateu e definiu as principais orientações para lhe dar resposta e combate.
Construir o futuro para que as gerações vindouras possam desfrutar de equipamentos que melhorem significativamente a sua qualidade de vida, sempre é o principal objectivo da autarquia CDU, que se empenha, todos os dias, para alcançar mais e melhor para a sua população. Com as eleições autárquicas à porta, é altura de fazer o balanço da obra realizada pela Câmara Municipal de Monforte.
No dia em que se assinalou os 60 anos do assassinato do dirigente comunista Alfredo Diniz, «Alex», o PCP inaugurou uma exposição evocativa e promoveu uma sessão, com a presença de José Casanova.
Apesar das pressões e manobras de intimidação, a força do descontentamento cresce, nos dias de preparação da luta, que vai dar continuidade à grande manifestação de 17 de Junho.
A multinacional norte-americana, que possui mais duas unidades em Portugal, anunciou a intenção de encerrar em Outubro a fábrica de cablagens na Póvoa de Lanhoso, com 800 trabalhadores.
Protestos em 12 cidades marcaram a tarde de sexta-feira. A JCP exige a adopção de um nova política pelo Governo e o fim dos sacrifícios para os jovens.
O PS, acompanhado pelo PSD e CDS/PP, recusou uma proposta do PCP no sentido de corrigir um dos traços mais gravosos do Código do Trabalho. É a política de direita no seu melhor, pondo a claro a natureza das suas opções.
O secretário-geral do PCP acusou o Governo de ser o continuador das políticas de direita, tendo metido «na gaveta» as suas «jóias da coroa» eleitorais.
A CDU acusa a maioria PS na Câmara de Évora de «incompetência» e «secretismo» em torno da revisão do Plano Director Municipal, por «não ter conseguido» elaborar uma proposta no actual mandato autárquico.
Cerca de 250 mil pessoas manifestaram-se durante todo o dia de sábado no centro de Edimburgo, na Escócia, condenando as políticas dos países mais ricos do planeta.
Esteve em Portugal Georges Labica, pensador político de prestígio mundial, professor da Universidade de Paris e autor, entre outras obras, do clássico “Dicionário Crítico do Marxismo”.
«O ministro da Defesa, Luís Amado, elogiou ontem o grande empenhamento do seu antecessor no que respeita ao reequipamento e à reestruturação das Forças Armadas Portuguesas, no almoço-conferência sobre As prioridades da política de defesa, iniciativa da Associação de Amizade Portugal – Estados Unidos (...). O ministro considerou absolutamente indispensável a linha de continuidade no processo de reestruturação das Forças Armadas...» (jornal Público de 23/6/05).
«Assumindo-se como um ministro de continuidade, afirmou só diferenciar-se de Paulo Portas no estilo (...). as missões no estrangeiro vão manter-se...» (JN 29/6/05).
As citações são longas mas falam por si sobre as opções do Governo PS para as Forças Armadas e sobre como o ministro se vê a si próprio.
A Geologia estará em destaque no Pavilhão Central, no espaço ciência da Festa do Avante! o lema «Portugal de Pedra e Cal», o espaço pretende mostrar a sua importância e as implicações que os minérios e minerais têm na vida da sociedade. Perto do lago, assinala-se o Ano Mundial da Física e fazem-se experiências de Física e observações de Astronomia. Num espaço e noutro, o rigor científico é assegurado por alguns dos melhores especialistas nacionais das respectivas áreas, ao mesmo tempo que se procura garantir a percepção do conhecimento por parte de todos – especialistas ou não.