Hospital do Seixal mais próximo da realidade

De­pois de su­ces­sivos atrasos, os mi­nis­té­rios da Saúde e das Fi­nanças pu­bli­caram, dia 22 de Ja­neiro, uma por­taria con­junta que au­to­riza o lan­ça­mento do con­curso para a con­cepção e pro­jecto do Hos­pital de Pro­xi­mi­dade do Seixal, num valor total de 1,2 mi­lhões de euros, re­par­tido por 2018 e 2019.

Jo­a­quim Santos, pre­si­dente da Câ­mara Mu­ni­cipal do Seixal, re­feriu, na­quele dia, que «foi dado mais um passo para que o Hos­pital do Seixal seja uma re­a­li­dade». «Só ter­mi­na­remos esta luta no dia em que inau­gu­rarmos este equi­pa­mento. Con­ti­nu­a­remos a rei­vin­dicar a cons­trução do hos­pital como temos vindo a fazer desde 2001», afirmou o eleito do PCP.

O Hos­pital do Seixal re­pre­senta um in­ves­ti­mento total de 60 mi­lhões de euros e vai per­mitir des­con­ges­ti­onar o Hos­pital Garcia de Orta, que foi pro­jec­tado para servir 150 mil ha­bi­tantes e serve atu­al­mente 450 mil re­si­dentes nos con­ce­lhos do Seixal, Al­mada e Se­simbra.

Di­reito à saúde
A Co­missão Con­ce­lhia do Seixal do PCP des­tacou que a de­cisão do Go­verno «foi fruto da luta das po­pu­la­ções» dos con­ce­lhos do Seixal, Al­mada e Se­simbra.

Em nota de im­prensa, o Par­tido não es­quece «o his­tó­rico de um hos­pital com pro­to­colo as­si­nado em 2009 não cum­prido, com verba de 10 mi­lhões de euros no Or­ça­mento do Es­tado de 2017, não exe­cu­tada, com agora o prazo de 2019, para afirmar que face à ne­ces­si­dade das po­pu­la­ções, não é pos­sível adiar mais este in­ves­ti­mento».

De facto, acres­centam os co­mu­nistas, «esta por­taria re­mete-nos para há oito anos, quando de­cisão se­me­lhante foi to­mada em 2010», com o con­curso dos pro­jectos a ser lan­çado, mas a não ser ad­ju­di­cado pelo go­verno PS. De­pois, o go­verno PSD/​CDS travou o pro­cesso. «O PS, a par do PSD e do CDS, são os prin­ci­pais res­pon­sá­veis pelo atraso de 10 anos que leva o pro­cesso do Hos­pital do Seixal», acusa o PCP.




Mais artigos de: Nacional

MURPI avança com propostas para envelhecer com dignidade

PO­LI­TICAS SO­CIAIS No dia 24 de Ja­neiro, cen­tenas de pes­soas par­ti­ci­param no se­mi­nário «En­ve­lhecer com di­reitos», pro­mo­vido pela Con­fe­de­ração Na­ci­onal de Re­for­mados Pen­si­o­nistas e Idosos (MURPI).

Estudantes em luta de 19 a 23 de Março

UNIÃO A As­so­ci­ação de Es­tu­dantes (AE) da Se­cun­dária Carlos Ama­rante, em Braga, lançou um apelo a «todos os es­tu­dantes» para que «lutem» por uma «es­cola de­mo­crá­tica».

Concurso de Bandas para o Palco Novos Valores

Pelo 21.º ano consecutivo, estão abertas as inscrições (www.jcp.pt) para apurar – nas eliminatórias que se vão realizar de Norte a Sul do País – os grupos que vão actuar na Festa do Avante!, no Palco Novos Valores. Por este...

Património de Beja conhece mais um triste episódio

A «derrocada na muralha do Parque Vista Alegre», em Beja, é da responsabilidade do actual executivo municipal do PS, acusa a CDU, que em reunião de Câmara havia já alertado para o problema. O aluimento aconteceu no sábado, numa parte da muralha junto à entrada...

Anafre aprova linhas de actuação até 2021

A cidade de Viseu acolheu, entre sexta-feira e domingo últimos, o XVI Congresso da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), onde se perspectivou a actuação das autarquias para os próximos quatro anos. Os cerca de 1200 delegados elegeram, no domingo, 28, os...