Em Braga pelo SNS
Dirigentes sindicais, trabalhadores da Saúde e utentes reuniram-se na sexta-feira, dia 29, ao final da manhã, junto do Hospital de Braga, manifestando-se em defesa do Serviço Nacional de Saúde e pela manutenção daquela importante unidade hospitalar na esfera pública. Em solidariedade, estiveram presentes delegações do PCP e do PEV.
Numa resolução, aprovada por unanimidade, exige-se que o Governo tome imediatamente as medidas necessárias para suprir as necessidades existentes, de forma a que os hospitais de Braga e Barcelos possam garantir todos os serviços à população.
Numa nota de imprensa, a anteceder o protesto, a União dos Sindicatos de Braga explicou que a iniciativa se inseriu na campanha nacional da CGTP-IN pela defesa e reforço do SNS.
O Hospital de Braga «ainda há pouco regressou à esfera pública, após anos de gestão privada que deixaram um impacto negativo», e «já está a ser alvo de ataques», como «o mediático encerramento intermitente da urgência obstéctrica e a sua instrumentalização para sugerir vantagens na privatização». A solução, contrapôs a União,«passa pelo reforço do financiamento e pela valorização dos profissionais».