Actual
O acordo alemão
Actual
O manto do populismo
Actual
Ricas famílias
Crónica Internacional
Boas notícias da Coreia
PCP
Serviços públicos, País desenvolvido
Para o PCP, os serviços públicos são decisivos para o regime democrático, para a evolução das condições de vida dos trabalhadores e do povo, para a soberania do País. Fazem parte da política alternativa patriótica e de esquerda que propomos.
A talhe de foice
A mentira
Produzir mais para o País avançar
MOIMENTA DA BEIRA Portugal tem condições para criar mais emprego e riqueza, com reflexos no combate a défices e na promoção da coesão económica e social do território, concluiu-se da visita de Jerónimo de Sousa a Moimenta da Beira, sábado, 13.
A calúnia das alegadas «perdas de água» no abastecimento público
Em defesa do emprego e da produção nacional
ECONOMIA O PCP intervém em todas as frentes para garantir a continuidade da laboração na Cofaco, na General Electric e na Electro Arco e defender os postos de trabalho e os direitos.
Preconceito moral e de classe
CGTP-IN vai intensificar a luta <br>num ano decisivo para resultados
REIVINDICAÇÃO O Plenário Nacional de Sindicatos saudou as muitas acções realizadas e em curso, valorizou os resultados obtidos e apelou à intensificação da luta, sobretudo pelo aumento dos salários.
Greves na Seda Ibérica <br>por salários e direitos
LUTA Os trabalhadores da Seda Ibérica Embalagens, em Paço de Arcos, voltam hoje à greve, para exigirem aumentos salariais e o pagamento do subsídio de turno de acordo com a contratação colectiva.
Firmeza na fábrica da Triumph <br>merece ainda mais solidariedade
RESISTIR Completam-se duas semanas de vigília permanente dos trabalhadores, em defesa do presente e do futuro da fábrica de que a multinacional Triumph se desfez e que a Gramax levou à insolvência.
Respostas urgentes na Saúde <br>exigidas ao Governo no Algarve
GOVERNO No documento que o SEP/CGTP-IN entregou dia 12 ao primeiro-ministro, em Faro, chama-se a atenção para os problemas, as propostas e a prolongada falta de respostas do poder central.
Despedimento na refinaria <br>leva trabalhadores a Lisboa
Justiça em luta
Nada no OE impede aumentos salariais
Fesete insiste no fim dos salários baixos
PCP propõe plano de emergência para resolver problemas estruturais na saúde
SAÚDE O PCP vai submeter à AR um plano de emergência para resolver os problemas na saúde onde se incluem medidas de reforço dos meios humanos, financeiros e materiais do SNS.
Avaliar impactos do consumo da cannabis na saúde e da sua utilização para fins terapêuticos
SAÚDE AR aprova recomendação do PCP ao Governo para que analise evolução dos impactos na saúde do consumo de cannabis e do seu uso para fins terapêuticos.
PCP defende comissão para efectivar os direitos das crianças e promover a inclusão social
DIREITOS O PCP defende a criação de uma entidade que promova e acompanhe a defesa dos direitos das crianças, de forma contínua e permanente, que dê cumprimento àquela que é uma missão do Estado.
Acesso aos metadados suscita pedido de fiscalização da constitucionalidade
Por mais apoios e novas respostas aos efeitos da seca
Defender o serviço público e universal dos CTT
INDIGNAÇÃO O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) alerta para a degradação, «como não há memória», do serviço prestado pelos CTT. A luta contra o encerramento das estações prossegue em todo o País.
Agricultores reclamam medidas urgentes
FLORESTA Os agricultores e produtores florestais afectados pelos incêndios entre Julho e Outubro de 2017 consideram «insuficientes» e «desadequadas» as medidas de apoio avançadas e anunciadas pelo Governo.
MURPI contesta decisão de Correia de Campos
DIREITO A Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI) reafirma o seu direito de representatividade permanente no Conselho Económico e Social (CES).
Custos do saneamento insuportáveis em Gondomar
INJUSTIÇA Os vereadores do PCP na Câmara de Gondomar contestam os «preços escandalosos» que a empresa responsável pelo tratamento de águas residuais do concelho pretende cobrar à população de Melres e Medas.
Seis hospitais públicos por um privado em Lisboa
Évora exige novo hospital
JCP luta pela democracia nas escolas
Luto associativo nacional
De Sul a Norte pela paz
Esclarecer a população de Loures
Solidariedade com o povo brasileiro
Conferência em Bruxelas pelo fim das armas nucleares
DESARMAMENTO O Tratado de Proibição das Armas Nucleares esteve em debate no Parlamento Europeu no dia 10, numa conferência promovida pelo PCP em cooperação com outras delegações do GUE/NGL.
O Brexit e a composição do Parlamento Europeu
Greves e manifestações na Grécia
Economia alemã cresce
«O povo é que decidirá sobre a candidatura de Lula»
Tunisinos manifestam-se contra «fome e pobreza»
PROTESTOS Grandes manifestações populares tiveram lugar em diversas cidades da Tunísia, nos primeiros dias de Janeiro, em protesto contra a subida de impostos, a pobreza, o desemprego e a corrupção.
Diálogo na Venezuela entre governo e oposição
PC da Argentina fez 100 anos
Estados Unidos ameaçam romper acordo nuclear com Irão
Um racista na Casa Branca
TPIJ, braço «judicial» da destruição da Jugoslávia
IMPERIALISMO O Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia (TPIJ) fechou portas nos últimos dias de 2017, encerrando-se assim um dos mais vergonhosos processos de manipulação do direito internacional de que há memória. Tal como o nazi-fascismo em Leipzig, a nova ordem mundial pós-soviética teve em Haia o seu simulacro de Justiça.
O rentismo no sector eléctrico
ENERGIA Há já muitas décadas, diversas entidades públicas e privadas, organizações universitárias e sociopolíticas, bem como personalidades de vários quadrantes, demonstraram o interesse económico das fontes endógenas de energia, e, em particular, as renováveis, e fizeram-no num enquadramento independente da questão climática focada nos últimos anos.
História
Acto heróico e fonte de ensinamentos
Defesa Nacional
Novas denominações, velhos objectivos e perigosas consequências
TVisto
Talvez um activo em risco
6 de Janeiro – Dia de Reis
DIREITOS RESERVADOS
A comemoração do Dia de Reis, que a Igreja Católica celebra como Epifania a partir da Idade Média, terá a sua origem nos rituais pagãos da Roma antiga do solstício de Inverno, em honra de Saturno, deus da agricultura, quando se celebrava o fim do período mais escuro do ano e o regresso da luz, o nascimento do Sol Invictus. Por essa altura, segundo diversos autores, os romanos trocavam entre si o bolo janual e pequenas lembranças, e nos banquetes festivos elegiam o rei da festa tirando à sorte com favas, pelo que também era designado por «rei da fava». Decorrerá da apropriação dos rituais pagãos pela Igreja Católica a tradição de comemorar o Dia de Reis, bem como o bolo em forma de coroa recheado e enfeitado com frutos secos e cristalizados, simbolizando pedras preciosas, a que chamamos Bolo Rei. Surgido em França, no tempo de Luís XIV, para as festas do Ano Novo e do dia de Reis, a história deste bolo está marcada por várias curiosidades, como a sua proibição em 1789, em plena Revolução Francesa, o que levou os pasteleiros a mudar-lhe o nome para «Gâteau des sans-cullottes». Também em Portugal, onde se popularizou no séc. XIX, se tentou proibir o seu fabrico ou dar-lhe outro nome após a proclamação da República, mas sem sucesso.