Iniciativas no Algarve e em Almada reforçam luta pelo desarmamento
PAZ O CPPC realizou recentemente no Algarve e em Almada um conjunto de iniciativas inseridas na campanha pela adesão de Portugal ao Tratado de Proibição de Armas Nucleares.
CPPC reforça parcerias para levar mais longe acção pela paz
Em Almada realizou-se no sábado, 27, uma sessão cultural pela paz e o desarmamento, que levou largas dezenas de pessoas ao cineteatro da centenária Academia Almadense, no coração da cidade. Promovida pelo CPPC com o apoio de instituições e associações do concelho, a sessão teve dança, pela Companhia de Dança de Almada e The Future Iz Us; música de Samuel, Rumores d’ Além Tejo e Almada Street Band; e poesia, na voz da actriz Luzia Paramés.
Entre as actuações, que constituíram momentos de singular beleza e imensa generosidade por parte dos artistas, houve lugar a pequenos mas significativos testemunhos sobre a importância e alcance da acção pela paz. O director artístico da Companhia de Teatro de Almada, Rodrigo Francisco; o presidente da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, Augusto Flor; a vice-presidente da União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, Susana Montalvo; e a directora da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Ana Pina, demonstraram como difundem no seu dia-a-dia os valores da paz, da solidariedade e da cooperação.
Em nome do CPPC, Hernâni Magalhães desenvolveu as temáticas já expostas no filme exibido ao início da sessão, reafirmando a justeza e urgência do desarmamento geral, simultâneo e controlado, que tem no Tratado de Proibição de Armas Nucleares um passo decisivo. O teor da petição que está em curso será levado à Assembleia da República para aí ser debatida, revelou.
Iniciativas no Algarve
Dias antes, uma delegação do CPPC, que incluía a presidente da direcção Ilda Figueiredo e ainda Sofia Costa, do núcleo do Algarve, esteve reunida com diversas instituições dos concelhos de Faro, Loulé, Olhão e Vila Real de Santo António, com o objectivo de programar actividades e parcerias no âmbito da educação para a paz, da cultura de paz e da campanha pela proibição das armas nucleares. Nestes encontros participou também uma representante do Sindicato do Professores da Zona Sul.
Para além das reuniões realizaram-se ainda sessões em duas escolas de Vila Real de Santo António e na Associação Cultural Recreativa República, em Olhão. Estas iniciativas serviram ainda para divulgar as exposições e a petição pela adesão de Portugal ao Tratado de Proibição de Armas Nucleares, recolher assinaturas, distribuir o boletim do CPPC e ainda concretizar novas adesões.