SeixalJazz regressa em Outubro em dois palcos

O Festival Internacional SeixaJazz está de volta de 13 a 22 de Outubro, dando continuidade à linha programática adoptada nos últimos anos, assente na apresentação de diferentes estilos e linguagens do jazz.

Estão de volta os concertos no SeixalJazz Clube

No Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, palco principal do festival, as primeiras três noites ficam a cargo de três pianistas e a abrir (13 de Outubro) logo com o consagrado Monty Alexander, considerado como um dos maiores de todos os tempos. Segue-se (14) o trio Mário Laginha, nome incontornável do jazz nacional, e a fechar (15) as primeiras noites o italiano Antonio Faraò, com mais de 30 anos de carreira e um dos músicos mais respeitados na cena jazzística internacional.

Na semana seguinte, a noite de quinta-feira, 20, tem início em português com Mário Barreiros e um dos quartetos que gravou o álbum «Dois quartetos sobre o mar», trabalho que marca o seu regresso aos discos de jazz 15 anos depois.

Ambrose Akinmusire é outro regresso ao Seixal, oito anos depois, destacado como um dos melhores trompetistas do mundo. O jazz vocal é outro dos regressos ao Auditório Municipal, com Samara Joy, considerada uma das jovens cantoras mais promissoras dos EUA, com pouco mais de 20 anos, a ter a responsabilidade de fechar os espectáculos do palco principal desta edição.

Além do auditório, estão de volta os concertos no SeixalJazz Clube, instalado na Sociedade Filármónica Democrática Timbre Seixalense, com seis noites de entrada gratuita, numa perfeita recriação de um clube de jazz, de ambiente informal, com um programa que privilegia a apresentação de grupos nacionais e de projectos assentes na música improvisada e no free jazz. Os concertos acontecem em duas sessões, a primeira às 23 horas e a segunda às 24 horas.

Os bilhetes já estão à venda na rede Ticketline e na bilheteira do Fórum Cultural do Seixal. As entradas para cada espectáculo têm um custo de 12 euros, com desconto de 25 por cento para jovens até aos 25 anos, reformados e funcionários das autarquias do Seixal. Todas as informações em https://www.cm-seixal.pt/seixaljazz/2022/seixaljazz-2022.

Guitarra de Portugal
Este concelho acolhe, também, de 23 a 30 de Setembro, o 2.º Concurso Internacional de Composição para Guitarra de Portugal, contando, além da final e respectiva decisão do júri, com a cerimónia de entrega de prémios, concertos, o colóquio «À conversa com», classes magistrais e workshops.

 



Mais artigos de: Nacional

Protesto denuncia descargas ilegais na Mourisca

O presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, exigiu a tomada de medidas urgentes pela Administração Central que acabem com as descargas ilegais na Vala de Brejos de Canes e no Estuário do Sado, na zona da Mourisca.

Solidariedade com a população de Á-dos-Melros

Os eleitos da CDU nos órgãos autárquicos do concelho de Vila Franca de Xira e Alma Rivera, deputada do PCP na Assembleia da República, estiveram, no dia 24 de Agosto, em Á-dos-Melros (Alverca do Ribatejo) em solidariedade com a luta desta população pelo direito à habitação e à segurança....

Movimento exige a reintegração do Hospital de Serpa no SNS

A «reintegração plena» do Hospital de São Paulo, em Serpa, no Serviço Nacional de Saúde (SNS) é a única solução para ultrapassar a «difícil situação» que ali se vive e que «prejudica gravemente as populações». O alerta e a reivindicação é do Movimento de Defesa do Hospital de São Paulo, que acusa o Estado de ter...

Falhas constantes, supressões de ligações e atrasos na Soflusa

Na reunião de 7 de Setembro da Câmara Municipal do Barreiro, Mónica Duarte e Ana Catarina Fialho, vereadoras da CDU, voltaram a apresentar a moção «Em defesa dos transportes públicos, investir na Soflusa», depois de em Julho os eleitos do PS terem pedido o adiamento da votação para recolha de contributos. A moção chama...

Solidariedade com os povos da América Latina e do Saara

Amanhã, 16, o auditório da Junta de Freguesia de Machico, na Madeira, acolhe, às 19h00, uma acção intitulada «Paz e solidariedade com os povos da América Latina». No dia 22, às 18h00, na Unicepe - Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto, realiza-se uma sessão «Pelo fim da ocupação do Saara Ocidental», com a...

Exposição «Por um Ambiente de Paz» na Universidade do Algarve

No seguimento do trabalho realizado no Algarve no âmbito da «Cultura para a Paz», o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), em parceria com vários artistas locais, a Peace and Art Society e vários municípios e entidades regionais, nomeadamente a Biblioteca da Universidade do...

«Afropeu – A diáspora negra na Europa»

O livro «Afropeu – A diáspora negra na Europa», de Johny Pits é apresentado em Setúbal, no próximo dia 25, às 15h00, na rua do Moinho, 10, Bela Vista, contando com a presença de Bruno Vieira Amaral, tradutor da obra. Também promovido pela Frente Anti-Racista, segue-se um debate sobre a...

Errata

A notícia intitulada «Meia pensão não repõe poder de compra» (pag. 40) do número anterior afirmava que o Governo iria pagar em Outubro «50 por cento das pensões», em vez de uma prestação equivalente a meia pensão nesse mês, não cumprindo a lei de actualização das pensões em Janeiro de 2023.