Governo do Níger rompe acordo militar com EUA

O governo do Níger anunciou, no sábado, 16, que rompeu «com efeito imediato» o acordo de cooperação militar com os EUA.

A ruptura foi conhecida após a visita a Niamey de uma delegação norte-americana, encabeçada pela subsecretária de Estado para Assuntos Africanos, Molly Phee, que, durante a estada, não foi recebida pelo líder nigerino, Abduraman Tiani.

«O governo do Níger, tendo em conta as aspirações e os interesses do seu povo, decidiu (…) denunciar com efeito imediato o acordo relativo ao estatuto do pessoal militar dos EUA e dos empregados civis do Departamento de Defesa norte-americano [Pentágono] no território do Níger», anunciou o porta-voz do governo nigerino, Amadou Abdramane.

Afirmou que a presença militar norte-americana no país africano é «ilegal e viola todas as regras constitucionais ou democráticas». Explicou que o acordo agora denunciado é «injusto» e foi imposto unilateralmente pelos EUA com uma simples «nota verbal», em 6 de Julho de 2012.

Os EUA têm mais de um milhar de soldados no Níger, a pretexto da denominada luta anti-jihadista no Sahel, e construiu uma importante base militar de drones em Agadez, no centro do país.

Uma das primeiras medidas do governo nigerino, chegado ao poder em Julho de 2023, foi expulsar as tropas francesas, que dispunham de uma base em Niamey.

 



Mais artigos de: Internacional

Aumenta o número de vítimas e a fome alastra na Faixa de Gaza

Israel prossegue a política genocida na Faixa de Gaza e aumenta a repressão na Cisjordânia. Quotidianamente, cresce o número de vítimas e alastra a fome neste território palestiniano. Apoiado militarmente, economicamente e politicamente pelos EUA, pelo Reino Unido, pela Alemanha e por outros países que integram a UE, Israel ameaça com um ataque militar a Rafah, onde estão deslocadas mais de um milhão de palestinianos.

Nos 70 anos da vitória de Dien Bien Phu

No Vietname, foi assinalado o 70.º aniversário do começo da batalha de Dien Bien Phu, que terminou com uma «vitória retumbante» dos patriotas vietnamitas sobre o exército colonial francês. É um marco histórico da luta anti-imperialista do povo do Vietname, da luta pela sua independência, soberania e unidade nacional.

Partido Comunista Libanês em visita a Portugal

Uma delegação do Partido Comunista Libanês (PCL), liderada pelo Secretário-Geral Hanna Gharib, e igualmente integrada por Firas Masri, deslocou-se a Portugal, de 14 a 15 de Março, no quadro das suas históricas relações de amizade com o PCP. A delegação do PCL realizou um encontro com Paulo...

O Haiti não é aqui

Precavei-vos, ó delicadas almas europeias! Protegei as vossas perplexas orelhas democráticas, que esta é uma crónica de zumbis e canibais: uma história sinistra e negra que há 220 anos arrepia até os menos sensíveis espíritos humanitários. Mas não vos apavoreis em vão por estas duas sólidas razões. Razão primeira: os...