CPPC recebe novo representante da Frente Polisário em Portugal
O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) recebeu, dia 27 de Julho, na Casa da Paz, em Lisboa, Omar Mih, representante da Frente Polisário em Portugal. Na reunião, em que participaram Ilda Figueiredo e Julie Neves, da Direcção Nacional do CPPC, foram abordados aspectos da questão do Sahara Ocidental, que tem estado na agenda da Comissão das Nações Unidas sobre Questões Políticas Especiais e Descolonização desde 1966.
Foi assim dado especial destaque à situação da população saharaui que tem estado sujeita à ocupação, a repressão feroz e a violação dos direitos humanos nos territórios ocupados do Sahara Ocidental por parte do Reino de Marrocos, enquanto várias centenas de milhares de saharauis são obrigados a viver em campos de refugiados no deserto argelino perto de Tindouf, em condições extremamente difíceis.
«Continua por concretizar o plano de paz das Nações Unidas que prevê a celebração de um referendo de autodeterminação», acentua o CPPC, salientando que o Sahara Ocidental é, de facto, o último país africano que «ainda não completou o processo de descolonização. No entanto, o referendo, mais de 20 anos após o cessar-fogo ter sido declarado (1991), ainda não pôde realizar-se, devido, principalmente, à intransigência marroquina.»
Durante a reunião, as dirigentes do CPPC deram a conhecer algumas das recentes iniciativas de solidariedade com o povo saharauí e manifestaram a disponibilidade do CPPC em continuar a desenvolver esta solidariedade com novas iniciativas.