PCP
O futuro não acontece, constrói-se e conquista-se
Artigo de acesso livre
Crónica Internacional
Eles querem fazer esquecer...
A talhe de foice
Ameaça e espantalho
Actual
A coragem de sempre
Actual
O novo
Actual
Não vá o diabo tecê-las!
Enfrentar, construir e avançar para fazer Abril todos os dias
Artigo de acesso livre
Entre hoje, 21, e domingo, 24, o PCP voltará a contactar os trabalhadores e as populações com quem, por todo o País, falou no quadro da campanha eleitoral para a Assembleia da República (AR). Enfrentar a política de direita, construir a alternativa e avançar por mais direitos são as prioridades do Partido.
PCP é a força de Abril para enfrentar, construir e avançar
Como demonstraram os grandes comícios que se realizaram nos dias 15 e 17, respectivamente em Lisboa e na Baixa da Banheira, o PCP está já a concretizar um dos principais compromissos que assumiu com o povo e com os trabalhadores durante as eleições: estar nas empresas, nas ruas, em todos os sítios em que seja preciso lutar por uma vida melhor.
Moção de rejeição para enfrentar e rejeitar a política de direita
Artigo de acesso livre
Não será pelo PCP que o projecto da direita será implementado: a garantia foi dada há uma semana por Paulo Raimundo, reafirmandoque o PCP utilizará «todos os meios ao seu dispor» para dar combate à política de direita e aos projectos reaccionários.
Mais futuro do que história
Um pouco por todo o País, os militantes comunistas portugueses têm celebrado o 103.º aniversário do seu Partido. No dia 18, entre dirigentes, militantes, funcionários e colaboradores, um almoço assinalou a efeméride na Soeiro Pereira Gomes, Sede Nacional do PCP, em Lisboa.
Em defesa do direito à habitação
Anteontem, 20, João Oliveira, primeiro candidato da CDU às eleições para o Parlamento Europeu de 9 de Junho, participou numa reunião de trabalho com movimentos e activistas em defesa do direito à habitação.
PCP cumpre compromissos assumidos no Porto
PCP reúne com PEV e ID: analisar, projectar e agir
Novo ciclo: por Abril ou contra Abril?…
Artigo de acesso livre
Sessão do PCP assinala 50 anos de Abril
Mediatismos, caminhos e resultados
Jovens trabalhadores saem à rua por um futuro com direitos
No dia 27 os jovens trabalhadores sairão à rua para uma Manifestação Nacional em Lisboa e no Porto, às 15h00. Por todo o País, o Movimento Sindical Unitário (MSU) tem estado a preparar esta importante acção de luta.
Por aumentos salariais justos avançam greves nas empresas
Nos últimos dias, trabalhadores da Hutchinson Borrachas, da Nobre Alimentação e da Saica Pack fizeram greve, para dar força à exigência de aumentos salariais e negociação de cadernos reivindicativos.
Mineiros mostram com greve firmeza em exigências justas
Por melhores salários e condições de trabalho, e pela valorização das carreiras, os trabalhadores das Minas da Panasqueira estão em greve parcial, há uma semana, e os de Neves-Corvo começam dia 26.
Adesão em massa à greve dos jornalistas
Jornada da Administração Pública
Greves dia 27 no comércio e serviços
Opções da União Europeia pela guerra são contrárias aos interesses dos povos
A agenda do próximo Conselho Europeu, em vez de adoptar soluções para os problemas sentidos por milhões de pessoas nos países da União Europeia (UE), dá prioridade aos armamentos, ao militarismo e à guerra, acusa o PCP.
Denúncia absurda da PSP à CPCJ
Manifestação Nacional de Mulheres no sábado em Lisboa
Para que Abril se cumpra na vida das mulheres, sem recuos nem retrocessos, com justiça e inclusão social, desenvolvimento e trabalho, igualdade e paz, no dia 23 de Março, em Lisboa, realiza-se uma Manifestação Nacional de Mulheres.
Novo rumo para o sector da pesca na Madeira
João Pimenta Lopes, deputado do PCP no Parlamento Europeu (PE), integrou, segunda-feira, 18, um programa da CDU dedicado às pescas na Região da Madeira. Exigiu-se a renovação da frota pesqueira.
Estudantes do Superior manifestam-se hoje em Lisboa
No âmbito das comemorações do Dia do Estudante, hoje, 21 de Março, Lisboa acolhe uma manifestação nacional do Ensino Superior, às 14h30, entre o Rossio e a Assembleia da República.
JCP desafia a juventude a participar nas comemorações do 25 de Abril
Situação preocupante na Nazaré
Mural da Liberdade pintado em Setúbal
Pacto pelo emprego e pelo progresso social
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu reafirmam a sua proposta de revogação do Pacto de Estabilidade e da criação de um Pacto pelo Progresso Social e pelo Emprego.
Acabar com a violência e a exploração no trabalho
As leis têm de proteger as mulheres trabalhadoras, defendem no Parlamento Europeu (PE) os deputados do PCP, que salientam também os direitos dos jovens e a questão da Inteligência Artificial e a defesa dos direitos dos trabalhadores.
Cessar-fogo imediato e permanente em Gaza
Eleições presidenciais na Rússia
Pelo fim das sanções dos EUA à Venezuela
Sobre o Conselho Europeu
Aumenta o número de vítimas e a fome alastra na Faixa de Gaza
Israel prossegue a política genocida na Faixa de Gaza e aumenta a repressão na Cisjordânia. Quotidianamente, cresce o número de vítimas e alastra a fome neste território palestiniano. Apoiado militarmente, economicamente e politicamente pelos EUA, pelo Reino Unido, pela Alemanha e por outros países que integram a UE, Israel ameaça com um ataque militar a Rafah, onde estão deslocadas mais de um milhão de palestinianos.
Em Portugal a solidariedade não abranda: pela paz e os direitos do povo palestiniano
Nos 70 anos da vitória de Dien Bien Phu
No Vietname, foi assinalado o 70.º aniversário do começo da batalha de Dien Bien Phu, que terminou com uma «vitória retumbante» dos patriotas vietnamitas sobre o exército colonial francês. É um marco histórico da luta anti-imperialista do povo do Vietname, da luta pela sua independência, soberania e unidade nacional.
Partido Comunista Libanês em visita a Portugal
Governo do Níger rompe acordo militar com EUA
O Haiti não é aqui
Derrubar mistificações, afirmar os valores, construir o futuro
Artigo de acesso livre
A Revolução de Abril cumpre 50 anos daqui a pouco mais de um mês. Nestas quase cinco décadas, tem sido constante e intensa a luta entre os seus defensores e os que, inconformados com as suas conquistas e a persistência dos seus valores, pretendem elevar ainda mais o patamar da ofensiva contra os direitos, liberdades e garantias de Abril, contra o rumo de soberania, progresso e justiça social a que a Revolução apontou o País. Nesta operação do grande capital contra Abril são utilizados múltiplos e poderosos instrumentos – políticos, económicos, jurídicos e também ideológicos. As mistificações e mentiras são mais do que muitas: combatê-las e desmontá-las são parte importante do combate pela reafirmação dos seus valores no presente e no futuro do País.