A Festa do Avante!
A Festa foi uma poderosa afirmação da luta pela Paz
A Festa do Avante! é a maior iniciativa politico-cultural do nosso País, um espaço de cultura, desporto, debate de ideias, artes, gastronomia, para todos. Mas é mais que isso. Confirma-se a cada edição como um importante momento de encontro de partidos e forças comunistas, revolucionárias e progressistas de todo o Mundo, uma demonstração de solidariedade internacionalista de grande dimensão, espaço de afirmação e defesa da paz, e esse facto faz dela um verdadeiro acontecimento internacional, com características e dimensões quase únicas.
Sempre foi assim. Ao longo das suas 46 edições a Festa nunca deixou de ser marcada por um sentimento de solidariedade para com as lutas dos povos. Todos aqueles que nela participaram se recordarão de momentos marcantes de solidariedade internacionalista e de luta pela paz. Fosse na luta contras as guerras imperialistas, como na Jugoslávia, Iraque, Afeganistão, Líbia, Líbano, Síria, entre várias outras; fosse na solidariedade com os povos da América Latina que resistem e trilham caminhos de progresso e soberania, como na Colômbia, Brasil, Venezuela, Chile, Bolívia, entre outros; fosse na solidariedade com os povos que lutam pelos seus direitos nacionais, como os povos e as forças libertadoras das ex-colónias portuguesas em Africa, o povo sul-africano na luta contra o Apartheid, o povo de Timor-Leste (cuja luta vitoriosa teve expressões de solidariedade notáveis na Festa) ou os povos da Palestina (recordemos por exemplo a mensagem de Yasser Arafat à Festa do Avante!) do Sahara Ocidental e de Chipre, entre outros; fosse e seja na solidariedade com aqueles que resistem à perseguição fascista de que são exemplo os partidos comunistas no leste europeu, com destaque para o Partido Comunista da Ucrânia; fosse no passado, e continue a ser hoje, com os países que persistem no objectivo da construção do socialismo, como é actualmente o exemplo de Cuba, povo que encontra na Festa uma constante demonstração de solidariedade.
Na Festa do Avante! as forças que protagonizam lutas, resistência e avanço sentem apoio e alento. Mas a Festa é mais que isso dada a dimensão e características da participação internacional. O facto de, num ano em que os custos de deslocação são impraticáveis, terem estado representados na Festa 53 Partidos Comunistas e outras forças progressistas e democráticas, oriundas de 38 países; o facto de o Espaço Internacional ter sido composto por 33 espaços de partidos e organizações estrangeiras, de 27 países; o facto de se terem realizado 15 espaços de debate e troca de ideias em que participaram cerca de 40 Partidos e organizações estrangeiras, são dados que falam por si. Mas mais, pelos seus conteúdos e coerência a Festa foi, sem sombra de dúvida, uma poderosa afirmação da luta pela Paz, com repercussão internacional. E é por isso que aqueles que alimentam, e se alimentam, da guerra se lançaram em campanhas negras contra ela, derrotadas pelas cores vivas da paz e da solidariedade que encheram a Quinta da Atalaia e se projectaram no Mundo.