Somincor parada

Os trabalhadores da Sociedade Mineira de Neves-Corvo (Somincor, do Grupo Lundin Mining) iniciaram ontem, 27, às 6 horas, uma greve de 24 horas, continuando convocada outra paralisação para amanhã, dia 29, igualmente a partir das 6 horas e de igual duração.

Na sexta-feira, 22, primeiro dia desta série de greves, o poço de extracção e as duas lavarias não tiveram laboração, como disse à agência Lusa um dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira. Jacinto Silvério precisou que «não foi extraído minério» e «não foi tratado nem produzido nenhum grama de concentrado». Desde o primeiro turno, muitos dos trabalhadores permaneceram concentrados na entrada para o complexo mineiro.

A direcção regional de Beja do PCP reafirmou a solidariedade aos trabalhadores em greve, transmitida no local pelos deputados João Pimenta Lopes (PE) e João Ramos (AR), juntamente com outros dirigentes do Partido.

Ainda no dia 22, o sindicato acusou a administração de «mentira, má-fé, coacção, pressão e repressão». Refutando afirmações sobre um «acordo», esclareceu em comunicado que apenas aceitou submeter as posições patronais a plenário e estas foram «claramente rejeitadas», pois apenas 17 trabalhadores as aceitaram.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Mais luta em 2018 garantida nas greves

SALÁRIOS Nestes últimos dias ocorreram greves na grande distribuição comercial, na Somincor, na Petrogal, nos CTT, em call-centers. No novo ano, a CGTP-IN vai intensificar a luta nas empresas.

Petrogal admite negociar

Depois da greve realizada entre dias 10 e 18, nas refinarias do Porto e de Sines, em terminais e parques e nos serviços centrais, abrangendo também todo o trabalho suplementar, a administração da Petrogal aceitou retomar as negociações directas com os representantes dos...

Pelos feriados nos call centers

Os trabalhadores contratados através da Randstad para os centros de contacto da EDP, da NOS e da MEO fizeram greve nos dias 24, 25 e 26 de Dezembro, e voltam a parar de 31 de Dezembro a 2 de Janeiro. A luta, convocada pelo SNTCT e pelo SIESI (que referiram níveis de adesão, no primeiro dia, entre...

Plenários

Para dar conta do resultado da última reunião com a associação patronal Antram, a Fectrans/CGTP-IN realiza no dia 30, sábado, às 10 horas, em Oliveira de Azeméis, um plenário de trabalhadores do sector rodoviário de mercadorias. Nos dias 3, 4, 5 e 8 de...