Greves por salários e condições laborais das prisões aos hospitais em França

LUTA Guardas pri­si­o­nais e go­verno francês ne­go­ceiam para pôr fim à pa­ra­li­sação que afectou a mai­oria dos cár­ceres do país. Em luta por sa­lá­rios e di­reitos também es­ti­veram, an­te­ontem, os en­fer­meiros.

Em­ma­nuel Ma­cron ainda não deu ga­ran­tias su­fi­ci­entes

A greve re­a­li­zada entre se­gunda e sexta-feira da se­mana pas­sada afectou mais de dois terços dos 188 es­ta­be­le­ci­mentos pri­si­o­nais gau­leses e teve como prin­ci­pais rei­vin­di­ca­ções a me­lhoria das con­di­ções de tra­balho e au­mentos sa­la­riais. Três sin­di­catos con­vo­caram o pro­testo, mas a or­ga­ni­zação com maior nú­mero de fi­li­ados no sector, a Ufap-Unas, aceitou pôr fim à pa­ra­li­sação pe­rante a pro­posta de acordo avan­çada pelo go­verno francês, a qual in­clui um pa­cote fi­nan­ceiro para fazer face às rei­vin­di­ca­ções pe­cu­niá­rias dos guardas pri­si­o­nais, bem como planos para a aqui­sição de equi­pa­mentos, cons­trução de novos cár­ceres e con­tra­tação de pes­soal.

A Con­fe­de­ração Geral dos Tra­ba­lha­dores (CGT), por seu lado, mantém a luta, con­si­de­rando que o exe­cu­tivo li­de­rado por Em­ma­nuel Ma­cron ainda não deu ga­ran­tias su­fi­ci­entes de sa­tis­fação das re­cla­ma­ções dos guardas pri­si­o­nais.

A França tem uma das po­pu­lação pri­si­o­nais mais nu­me­rosas da Eu­ropa e os ata­ques a guardas têm-se mul­ti­pli­cado nos úl­timos anos.

En­tre­tanto, para esta terça-feira, 30, vá­rias con­fe­de­ra­ções sin­di­cais, entre elas a CGT, con­vo­caram uma jor­nada na­ci­onal dos en­fer­meiros de cui­dados con­ti­nu­ados e pa­li­a­tivos. Previa-se que para além da greve, os pro­fis­si­o­nais se jun­tassem em duas grandes ma­ni­fes­ta­ções em Paris e em Mar­selha, em de­fesa de me­lho­rias sa­la­riais e con­di­ções nas ins­ti­tui­ções, as quais, acusam, não são dignas nem para tra­ba­lha­dores nem para os idosos de­pen­dentes que nelas se en­con­tram.



Mais artigos de: Europa

Falência da Carillion e bónus obscenos

REINO UNIDO O di­ri­gente do Par­tido Tra­ba­lhista in­glês Je­remy Corbyn de­fende que os di­rec­tores da em­presa de cons­trução Ca­ril­lion, fa­lida, devem de­volver os bónus mul­ti­mi­li­o­ná­rios que re­ce­beram em li­bras es­ter­linas.

Catalunha adia investidura

O presidente do parlamento catalão desconvocou a sessão de anteontem na qual estava agendada a tomada de posse de Carles Puigdemont como presidente do governo autonómico. Em declarações à comunicação social, Roger Torrent explicou que se recusa a empossar outro...

Leite em pó revela falência da estratégia liberalizadora da PAC

O deputado do PCP no Parlamento Europeu Miguel Viegas esteve recentemente em Liége, na Bélgica, de visita a um dos armazéns utilizados pela Comissão Europeia para armazenar o leite em pó comprado nas diversas intervenções previstas na PAC para evitar a derrocada dos...

América Latina, UE e ingerência

A matriz capitalista da União Europeia, as suas ambições imperialistas, determinam as suas pretensões de interferência sobre países terceiros à escala global. Não se coibiu de impor a sua retórica moralista para pressionar,...