Não é que a coisa devesse precisar de ser provada, mas aqui estamos hoje a fazer uma nova demonstração de que somos capazes de ser isentos em relação ao Governo que infelizmente temos e à política que infelizmente sofremos, a tal ponto que, como a seguir se verá, até somos capazes de elogiar e gostar de coisas que o Governo de Durão Barroso diz ou anuncia.
A Festa da Alegria, que se realiza nos dias 26 e 27 de Julho no Parque de Exposições de Braga, constitui um grande momento de afirmação do PCP no distrito, onde se sente com especial violência a ofensiva contra os trabalhadores e as populações. Quem o diz é António Lopes, membro da Comissão Política, que espera contar com a solidariedade dos comunistas de todo o País para o êxito da 14.ª edição desta importante realização do Partido.
O chamado Código do Trabalho, na sequência do Acórdão do Tribunal Constitucional, voltou anteontem ao Parlamento. De novo, dentro e fora do hemiciclo, a marcar o debate, a crítica vigorosa e a denúncia de quantos consideram estar-se perante uma peça legislativa que é uma autêntica «subversão da constituição laboral».
O teatro, a dança , a música e a poesia vão preencher o programa dos três dias do Avanteatro. Homenagear a mulher e a luta pela igualdade, e o teatro infantil são a «espinha dorsal» do programa deste ano.
O PCP reclama a imediata suspensão do despacho 13313 de 8/7/03 relativo a agrupamentos de escolas, que aliás vinha a causar há algumas semanas «a maior perturbação» nas escolas de todo o País.
A FNSFP/CGTP saudou a notícia sobre a decisão do Tribunal Constitucional, mas alertou que tal não bastará para sanar o problema das alterações ao Estatuto da Aposentação na Administração Pública.
Os grandes grupos da comunicação social não respeitam direitos consagrados, usam trabalho ilegal, ignoram a contratação colectiva, recusam remunerações justas e actualizadas.
JCP debate a situação política e social do país e da juventude portuguesa, na reunião da Direcção Nacional, que se realizou, na passada semana, na Atalaia, Seixal.
«Os Verdes» exigem do ministro do Ambiente, Amílcar Theias, explicações sobre a decisão de construir uma incineradora de resíduos sólidos urbanos na região centro.
Dois relatórios aprovados na última sessão do Parlamento Europeu insistem em considerar o espaço aéreo europeu como um recurso comum e objecto de uma gestão estratégica totalmente integrada.
Seiscentos e cinquenta artistas franceses dirigiram uma petição ao presidente da República em protesto contra a sua exclusão do regime de subsídio de desemprego
Joaquim Chissano, presidente de Moçambique, classifica a cimeira como «oportunidade histórica de complementar o trabalho iniciado com a libertação política».
O Partido Trabalhista britânico e os seus «leaders» têm tido oportunidades soberanas para libertar os destinos do seu país das correntes que o imperialismo utiliza para atormentá-lo. Em 1945, Clement Attlee recebeu um inequívoco mandato para guiar o Reino Unido ao socialismo. Em 1964, Harold Wilson, eleito para avançar no sentido da destruição do sistema dos «tories» que uma série de escândalos ridicularizava, vacilou e perdeu-se. Em 1997, Tony Blair recebeu do eleitorado as chaves de oiro que apontavam a um futuro excitante. Mas, também ele, traiu as perspectivas do povo. Os conservadores, assim, têm conseguido sobreviver quando o seu desaparecimento parecia possível e lógico.
Nas eleições regionais espanholas, mais de 160 mil cidadãos votaram na candidatura AuB, ilegalizada pelo Supremo Tribunal. No país basco, a Aub substituiu a coligação Batasuna, anteriormente ilegalizada. Para estes eleitores, foi o fim da democracia política.
Em 1991, George Bush pai, em tom profético, proclamou que o fantasma do Vietname ficara definitivamente enterrado nas areias do deserto arábico.
A profecia não se confirmou. Howard Zinn, talvez o mais lúcido historiador contemporâneo dos EUA, afirma em artigo publicado em Rebelión que o fantasma voltou a aparecer.
Transcorridos apenas doze anos, a sua presença, identificada no Afeganistão e no Iraque, tira o sono aos generais do Pentágono e começa a inquietar milhões de cidadãos nos EUA.