EUA instigam regresso da guerra ao Donbass

UCRÂNIA O fornecimento de armas pelos EUA à Ucrânia «pode provocar novas vítimas no nosso vizinho», alerta o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação Russa.

Em causa está a venda de armamento ao governo títere ucraniano

Lusa

Image 24182


A advertência da chancelaria das relações exteriores de Moscovo foi feita depois de os EUA terem confirmado, sábado, 23, o reforço da sua assistência em matéria de defesa à Ucrânia, invocando a necessidade de Kiev assegurar a soberania sobre o seu território e «construir a sua defesa a longo prazo».

Em causa está a venda de armamento ao governo títere ucraniano, designadamente mísseis antitanque no valor de 47 milhões de dólares, e espingardas automáticas, incluindo para franco-atiradores, no valor de 41 milhões de dólares.

O Departamento de Estado norte-americano defende que «a ajuda é totalmente defensiva» e visa «dissuadir futuras agressões», mas o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo insiste que se «os revanchistas de Kiev estão a atirar todos os dias no Donbass» porque «não querem realizar negociações de paz e sonham em fazer desaparecer a população insurrecta», «os EUA decidiram dar-lhes armas para o fazer».

«Esta decisão prejudica o trabalho de implementação os acordos de Minsk de 2015», sublinhou igualmente o Kremlin, para quem «não há outra maneira de resolver o conflito interno ucraniano» a não ser através de «um diálogo directo e honesto» entre Kiev e as auto-proclamadas repúblicas de Lugansk e Donetsk, na região do Donbass, Leste da Ucrânia.

A guerra na Ucrânia provocou, entre 2014 e 2015, cerca de dez mil mortos e inúmeros deslocados.

Recorde-se que na segunda-feira, 19, Donald Trump apresentou a nova estratégia de defesa nacional de Washington atribuindo à Rússia e à China o estatuto de potências rivais que procuram desafiar o poder dos EUA e minar a segurança e prosperidade do país, algo que foi imediatamente criticado por Moscovo e Pequim, para quem tal traduz o regresso à linguagem e às práticas da chamada «guerra fria».





Mais artigos de: Internacional

Estatuto de Jerusalém rejeitado apesar das ameaças dos EUA

A Assembleia Geral (AG) das Nações Unidas declarou «nulo e sem efeito» o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel por parte dos EUA. A resolução apresentada faz hoje uma semana por um grupo de países árabes e islâmicos foi aprovada por 128...

Revolta por indulto a Fujimori

Milhares de pessoas saíram às ruas nas principais cidades peruanas para contestar o indulto concedido pelo actual presidente, Pedro Pablo Kuczynski, ao ex-mandatário Alberto Fujimori. Os protestos começaram logo no dia de Natal e atingiram o pico no dia 26 com uma...

Luta continua nas Honduras

«A ditadura foi vencida nas urnas e o povo deve continuar as manifestações pacíficas pela democracia», considera a Aliança da Oposição contra a Ditadura, liderada pelo ex-presidente Manuel Zelaya, destituído em 2009 por um golpe de Estado....

DACA, o prelúdio de uma tragédia

Com o beneplácito do Partido Democrata, o Congresso dos EUA adiou para 2018 qualquer solução para ex-beneficiários do Deferred Action for Childhood Arrival (DACA), sujeitando 800 mil imigrantes a despedimentos e deportações. Promessa eleitoral da segunda campanha de Obama,...