Crónica Internacional
Lutar pela Paz!
PCP
Travar a Altice e o seu paradigma
Em linha com o que o Partido concluiu no XX Congresso, a situação na comunicação social é marcada pela intensificação do processo de concentração e controlo do grande capital, financeiro e multinacional, nos grupos económico-mediáticos, com as consequências à vista.
A talhe de foice
Cacarejando
Actual
Já não é dia de Natal
Actual
Este país não é para bebés
Actual
A Bolsa ou a vida
Acontecimentos do ano em imagens
BALANÇO São muitos os acontecimentos, lutas e iniciativas realizados em 2017 que ficarão gravados na memória do colectivo partidário e na consciência dos trabalhadores e do povo. Nas páginas que se seguem publicamos dezenas de imagens reveladoras do que foi o ano que agora termina, em termos de acção partidária, luta de massas e acontecimentos internacionais relevantes.
Jerónimo de Sousa reafirma direito soberano do povo português a decidir do seu destino
RUPTURA Jerónimo de Sousa interveio, no dia 21, numa das conferências promovidas pelo Diário de Notícias por ocasião do seu 153.º aniversário, que decorreram sob o lema «Os Compromissos de Portugal com a Europa».
Esclarecer, mobilizar, apontar caminhos
É preciso ir mais longe na recuperação de direitos
ORÇAMENTO Comentando a promulgação do Orçamento pelo Presidente da República, o PCP recusa qualquer caminho que represente um regresso à política de agravamento da exploração e empobrecimento.
Com o PCP em 2018 para persistir na luta
AVANÇAR Na mensagem de Ano Novo, o Secretário-geral do PCP afirmou que é necessário «persistir nas empresas e locais de trabalho», porque a esperança num ano melhor «não cai do céu».
Governo cobre ilegalidades da Uber e Cabify
Mais luta em 2018 garantida nas greves
SALÁRIOS Nestes últimos dias ocorreram greves na grande distribuição comercial, na Somincor, na Petrogal, nos CTT, em call-centers. No novo ano, a CGTP-IN vai intensificar a luta nas empresas.
Greve nos CTT focou atenção no destino do serviço público
Somincor parada
Petrogal admite negociar
Pelos feriados nos call centers
Plenários
PCP critica esvaziamento do SNS e insta Governo a valorizar os profissionais de saúde
Há factores preocupantes no Serviço Nacional de Saúde, considera o PCP, que aponta o dedo à continuada carência de profissionais e à transferência da prestação de cuidados para o sector privado.
AR aprova propostas do PCP em defesa e apoio das MPME
O Parlamento aprovou um diploma do PCP com uma série de medidas concretas dirigidas à desburocratização e ao apoio às micro, pequenas e médias empresas.
MURPI assinala 40.º aniversário com seminário para defender direitos
SOCIEDADE O MURPI vai realizar, dia 24 de Janeiro, às 14 horas, no Fórum Romeu Correia, em Almada, o seminário «Envelhecer com direitos. Direito à protecção social e à saúde».
De Portugal para a Palestina com a certeza da vitória
SOLIDARIEDADE Nos dias 20 e 21, em Lisboa e no Porto, duas vibrantes acções deram corpo à solidariedade com a Palestina face à provocação dos EUA de reconhecerem Jerusalém como capital de Israel.
Orçamento marcado por injustiças em Leiria
Vitória do táxi na Europa
«Pilar social» é operação cosmética das políticas neoliberais da União Europeia
POLÍTICA SOCIAL A recente assinatura do chamado «Pilar Europeu dos Direitos Sociais» constitui «uma tentativa de branqueamento» das políticas anti-sociais levadas a cabo pela União Europeia, afirmam os deputados do PCP no PE.
Catalães repudiam política centralista e reaccionária
CATALUNHA As eleições regionais realizadas, dia 21, na Catalunha saldaram-se numa clamorosa derrota do Partido Popular de Mariano Rajoy e na renovação da maioria parlamentar dos partidos independentistas.
Bruxelas abre procedimento contra a Polónia
A «parceria» ACP-UE
EUA instigam regresso da guerra ao Donbass
Artigo de acesso livre
UCRÂNIA O fornecimento de armas pelos EUA à Ucrânia «pode provocar novas vítimas no nosso vizinho», alerta o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa.
Cuba critica retrocesso nas relações com EUA
BLOQUEIO «Em 2017 fomos testemunhas de um grave e irracional retrocesso das relações Cuba-EUA», afirmou Raúl Castro, que rejeitou responsabilidades no sucedido.
Estatuto de Jerusalém rejeitado apesar das ameaças dos EUA
Revolta por indulto a Fujimori
Luta continua nas Honduras
DACA, o prelúdio de uma tragédia
A Revolução de Outubro vive e viverá!
SOCIALISMO Com a sessão evocativa de 9 de Dezembro no Porto em que, após um belíssimo espectáculo de música, dança e canto de denso conteúdo revolucionário, usou da palavra o Secretário-geral do Partido, encerrou-se o programa central de comemoração da Revolução de Outubro promovida pelo PCP. Ao longo de todo o ano de 2017, cumprindo a Resolução do Comité Central de 18 de Setembro de 2016, tiveram lugar centenas de iniciativas – acões de propaganda, exposições, conferências, debates temáticos, artigos, livros – em que é de salientar a realização do Seminário «Socialismo, exigência da actualidade e do futuro» e o grande Comício de 7 de Novembro no Coliseu dos Recreios de Lisboa precisamente cem anos depois das salvas do cruzador Aurora e do assalto ao Palácio de Inverno.