Novo ministro com velha política?

«Sobre a indigitação do novo Ministro da Saúde o que importa é saber quais é que são as opções políticas na área da saúde, se o Governo prossegue o actual caminho de progressiva degradação do Serviço Nacional de Saúde e de transferência de prestação de cuidados de saúde para os grupos privados, ou se opta pelo reforço da capacidade de resposta do SNS?». Esta é, para o PCP, a questão a que importa responder, sinalizou o deputado João Dias em declarações na Assembleia da República a propósito da entrada em funções do novo titular da pasta da Saúde, Manuel Pizarro.

«Não é com a alteração de ministros que se salva o SNS. O que se impõe é a adopção de uma política de reforço no SNS; de valorização dos profissionais de saúde, designadamente das suas carreiras e remunerações, que permita a contratação e fixação de profissionais de saúde em falta; atribuir médico e enfermeiro de família a todos os utentes e realizar as consultas, cirurgias, tratamentos e exames atempadamente; de investimentos nas instalações e equipamentos que contribuam para a sua modernização, para a prestação de cuidados de saúde com qualidade», frisou João Dias.



Mais artigos de: PCP

Jerónimo de Sousa visitou Hospital Dona Estefânia

Deve haver uma grande sensibilidade, a fim de preservar a riqueza do conhecimento e a autonomia do Hospital Dona Estefânia, defendeu o Secretário-geral do PCP, sobre a integração num hospital central.

Subida das taxas de juro penaliza o povo e o País

«O PCP reafirma que o que a actual situação reclama é uma intervenção do Estado na política de preços e na oferta dos bens e serviços essenciais, bem como o aumento geral dos salários, das pensões e reformas e a aposta na produção nacional».

Ouvir ministro e trabalhadores sobre privatização da TAP

O PCP apresentou na Assembleia da República um requerimento para ouvir o Ministro das Infraestruturas e da Habitação e as organizações representativas dos Trabalhadores sobre a eventual privatização da TAP. A oportunidade da iniciativa é atestada pelo facto de se multiplicarem «as notícias de que o Governo, depois de...

Na forja para servir o PCP

Tiago e André têm sensivelmente a mesma idade, 19 e 21 anos. Ambos estudam no Ensino Superior em Lisboa – Informática no Instituto Superior Técnico (IST), o primeiro, e Ciência Política no Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), o segundo. Tiago e André partilham...