PCP
Festa do Avante! – terra da fraternidade, em cada rosto igualdade
Artigo de acesso livre
A Festa do Avante! é um acontecimento político, cultural e desportivo, que lhe confere características sem paralelo no panorama nacional. Durante três dias, naquele belo e aprazível espaço, está reflectida a diversidade do País através da gastronomia, do artesanato, da cultura popular e dos problemas e aspirações dos que vivem, estudam e trabalham nos diversos distritos e regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
Crónica Internacional
«Quem brinca com o fogo pode-se queimar»
A talhe de foice
Corredores
Actual
Exploração orquestrada
Actual
O negócio da doença continua ao ataque
Actual
Incógnitas
Acção sem paralelo ao serviço do povo e do País
58 projectos de lei, 27 projectos de resolução, 101 perguntas escritas ao Governo. Estes são números que não deixam margem para dúvidas sobre o nível de produção legislativa, intervenção e iniciativa política do Grupo Parlamentar do PCP, postos ao serviço dos trabalhadores, do povo e do País.
Só uma política de esquerda pode evitar fogos devastadores
«Só uma outra política, patriótica e de esquerda, em que a defesa do mundo rural e da produção nacional estejam no centro das opções do Estado, e o ordenamento florestal seja uma prioridade, será capaz de criar as condições para enfrentar cada Verão de forma mais serena», salienta o Partido.
Campanha contra SNS convoca à luta
O PCP alerta que «as declarações do Governo e de responsáveis do Ministério da Saúde indicam claramente que está em preparação uma nova vaga de encerramentos e concentração de serviços com efeitos desastrosos na acessibilidade das populações». Por isso apela à luta.
Aumento da electricidade não tem justificação
«O PCP considera inaceitável a existência de qualquer aumento da electricidade, pelo que o Governo deve tomar todas as medidas que o impeçam», exigiu Jorge Pires.
Inflação insuflada por gula capitalista
«Esta inflação não cai do céu, não é um azar. É o aproveitamento que os grupos económicos estão a fazer da guerra, das sanções, duma crise em que alguns estão a ganhar à custa de quase todos», alerta o PCP.
Vitória na remoção de resíduos mas a reabilitação ainda tarda
Paliativos não servem segurança
PCP leva propostas a bombeiros de Évora
Sementes de futuro contrariam campanha
Nova greve nas conservas respondeu ao ataque patronal
A associação patronal ANIPC deu o dito por não dito, recusando negociar aumentos salariais enquanto não obtiver acordo para desregular os horários de trabalho na indústria de conservas de peixe.
Cordão humano em Coimbra contestou corte da ferrovia
«Está na mão de todos intervirmos para defender a preservação e modernização da ligação ferroviária e da estação de Coimbra», apelou a União dos Sindicatos do distrito, para o protesto de 29 de Julho.
Governo recuou na ADSE
Mantém-se a luta na Caetanobus
Problemas à vista na Transtejo
Em Braga pelo SNS
Fraternidade e partilha de experiências no Acampamento pela Paz
Centenas de jovens de todo o País participaram, de 29 a 31 de Julho, no Acampamento pela Paz, que teve lugar em Évora. Foram três dias de convívio, debate, música, desporto, solidariedade e cooperação entre os povos.
Construir o aeroporto em Alcochete é a melhor opção
O Jardim do Campo Grande acolheu, no dia 29 de Julho, um debate promovido pelo PCP, sobre «O novo Aeroporto de Lisboa». O Campo de Tiro de Alcochete é a «alternativa viável».
Mulheres são as mais penalizadas com o aumento do custo de vida
A taxa de inflação em Portugal atingiu no mês de Julho os 9,1 por cento, valor que, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), é a maior variação de preços desde o final de 1992.
MURPI contra encerramentosnos CTT
«Os reformados, pensionistas e idosos são os que mais sofrem com o encerramento das estações dos CTT», salienta o MURPI, que reclama do Governo a reversão da privatização dos Correios.
Reformados da Madeira exigem acréscimo extraordinário às pensões
CDU reivindica melhores cuidados de saúde no Oeste do distrito de Lisboa
CPPC recebe novo representante da Frente Polisário em Portugal
Rússia poderá romper relações com EUA
A Rússia pode romper as relações diplomáticas com os EUA se for incluída na lista de «países patrocinadores do terrorismo» elaborada pelas autoridades norte-americanas. Moscovo avisou Washington para não ultrapassar o «ponto de não retorno».
Saudada a extensão da trégua por mais dois meses no Iémen
A greve dos intérpretes
China condena visita a Taiwan
Artigo de acesso livre
Uma delegação de congressistas norte-americanos encabeçada pela presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, chegou na terça-feira, 2, a Taiwan. Pequim considera a visita uma «provocação política maior» que ameaça a paz na região.
Novos colonatos israelitas visam «devorar mais terras palestinianas»
Os palestinianos devem «tirar lições e pôr fim às negociações absurdas e soluções norte-americanas que têm estado e continuam a estar ao serviço dos interesses israelitas», defende a FPLP. A organização acusa os EUA de apoiar a construção de novos colonatos israelitas.
Pacto Histórico define conquista da paz como primeiro grande desafio da Colômbia
Cuba reafirma princípio de «uma só China»
Artigo de acesso livre
Das cheias, que todos dizem violentas
O combate vital pela paz e o desarmamento
Quando passam 77 anos sobre os bombardeamentos nucleares norte-americanos sobre Hiroxima e Nagasáqui, a 6 e 9 de Agosto de 1945, recordamos o contexto dos acontecimentos, a fria brutalidade do horror nuclear, a escalada armamentista que provocou e a luta que prossegue contra o imperialismo e a guerra, pela paz e o desarmamento – geral, simultâneo e controlado.
Desporto
Que desporto temos? Que desporto queremos?
Músicas
Atlantis
1864 – Nasce Veloso Salgado
Teatro
Música
Ar livre
Artes circenses
Infância
Centenário de José Saramago evocado na Festa do Avante!
Artigo de acesso livre
No ano em que se comemora o Centenário do nascimento de José Saramago, a Festa do Avante! dedica particular atenção à vida e à obra deste escritor universal, intelectual de Abril e militante comunista, também ele durante anos empenhado obreiro da Festa.
«Não temos esperança no futuro do capitalismo e temos orgulho nisso»
Artigo de acesso livre
As alterações na formação da banda foram justificadas pela necessidade de quebrar rotinas, com o esforço para Mão Morta se manter «pertinente». Porque é que acham que Mão Morta é, 38 anos depois do seu nascimento, uma banda pertinente?