PCP reúne com PEV e ID: analisar, projectar e agir
O PCP promoveu, anteontem, encontros com os seus aliados da CDU, o Partido Ecologista «Os Verdes» e a Associação Intervenção Democrática. O objectivo foi proceder a uma análise dos resultados eleitorais e projectar a acção política futura, num quadro reconhecidamente mais exigente.
Nos encontros – o primeiro, com o PEV, realizado na sede deste; o segundo, com a ID, no CT da Soeiro Pereira Gomes, em Lisboa – concordou-se no fundamental na valorização da campanha realizada em conjunto, com a participação de militantes e activistas dos dois partidos e da ID, mas também de largas centenas de outros, sem filiação partidária.
No final dos encontros, Paulo Raimundo salientou a necessidade de prosseguir com a análise dos resultados, desde logo os da CDU, mas afirmou que a «justa exigência de mudança» que os resultados expressam nunca virá pelas mãos do PSD, do CDS, do Chega e da Iniciativa Liberal. Daí virá apenas a continuação do apoio aos grupos económicos e de todos os problemas com que o povo português se confronta.
O que o presente exige é a afirmação de uma alternativa aos dois caminhos que têm sido seguidos: PS, por um lado; PSD, CDS e seus sucedâneos reaccionários, por outro. A CDU tem essa alternativa, concluiu.
A delegação do PCP foi composta pelo Secretário-Geral, Paulo Raimundo, Jorge Cordeiro, dos organismos executivos do Comité Central (CC), e Eugénio Pisco, do CC. Pelo PEV participaram Mariana Silva, Heloísa Apolónia e Vítor Cavaco e pela ID João Geraldes, Hélio Bexiga e Vivina Nunes.