Comentário

América Latina, UE e ingerência

João Pimenta Lopes

O PCP é so­li­dário com as forças pro­gres­sistas e povos da Amé­rica La­tina

A ma­triz ca­pi­ta­lista da União Eu­ro­peia, as suas am­bi­ções im­pe­ri­a­listas, de­ter­minam as suas pre­ten­sões de in­ter­fe­rência sobre países ter­ceiros à es­cala global. Não se coibiu de impor a sua re­tó­rica mo­ra­lista para pres­si­onar, chan­ta­gear, san­ci­onar, agredir países so­be­ranos que afrontem os seus in­te­resses ou para que a eles se sub­ju­guem. A Amé­rica La­tina é uma te­má­tica re­cor­rente, no con­texto das dis­cus­sões do Par­la­mento Eu­ropeu (PE), como cor­reia de trans­missão das po­tên­cias eu­ro­peias, não só pela dis­cussão como pela omissão.

Na úl­tima sessão ple­nária do PE foi pro­mo­vida uma dis­cussão sobre a si­tu­ação na Colômbia, onde a di­reita pro­curou im­primir um ataque cer­rado às forças pro­gres­sistas, no­me­a­da­mente às FARC, a única parte as­si­nante do Acordo de Paz em­pe­nhada no seu es­cru­pu­loso cum­pri­mento. Já na sessão que de­cor­rerá na pró­xima se­mana pre­tende a di­reita dis­cutir Cuba, na sua es­tra­tégia de minar o Acordo de Co­o­pe­ração e Diá­logo, as­si­nado o ano pas­sado, an­te­ci­pando a reu­nião entre a UE e Cuba, no fundo, bus­cando a con­ti­nui­dade da po­lí­tica de em­bargo e iso­la­mento do povo cu­bano.

Pre­tendem ainda pro­mover a ené­sima dis­cussão e re­so­lução sobre a Ve­ne­zuela, num mo­mento em que se re­pro­duzem de­cla­ra­ções da Alta Re­pre­sen­tante, Fe­de­rica Moghe­rini, de in­ter­fe­rência e ameaça à Ve­ne­zuela, con­su­mando san­ções contra altas fi­guras da­quele país, ali­men­tando a di­reita re­ac­ci­o­nária e vi­o­lenta, a par da de­ses­ta­bi­li­zação eco­nó­mica e so­cial, com graves pre­juízos para o povo e, re­fira-se, para a subs­tan­tiva co­mu­ni­dade por­tu­guesa.

Ci­ni­ca­mente, surgem sem sur­presa as de­cla­ra­ções brandas e le­gi­ti­ma­doras da fraude elei­toral nas Hon­duras ou os si­lên­cios face ao es­can­da­loso pro­cesso po­lí­tico contra Lula da Silva, en­qua­drado numa brutal ofen­siva aos di­reitos so­ciais e la­bo­rais do povo bra­si­leiro a par da de­pau­pe­ração e saque das ri­quezas do Brasil. Si­lên­cios que se es­tendem a países como a Ar­gen­tina, Mé­xico, entre ou­tros, onde se es­pe­zi­nham os di­reitos dos povos, se somam per­se­gui­ções e mortes a li­deres po­lí­ticos e so­ciais.

Os de­pu­tados do PCP no PE as­sumem o seu com­pro­misso de so­li­da­ri­e­dade com as forças pro­gres­sistas, com os tra­ba­lha­dores e os povos da­quele con­ti­nente (como de resto em qual­quer parte do mundo).

No dia de saída desta edição de­corre no PE, com o nosso apoio e co­la­bo­ração, a ini­ci­a­tiva «Di­reitos das Ví­timas e o Acordo de Paz na Colômbia», que pre­tende si­na­lizar não só a re­le­vância da as­si­na­tura do acordo, mas os atrasos sig­ni­fi­ca­tivos na sua im­ple­men­tação e mesmo al­guns pre­o­cu­pantes re­cuos. Im­porta re­cordar que desde a as­si­na­tura do acordo, 42 in­te­grantes das FARC e 170 lí­deres so­ciais e ac­ti­vistas pela paz foram as­sas­si­nados às mãos do pa­ra­mi­li­ta­rismo que au­mentou e ocupou ter­ri­tório antes con­tro­lado pela guer­rilha.

Da mesma forma, na se­mana pas­sada, e também por ini­ci­a­tiva dos de­pu­tados do PCP, foi pos­sível a emissão de co­mu­ni­cados do GUE/​NGL de so­li­da­ri­e­dade quer com a luta do povo bra­si­leiro face à de­cisão de con­de­nação de Lula da Silva, quer com o povo ve­ne­zu­e­lano e a Re­vo­lução Bo­li­va­riana, face à im­po­sição de san­ções que a UE de­ter­minou impor.




Mais artigos de: Europa

Falência da Carillion e bónus obscenos

REINO UNIDO O di­ri­gente do Par­tido Tra­ba­lhista in­glês Je­remy Corbyn de­fende que os di­rec­tores da em­presa de cons­trução Ca­ril­lion, fa­lida, devem de­volver os bónus mul­ti­mi­li­o­ná­rios que re­ce­beram em li­bras es­ter­linas.

Catalunha adia investidura

O presidente do parlamento catalão desconvocou a sessão de anteontem na qual estava agendada a tomada de posse de Carles Puigdemont como presidente do governo autonómico. Em declarações à comunicação social, Roger Torrent explicou que se recusa a empossar outro...

Leite em pó revela falência da estratégia liberalizadora da PAC

O deputado do PCP no Parlamento Europeu Miguel Viegas esteve recentemente em Liége, na Bélgica, de visita a um dos armazéns utilizados pela Comissão Europeia para armazenar o leite em pó comprado nas diversas intervenções previstas na PAC para evitar a derrocada dos...