Actual
Unidos como os dedos da mão
Actual
CDS e UGT, a mesma luta
Actual
Parceiros e pudins
Crónica Internacional
Mordomos NATO
PCP
Alentejo – A seca, consequências e caminhos
A Direcção Regional do Alentejo do PCP promove um debate sobre a problemática da seca no Alentejo, no próximo dia 2 de Fevereiro, na Universidade de Évora, para o qual convidou um largo conjunto de entidades e personalidades.
A talhe de foice
Até a bola
Opel Portugal vs. Autoeuropa
DESINFORMAÇÃO Desde que os trabalhadores da Autoeuropa foram forçados a recorrer a formas de luta, perante a irredutibilidade da administração na intenção de impor o trabalho obrigatório ao sábado e um sistema de turnos rotativos – com graves implicações na saúde e na vida pessoal e familiar dos trabalhadores –, que foi posta em marcha pelos órgãos da comunicação social dominante uma campanha de intoxicação da opinião pública, visando dividir e desmobilizar os trabalhadores, procurando atingi-los na sua inteligência, dignidade e sentido de responsabilidade.
Iniciativa e luta para valorizar quem trabalha
PROPOSTA O PCP promoveu anteontem, 29, em Setúbal, uma audição com membros de organizações representativas de trabalhadores de diversas empresas e sectores sobre os projectos de lei da sua autoria que visam revogar normas gravosas da legislação laboral, em discussão pública até meados de Fevereiro.
Jerónimo de Sousa pede um PCP forte para dar mais força à luta
FARO Vindos dos 16 concelhos do Algarve, centenas de pessoas participaram, dia 27, no comício regional do PCP. Jerónimo de Sousa reclamou um Partido «mais forte e reforçado» para «construir um Portugal com futuro».
Intenções não chegam para valorizar a agricultura
Reverter a privatização das cantinas escolares
INICIATIVA O PCP leva a cabo em Lisboa uma campanha pela reversão da privatização das cantinas escolares, que acusa de ter degrado a qualidade das refeições e as condições de trabalho.
Linha de manipulação
Ferroviários recusam <br>privatização da EMEF
MOBILIZAÇÃO No plenário de representantes dos trabalhadores que tem lugar hoje, no Entroncamento, vão ser decididas acções contra a anunciada privatização parcial da EMEF e por melhores salários.
Resistência e luta na Mitsubishi <br>contra «ajustamento» dos horários
DESREGULAÇÃO Na próxima semana, o SITE CSRA e os trabalhadores da Mitsubishi Fuso vão analisar as posições da administração e da ACT, depois das lutas em Janeiro pelo direito a recusar o «MAPP».
Trabalhadores das IPSS exigem <br>mais salário e redução de horário
REIVINDICAÇÃO No encontro nacional de trabalhadores das Instituições Particulares de Solidariedade Social foi admitido o recurso a formas de luta para garantir aumentos salariais todos os anos.
Resistir e lutar em unidade <br>é a via para obter resultados
ORGANIZAÇÃO Na refinaria de Sines, no Lidl, na SPdH e na Metro Transportes do Sul os resultados alcançados pelos trabalhadores comprovam que vale a pena resistir e lutar por emprego, direitos e salários.
Na rua dia 23 pelos CTT
Mais tempo de creches favorece empresas
Plenários no Grupo Amorim
Progressões abaixo do mínimo
Protesto em Monção
Greve na Seda Ibérica
Por medidas transversais e articuladas para cumprir direitos das pessoas com deficiência
DIREITOS Faltam medidas concretas para «responder às muitas necessidades e problemas» das pessoas com deficiência, alerta o PCP, que lembra como lhes são «negados todos os dias direitos fundamentais».
PCP propõe medidas estruturais na política florestal que atacam problemas de fundo
FLORESTA O Parlamento aprovou a recomendação proposta pelo PCP para que o Governo crie um programa para a redução e controlo da biomassa florestal.
Pelo cumprimento e reforço dos direitos de maternidade e paternidade
PARENTALIDADE Em nome do superior interesse da criança, o PCP quer ver alargado o tempo de licença de maternidade obrigatória de seis para nove semanas.
Na ex-Triumph a luta não vai parar
MURPI avança com propostas para envelhecer com dignidade
POLITICAS SOCIAIS No dia 24 de Janeiro, centenas de pessoas participaram no seminário «Envelhecer com direitos», promovido pela Confederação Nacional de Reformados Pensionistas e Idosos (MURPI).
Iniciativas no Algarve e em Almada reforçam luta pelo desarmamento
PAZ O CPPC realizou recentemente no Algarve e em Almada um conjunto de iniciativas inseridas na campanha pela adesão de Portugal ao Tratado de Proibição de Armas Nucleares.
Estudantes em luta de 19 a 23 de Março
UNIÃO A Associação de Estudantes (AE) da Secundária Carlos Amarante, em Braga, lançou um apelo a «todos os estudantes» para que «lutem» por uma «escola democrática».
Concurso de Bandas para o Palco Novos Valores
Hospital do Seixal mais próximo da realidade
Património de Beja conhece mais um triste episódio
Anafre aprova linhas de actuação até 2021
Greves por salários e condições laborais das prisões aos hospitais em França
LUTA Guardas prisionais e governo francês negoceiam para pôr fim à paralisação que afectou a maioria dos cárceres do país. Em luta por salários e direitos também estiveram, anteontem, os enfermeiros.
Falência da Carillion e bónus obscenos
REINO UNIDO O dirigente do Partido Trabalhista inglês Jeremy Corbyn defende que os directores da empresa de construção Carillion, falida, devem devolver os bónus multimilionários que receberam em libras esterlinas.
Fórum de Belgrado quer fechar base norte-americana de Bondsteel
Catalunha adia investidura
Leite em pó revela falência da estratégia liberalizadora da PAC
América Latina, UE e ingerência
PT avança com Lula à presidência e resistência a golpe em todo o Brasil
BRASIL Um dia depois de um tribunal de recurso ter confirmado e aumentado a condenação de Lula da Silva, o Partido dos Trabalhadores (PT) formalizou a pré-candidatura do ex-presidente às presidenciais de Outubro.
Macri usa populismo para impor «austeridade»
ARGENTINA O presidente argentino anunciou, segunda-feira, 29, o corte de 25 por cento nos gastos com cargos políticos, medida populista que visa ocultar os verdadeiros atingidos pela «austeridade».
Batalha campal nas Honduras
Vaga repressiva na Turquia
75 anos da vitória em Stalinegrado
«Sem independência a África não é nada»
Dez notas sobre financiamento partidário
DEMOCRACIA Nos últimos meses, como aliás em momentos anteriores, a Lei do Financiamento dos Partidos, aprovada em 24 de Abril de 2003 e que o PCP sempre combateu e combate, serviu uma vez mais para uma violenta campanha antidemocrática contra «os partidos», mas visando o PCP e a sua independência. Nestas páginas procura-se contribuir para o esclarecimento acerca do que verdadeiramente esteve em causa com as alterações introduzidas em Dezembro último na Lei do Financiamento dos Partidos e do significado profundo desta lei.