Reformados da Madeira exigem acréscimo extraordinário às pensões
A Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Região da Madeira (ARPIRAM) apresentou, no dia 27 de Julho, ao Governo da Madeira a exigência de um acréscimo extraordinário regional às pensões de reforma como forma de fazer face ao aumento do custo de vida. A ARPIRAM coloca como meta mais imediata a criação naquela Região Autónoma de um acréscimo de 80 euros mensais às pensões cujos valores sejam inferiores a 1058 euros.
Alargamento do Complemento Regional às reformas e pensões para todos os reformados e pensionistas com rendimentos inferiores ao valor do Salário Mínimo em vigor na Madeira, é outra das reivindicações.
Passe gratuito
Numa acção junto da população do concelho do Funchal, Ricardo Lume, deputado do PCP na Assembleia Legislativa, defendeu a gratuitidade dos passes para todos os reformados e idosos da Região Autónoma da Madeira. «A criação de um título de transporte gratuito para os reformados e idosos é uma medida para dar resposta à necessidade de mobilidade dos reformados e idosos, uma forma de promover o maior acesso e uso do transporte público, e, como tal, dá também resposta ao combate às alterações climáticas, assim como à redução do tráfego automóvel na Região», defendeu o comunista, informando que «esta realidade» já acontece em vários países, nomeadamente no Reino Unido, Bélgica e Luxemburgo. Recordou ainda que a Câmara Municipal de Lisboa aprovou por unanimidade a gratuitidade do passe para maiores de 65 anos, medida que entrou em vigor no dia 1 de Agosto.