Greve por salários e pelo CCT
Os trabalhadores da Casa de Saúde e do Lar do Montepio Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, cumprem hoje uma greve «para exigir aumentos salariais e que o conselho de administração cumpra o compromisso, assumido em 2017, de aplicar o Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) que se aplica às IPSS». Segundo o CESP, «ao longo do tempo foram retirados direitos com o aumento das cargas horárias semanais, corte no pagamento do trabalho prestado em dia feriado ou a não majoração de férias», ao que acresce a não reposição do corte no subsídio de turno no Lar, efectuado pela anterior direcção da instituição.
No protesto em que marcará presença Isabel Camarinha, secretária-geral da CGTP-IN, informou a Central, os trabalhadores vão, assim, reivindicar a valorização das remunerações e a aplicação da convenção colectiva.
De resto, a aplicação do CCT tem sido alvo de ofensiva por parte da Associação Portuguesa de Mutualidades, que pretende a sua revisão para pior, razão pela qual o CESP decidiu não prosseguir com o processo negocial, esclarece ainda o sindicato em folha informativa recente.