Editorial
Opinião
PCP

«É necessário dinamizar a luta dos trabalhadores e do povo»

Artigo de acesso livre

A vida tem mostrado, vezes sem conta, que o PCP é um partido insubstituível na sociedade portuguesa. Não é necessário grande esforço para o provar. Um bom exemplo disso reside na forma como o seu carácter necessário e insubstituível pode ser comprovado apenas com base no papel actual que desempenha.

Crónica Internacional

A Festa do Avante!

A Festa do Avante! é a maior iniciativa politico-cultural do nosso País, um espaço de cultura, desporto, debate de ideias, artes, gastronomia,...
A talhe de foice

Fábulas

«Uma víbora entrou na loja de um ferreiro, pedindo caridade às ferramentas. Depois de receber algo de todas, faltando só a lima, aproximou-se...

O livro como arma

A 92.ª edição da Feira do Livro de Lisboa encerrou no passado dia 11 de Setembro no Parque Eduardo VII, em Lisboa.  Iniciativa livreira com...

Pedagogia da pobreza

Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar contra a Fome, usa volta e meia metáforas para explicar o seu pensamento. Em 2012, com as...
Actual

Assange nas terras de sua majestade

«Deixa-me contar-te uma estória. Quando se publicaram “As Vinhas da Ira”, ficou muita gente chateada comigo. O sub-Xerife do Condado de Santa...
Em Foco
PCP

Jerónimo de Sousa visitou Hospital Dona Estefânia

Deve haver uma grande sensibilidade, a fim de preservar a riqueza do conhecimento e a autonomia do Hospital Dona Estefânia, defendeu o Secretário-geral do PCP, sobre a integração num hospital central.

Subida das taxas de juro penaliza o povo e o País

«O PCP reafirma que o que a actual situação reclama é uma intervenção do Estado na política de preços e na oferta dos bens e serviços essenciais, bem como o aumento geral dos salários, das pensões e reformas e a aposta na produção nacional».

Novo ministro com velha política?

«Sobre a indigitação do novo Ministro da Saúde o que importa é saber quais é que são as opções políticas na área da saúde, se o Governo...

Na forja para servir o PCP

Tiago e André têm sensivelmente a mesma idade, 19 e 21 anos. Ambos estudam no Ensino Superior em Lisboa –...
Trabalhadores

CGTP-IN intensifica luta e exige soluções contra o aumento do custo de vida

Artigo de acesso livre

O Conselho Nacional da CGTP-IN definiu, no dia 8, as prioridades reivindicativas para 2023 e lançou um novo mês de luta sob o lema Aumento dos Salários e Pensões – Emergência Nacional! Contra o aumento do custo de vida e o ataque aos direitos, com acção convergente marcada para dia 15 de Outubro.

Luta nos CTT por melhores condições

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações está a realizar acções nas capitais de distrito e Regiões Autónomas para denunciar e informar a população sobre a degradação dos CTT e do serviço postal.

Greve por salários e pelo CCT

Os trabalhadores da Casa de Saúde e do Lar do Montepio Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, cumprem hoje uma greve «para exigir aumentos...
Assembleia da República
Nacional

SeixalJazz regressa em Outubro em dois palcos

O Festival Internacional SeixaJazz está de volta de 13 a 22 de Outubro, dando continuidade à linha programática adoptada nos últimos anos, assente na apresentação de diferentes estilos e linguagens do jazz.

Protesto denuncia descargas ilegais na Mourisca

O presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, exigiu a tomada de medidas urgentes pela Administração Central que acabem com as descargas ilegais na Vala de Brejos de Canes e no Estuário do Sado, na zona da Mourisca.

Errata

A notícia intitulada «Meia pensão não repõe poder de compra» (pag. 40) do número anterior afirmava que o Governo iria pagar em Outubro «50 por...
Europa

PCP presente na Festa do L’Humanité

A Festa do L’Humanité voltou a ter lugar nos passados dias 9, 10 e 11 de Setembro. Após 21 anos, esta Festa realizou-se num novo local, em Essonne, confirmando-se como a maior festa político-cultural em França.

Internacional

Lula da Silva alerta para os perigos que a democracia no Brasil enfrenta

 

Apoiado pela coligação Brasil da Esperança, formada por 10 forças políticas, incluindo o Partido dos Trabalhadores e o Partido Comunista do Brasil, Lula da Silva lidera as intenções de voto para a eleição presidencial de 2 de Outubro, segundo indica a maioria das sondagens.


FRETILIN realizou V Congresso Nacional

O Partido Comunista Português enviou uma saudação ao V Congresso da FRETILIN, que decorreu em Díli, destacando a importância da reunião para todo o povo timorense. Entre as suas decisões, o Congresso reelegeu o presidente do partido, Francisco Guterres Lú-Olo, e o secretário-geral, Mari Alkatiri.

«Cresce a luta contra o aumento brutal do custo de vida»

Liz Payne foi presidente do Partido Comunista Britânico até ao seu último congresso, realizado em finais de 2021. Hoje, prossegue a sua intervenção na Secção Internacional do partido, ao mesmo tempo que intervém no sindicato da administração pública da sua cidade. Ao Avante! falou da vaga de greves que se vive no seu país e das perspectivas colocadas aos trabalhadores britânicos.

 

No Reino Unido tem lugar uma grande vaga de greves abrangendo vários sectores profissionais. A que se deve?

Esta é uma luta transversal a vários sectores profissionais, dos ferroviários aos trabalhadores dos correios, dos portuários aos funcionários públicos, passando pelos professores. O principal motivo prende-se com o agravamento brutal do custo de vida: a inflação já está em 10 por cento e não vai parar de crescer. O preço dos bens alimentares disparou e os trabalhadores temem que o custo da energia os obrigue a escolher, já no próximo inverno, entre comer e aquecer-se, sendo que muitos não conseguirão fazer nem uma coisa nem a outra. E isso custará vidas trabalhadoras…

Esta situação soma-se às actualizações salariais insuficientes que vêm sendo impostas desde 2010, e que levam a que a generalidade dos trabalhadores ganhe hoje, em termos reais, bastante menos do que nessa altura. Os «aumentos» agora propostos em muitos sectores – de dois, três ou cinco por cento – não deixam de representar uma significativa diminuição do poder de compra dos trabalhadores.

 

Mas nas greves dos ferroviários, por exemplo, são colocadas também questões de âmbito laboral que vão para lá dos salários...

Sim, há por exemplo a intenção de cortar postos de trabalho, desde logo acabando com as bilheteiras nas estações, substituindo-as por máquinas de venda de bilhetes, e reduzindo o número de trabalhadores por comboio, para além da alteração de rotas e do acesso e condições de prestação de trabalho extraordinário.

Mas esta é também uma luta em defesa dos serviços públicos. É cada vez mais evidente a tensão existente entre privatização e acumulação de lucros, por um lado, e a prestação de serviços públicos de qualidade, por outro. São aspectos absolutamente contraditórios.

Os grandes meios de comunicação social esforçam-se por esconder esta realidade, mas são cada vez mais os britânicos que percebem que os serviços públicos estão a ser massivamente privatizados e destruídos: na educação, na saúde, no apoio social, no abastecimento de água. Muitos deles já não estão ao serviço das pessoas.

 

Os sindicatos têm denunciado o aumento fabuloso dos lucros dos mesmos grupos económicos e empresas que, depois, garantem não poder aumentar os salários...

Lucros enormes, sim, escandalosos. E garantem que não podem pagar mais… Mas algo está a mudar na resposta a tudo isto. Há piquetes de greve em todo o país, há muito tempo que não havia tantos e em sectores tão variados. Os piquetes são um local de aprendizagem, há muito debate entre trabalhadores e destes com quem lá vai apoiar. E sente-se uma maior compreensão da generalidade das pessoas para com as greves e os seus motivos.

Na Grã-Bretanha só existe uma central sindical, a TUC [Trade Union Congress, na sigla inglesa], que tem depois ramificações a nível local, e nos últimos tempos a participação tem sido imensa a este nível: os diferentes sindicatos encontram-se, conversam, planificam, organizam, apoiam-se... Mas, é claro, temos ainda muito trabalho a fazer.

 

E qual a acção que o Partido Comunista Britânico tem desenvolvido nestes protestos?

A influência do Partido Comunista Britânico é claramente superior à sua dimensão. Apoiamos os sindicatos que estão a desenvolver as lutas em defesa dos seus salários e direitos, mas também dos serviços públicos, e defendemos de um modo muito firme e claro a renacionalização dos sectores da energia, da água, dos serviços de emergência, da saúde, da educação, que estão hoje em mãos privadas.

A criação de organizações do partido nas empresas está entre os nossos objectivos e temos vindo a colocar aos nossos militantes a necessidade de se sindicalizarem, de participarem nos sindicatos locais e nos piquetes, de se aproximarem dos trabalhadores, das suas aspirações e das suas lutas.

 

Como vê o PCB os desenvolvimentos políticos no Reino Unido, incluindo quanto ao próximo governo britânico e à sua política?

A nova primeira-ministra [Liz Truss] foi escolhida pelo Partido Conservador e não pelo povo britânico. O nosso partido defendia a realização de novas eleições, mas nem o Partido Trabalhista as exigiu. A classe dominante deve estar a esfregar as mãos de contente…

Para os trabalhadores britânicos seria menos mau um governo trabalhista, mas temos de ser realistas quanto ao que esse governo seria. Por exemplo, a direcção do Partido Trabalhista deu orientações às suas organizações e membros para que não participassem nos piquetes de greve nem lhes prestassem qualquer tipo de apoio e solidariedade.


Setembro

Povos em diferentes continentes assinalam neste mês de Setembro acontecimentos históricos – avanços e recuos – lembrados hoje como marcos...
Temas

Centenário de Agostinho Neto, os caminhos da luta de libertação em África

Artigo de acesso livre

No próximo dia 17 de Setembro passam precisamente 100 anos sobre o nascimento de Agostinho Neto, efeméride que o PCP não podia deixar de assinalar nesta Festa do Avante! contando com a participação (que o Partido agradece e valoriza) de representantes do MPLA, do PAICV, do PAIGC, da Frelimo e do MLSTP, as forças políticas que conduziram os seus povos à conquista da independência e com quem o PCP teceu fortes laços de amizade e solidariedade na luta contra o inimigo comum, o fascismo e o colonialismo português.

Argumentos
Cinema

Godard está vivo

Conhecido como um dos fundadores da Nouvelle Vague, corrente cinematográfica transformadora da prática e da...
Memória
Sugestões da semana

Sugestão da semana

Desporto 39.ª Seixalíada, desporto para todos, iniciativa da Câmara Municipal, juntas de freguesia e escolas que constitui um ponto alto no...
Festa do Avante!
Aconteceu

Morre o escritor Javier Marías

Aos 70 anos, morreu em Madrid o escritor Javier Marías. Autor de 15 romances, entre os quais os premidos «O homem sentimental», «Todas as...

Reuniões e iniciativas

Artigo de acesso livre

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Terça-feira – 20 de Setembro Lisboa 18h30 –...

A semana em resumo

Frases

“Enquanto para os trabalhadores está péssimo, porque perdem muito do seu poder de compra, para os...