PCP reúne com PEV e ID: analisar, projectar e agir

O PCP promoveu, anteontem, encontros com os seus aliados da CDU, o Partido Ecologista «Os Verdes» e a Associação Intervenção Democrática. O objectivo foi proceder a uma análise dos resultados eleitorais e projectar a acção política futura, num quadro reconhecidamente mais exigente.

Nos encontros – o primeiro, com o PEV, realizado na sede deste; o segundo, com a ID, no CT da Soeiro Pereira Gomes, em Lisboa – concordou-se no fundamental na valorização da campanha realizada em conjunto, com a participação de militantes e activistas dos dois partidos e da ID, mas também de largas centenas de outros, sem filiação partidária.

No final dos encontros, Paulo Raimundo salientou a necessidade de prosseguir com a análise dos resultados, desde logo os da CDU, mas afirmou que a «justa exigência de mudança» que os resultados expressam nunca virá pelas mãos do PSD, do CDS, do Chega e da Iniciativa Liberal. Daí virá apenas a continuação do apoio aos grupos económicos e de todos os problemas com que o povo português se confronta.

O que o presente exige é a afirmação de uma alternativa aos dois caminhos que têm sido seguidos: PS, por um lado; PSD, CDS e seus sucedâneos reaccionários, por outro. A CDU tem essa alternativa, concluiu.

A delegação do PCP foi composta pelo Secretário-Geral, Paulo Raimundo, Jorge Cordeiro, dos organismos executivos do Comité Central (CC), e Eugénio Pisco, do CC. Pelo PEV participaram Mariana Silva, Heloísa Apolónia e Vítor Cavaco e pela ID João Geraldes, Hélio Bexiga e Vivina Nunes.

 



Mais artigos de: PCP

Mais futuro do que história

Um pouco por todo o País, os militantes comunistas portugueses têm celebrado o 103.º aniversário do seu Partido. No dia 18, entre dirigentes, militantes, funcionários e colaboradores, um almoço assinalou a efeméride na Soeiro Pereira Gomes, Sede Nacional do PCP, em Lisboa.

Em defesa do direito à habitação

Anteontem, 20, João Oliveira, primeiro candidato da CDU às eleições para o Parlamento Europeu de 9 de Junho, participou numa reunião de trabalho com movimentos e activistas em defesa do direito à habitação.

PCP cumpre compromissos assumidos no Porto

Alfredo Maia foi eleito pelo círculo eleitoral do Porto no dia 10, desde então foram já quatro os encontros que o deputado realizou com estruturas sindicais, de saúde e associações do distrito. Honrando os compromissos assumidos durante a campanha eleitoral, foi um encontro com a direcção da União de Sindicatos do Porto...

Novo ciclo: por Abril ou contra Abril?…

Entendeu o senhor Presidente da República dirigir aos portugueses uma mensagem na véspera das eleições legislativas de 10 de Março. Poderia tê-lo feito para apelar à participação no acto eleitoral, lembrando que o direito ao sufrágio é uma conquista de Abril – que a Constituição consagraria...

Sessão do PCP assinala 50 anos de Abril

«25 de Abril, uma Revolução libertadora e emancipadora – Abril é mais futuro» é o lema da sessão que o PCP realiza no dia 7 de Abril, entre as 14h30 e as 19h00, na Academia Almadense. Inserida nas comemorações do 50.º aniversário da Revolução de Abril promovidas pelo PCP, a sessão conta com...

Mediatismos, caminhos e resultados

O imediatismo que reina no espaço mediático e que impera nas leituras que lá são feitas dos resultados eleitorais levam a que se esqueça de onde viemos – e, assim, contribuir para baralhar ainda mais. Lembremos, então, alguns episódios mediáticos que, não explicando tudo o que foi reflectido no resultado de 10 de Março,...