JCP desafia a juventude a participar nas comemorações do 25 de Abril
A Direcção Nacional (DN) da JCP apela à participação no «+ Abril Fest», dia 13 de Abril, em Lisboa, um «momento alto para a juventude projectar no presente e no futuro os valores emancipadores da Revolução de Abril».
A iniciativa – construída e dinamizada pelos jovens comunistas, com a presença e contributo de várias organizações e expressões do movimento associativo – decorrerá no Miradouro de São Pedro de Alcântara e contará com momentos de debate, de afirmação da paz e cooperação entre povos, expressões diversas de cultura, comício e concerto.
«Nestes 50 anos de Abril, não há direito conquistado que não tenha tido o contributo directo ou indirecto dos comunistas, e a sua conquista e defesa só é possível tendo como pano de fundo as portas que Abril abriu», lê-se no texto da Resolução Política saída da reunião da DN realizada no dia 16 de Março, em Lisboa.
A JCP destaca ainda o Dia Nacional de Luta do Ensino Superior, hoje, 21 de Março; a Manifestação Nacional de Jovens Trabalhadores, convocada pela Interjovem/CGTP-IN (ver pag. 13); a Manifestação Nacional de Mulheres «Mulheres de Abril com igualdade temos futuro!» (ver pag. 11); a Manifestação «Paz no Médio Oriente! Palestina Independente! Fim ao Genocídio!» (ver pag. 21).
Cultura, Festa do Avante! e Novos Valores
A DN da JCP chama a atenção para a necessidade de valorizar a Cultura, os seus trabalhadores, a fruição e produção culturais, pela alocação de 1 por cento do Orçamento do Estado para este sector, rumo ao 1 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) e pela criação de um Serviço Público de Cultura.
Destaca ainda a importância da preparação da Festa do Avante!, a sua divulgação e venda da EP (entrada permanente), cuja 48.ª edição ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de Setembro, e que irá constituir mais um momento de afirmação do Partido, do seu ideal e projecto. Importa também dinamizar o Concurso de Bandas Novos Valores, um espaço de afirmação da Cultura como componente essencial da democracia, com o lema «Sons diferentes, Sonhos iguais. Diz não às discriminações», reafirmando o combate da JCP e do PCP a todas as formas de discriminação e opressão, como o racismo, a xenofobia; as discriminações em relação às mulheres; pelo direito pleno de cada jovem assumir a sua identidade e orientação sexual; pela efectivação da Educação Sexual.
Numa fase em que se impõe o reforço da intervenção, organização e luta, a DN da JCP lançou a campanha de fundos «Mais JCP, mais Abril».