Congresso do PCU

Com a participação de 430 delegados, reuniu-se em Kiev nos dias 25 e 26 de Junho o 39.º congresso do Partido Comunista da Ucrânia. A situação política decorrente dos resultados das presidenciais de 2004 com a eleição do presidente Iúchenko, e as perspectivas de reforço do partido foram dois dos principais temas em análise. Neste âmbito, foi enfatizada a importância da mobilização para as eleições legislativas de 2006, para as quais o PCU advoga a constituição de uma ampla Frente de Esquerda.
O congresso reiterou a oposição dos comunistas ucranianos à integração da Ucrânia na NATO e denunciou as tentativas de transformação do país num «território semi-colonial» e «posto avançado» virado contra a Rússia, às mãos da acção da Aliança Transatlântica, UE, FMI e OMC e com o concurso do actual poder.
Foi eleito o novo CC com 163 membros, o qual, por sua vez, reelegeu Piotr Simonenko como 1º secretário do CC.
Estiveram presentes 19 delegações estrangeiras, entre as quais o PCP, representado por Luís Carapinha, da Secção Internacional.

Saudação ao PAICV

Na passagem do 30.º aniversário da independência de Cabo Verde, o CC do PCP enviou uma saudação ao PAICV e ao povo cabo-verdeano, cuja luta de libertação nacional logrou alcançar a independência do país e construir o seu próprio Estado soberano.
A mensagem lembra a figura de Amilcar Cabral, dirigente histórico do PAICV e grande amigo do PCP, cuja «contribuição teórica e prática para a causa libertadora dos povos de África e de todo o mundo merece ser realçada».
Fazendo votos para que o PAICV alcance «os maiores êxitos na sua grandiosa tarefa de assegurar o desenvolvimento de Cabo Verde, que possa garantir o progresso social e a soberania nacional», o PCP reafirma a sua vontade de «aprofundar ainda mais as tradicionais relações de amizade, cooperação e solidariedade» existentes entre os dois partidos.


Mais artigos de: Internacional

Nasceu a Petrocaribe

A Petrocaribe, formalmente criada a 29 de Junho na Venezuela, visa garantir o acesso dos 14 países signatários aos produtos energéticos a preço justo.

<em>Mentira de Estado</em>

O discurso do Presidente Bush, na semana passada, fracassou enquanto tentativa de angariar apoio para a sua administração e à continuação da ocupação do Iraque. Uma sondagem da agência Zogby indica que a popularidade de Bush continua a descer, atingindo os 43% a nível nacional, e que 42% dos eleitores seriam favoráveis a...