Eleições presidenciais na Rússia

A Comissão Eleitoral Central da Rússia (CEC) divulgou na segunda-feira, 18, os resultados das eleições presidenciais, as mais participadas de sempre, com mais de 87 milhões de eleitores a votarem, 77,44 por cento do total dos recenseados. Esta foi a primeira vez que a votação se prolongou por três dias – entre 15 e 17 de Março – e incluiu o voto electrónico em cerca de 30 regiões.

Quando tinham já sido contados 99,72 por cento dos votos, o actual presidente Vladimir Putin tinha alcançado 87,3 por cento do total. Seguiram-se o candidato do Partido Comunista da Federação Russa, Nikolai Jaritonov, com 4,3 por cento; Vladislav Davankov, da Gente Nova, com 3,83 por cento; e Leonid Slutski, do Partido Liberal Democrático, com 3,21 por cento.

A CEC denunciou os mais de 12 milhões de ataques informáticos contra o país desde o início da campanha eleitoral, 150 vezes mais do que o normal. Só contra o portal do voto electrónico foram neutralizados mais de 420 mil ataques.

Diversos Chefes de Estado felicitaram já o Presidente da Federação Russa pela sua reeleição.

 



Mais artigos de: Europa

Pacto pelo emprego e pelo progresso social

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu reafirmam a sua proposta de revogação do Pacto de Estabilidade e da criação de um Pacto pelo Progresso Social e pelo Emprego.

Acabar com a violência e a exploração no trabalho

As leis têm de proteger as mulheres trabalhadoras, defendem no Parlamento Europeu (PE) os deputados do PCP, que salientam também os direitos dos jovens e a questão da Inteligência Artificial e a defesa dos direitos dos trabalhadores.

Cessar-fogo imediato e permanente em Gaza

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu dinamizaram no dia 13, durante a sessão plenária em Estrasburgo, uma acção com a participação de parlamentares de diferentes grupos políticos e apelou a um cessar-fogo imediato e permanente na Faixa de Gaza. A ameaça indescritível à vida e aos...

Pelo fim das sanções dos EUA à Venezuela

Na semana passada, pela segunda vez num mês, o Parlamento Europeu (PE) discutiu a situação na República Bolivariana da Venezuela. «Se dúvidas houvesse, com tanta insistência fica claro que o objectivo, alinhado com a agenda dos EUA e da extrema-direita golpista venezuelana, é o de procurar interferir, uma vez mais, nos...

Sobre o Conselho Europeu

Decorre, por estes dias, uma nova reunião do Conselho Europeu. Nesta reunião, espera-se que os chefes de Estado e Governo dos Estados-Membros debatam, entre outros, os conflitos no Leste Europeu e no Médio Oriente ou matérias relativas à segurança e defesa. O que esperar das conclusões deste Conselho Europeu?...