Editorial
Opinião
Actual

Liliana e os seus sete filhos

A história de Liliana Melo e dos seus sete filhos tornou-se conhecida quando o caso chegou à comunicação social,...
Actual

Outras «torres gémeas»

Ao que parece, mais um gigante bancário – o Deutsche Bank – está a caminho de se afundar. Tem quase século e...
PCP

Um Partido com rumo<br>e projecto

A virulenta ofensiva ideológica contra o Partido não constitui surpresa. Ela seria, por si só, tão natural quanto o terreno em que se desenvolve e as condições de luta numa sociedade de classes com interesses antagónicos, mas reforçada no nosso País por essa realidade inapagável de uma revolução que tocou fundo nas estruturas sócio-económicas do capital monopolista e para a qual o PCP jogou papel decisivo.

A talhe de foice

Os mentirosos

Há precisamente um ano, o governo do PaF produziu legislação arredando o Banco de Portugal da exclusividade de convidar...
Crónica Internacional

Líbia, caos e história

A Líbia voltou recentemente às primeiras páginas dos jornais. Não por se vislumbrar saída para a...
Em Foco

Mais força aos trabalhadores

«Organização, Unidade e Luta – A força dos trabalhadores. Emprego com direitos, Soberania, Progresso social», lema do 13.º Congresso da CGTP-IN, reafirma princípios e objectivos que marcaram o período preparatório e que vão determinar o essencial dos conteúdos em discussão nos dias 26 e 27 de Fevereiro, no Complexo Municipal dos Desportos «Cidade de Almada».

Aumentar a difusão<br>e a leitura

Este ano, o aniversário do Avante! assinala-se sob a égide da campanha de difusão que o Partido tem em curso, com o objectivo de elevar consideravelmente as vendas do órgão central, quer na organização partidária quer junto dos trabalhadores e do povo.

PCP

Instrumento decisivo<br>da luta do Partido

«O reforço do Avante! significará sempre reforço do Partido e sem reforço do Partido é impensável o reforço do Avante!», afirmou Jerónimo de Sousa no encontro de quadros de Lisboa realizado no sábado.

Rejeitar pressões<br>e ingerências

No comício realizado no dia 12 em Santarém, Jerónimo de Sousa repudiou as pressões e chantagens exercidas pela União Europeia sobre as instituições nacionais visando condicionar o conteúdo do Orçamento do Estado.

PCP prepara Congresso

O deputado e dirigente do Partido nos Açores, Aníbal Pires, apresentou na segunda-feira, 15, as conclusões da...
Trabalhadores

Resistir para melhorar

A proposta de Orçamento do Estado para 2016 «reflecte, no seu conjunto, uma alteração do rumo» seguido pelo governo PSD-CDS, mas sofre a marca dos constrangimentos do Tratado Orçamental e das chantagens da UE, afirmou anteontem a CGTP-IN.

Prioridade aos salários na PT

Desde que a Altice comprou a Portugal Telecom não houve uma medida que promovesse a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, protestou o SNTCT, comentando a terceira reunião de negociação do acordo colectivo de trabalho.

Realidade que urge alterar

Na análise aos dados divulgados pelo INE, a CGTP-IN destaca que o número de desempregados continua muito elevado, que a esmagadora maioria não tem qualquer tipo de protecção e que 2015 ficou marcado pelo aumento da precariedade.

Trabalho para as 35 horas

A par de reuniões com o Governo, para concretizar a reposição da duração semanal do trabalho em 35 horas em toda a Administração Pública, foram assinados novos acordos no poder local.

Greve na Seda Ibérica

Os trabalhadores da Seda Ibérica, localizada em Paço de Arcos, Oeiras, iniciaram anteontem, 16, uma greve de duas horas por...

Os lucros da Galp falam

Os 639 milhões de euros que o Grupo Galp Energia registou em 2015 e que representam um acréscimo de mais de 70 por cento,...

Em defesa do património

O Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia (Starq) tornou pública uma tomada de posição sobre o estado actual do...

Enfermeiros alertam

A Urgência Pediátrica do Centro Hospitalar Lisboa Norte defronta-se com grave carência de...
Assembleia da República

Inqualificáveis pressões<br>e chantagens

O Secretário-geral do PCP voltou a criticar as «pressões e chantagens» sobre o País e as suas instituições, em particular as que provêm da União Europeia (UE) a pretexto do Orçamento do Estado, condenando simultaneamente PSD e CDS por fazerem coro nesta campanha que apelidou de «inqualificável».

Um quadro que envergonha<br>a todos

A questão dos refugiados está a «ultrapassar todos os limites», alerta o PCP, que acusa a União Europeia de seguir a mesma linha adoptada por estados que «constroem muros e adoptam legislações xenófobas e racistas», como é o caso da Dinamarca.

Travadas mexidas negativas

O Parlamento aprovou, dia 5, o projecto de resolução do PCP para a cessação de vigência do diploma aprovado...
Nacional

Algarve em defesa do SNS

As comissões de utentes do Serviço Nacional de Saúde do Algarve (SNS) realizaram no sábado, 13, uma acção conjunta nos hospitais de Faro, Portimão e Lagos.

Lutar pelo direito a estudar

Nos dias 10 e 24 de Março, os estudantes do ensino básico e secundário, de Norte a Sul do País, vão exigir mais financiamento para a Educação.

Negócio escandaloso

Um conjunto de organizações lançou uma petição «Em defesa dos serviços públicos de água, saneamento e resíduos», dirigida à Assembleia da República.

Água mais cara em Aljustrel

Em Aljustrel o preço da factura da água pode subir, em média, 20 por cento, advertem, em nota de imprensa, os...

CDU contesta aumentos

A CDU vai realizar amanhã, 19, em Belmonte, distrito de Castelo Branco, uma sessão pública sobre o aumento, desde...

Bairro 25 de Abril discriminado

Na Câmara de Lagos foi chumbada, no dia 3, com os votos contra do PS, uma proposta da CDU, apresentada pela vereadora Maria...

Acção na Linha de Cascais

Para ontem, 17, estava prevista uma acção de sensibilização e denúncia junto dos utentes da Linha de...

Renoldy indemniza Alpiarça

A Renoldy, empresa de produtos lácteos, indemnizou a Câmara de Alpiarça em 170 mil euros, na sequência do...
Europa

Em defesa do direito à greve

Milhares de pessoas manifestaram-se, dia 11, na capital de Espanha, em solidariedade com sindicalistas da Airbus e em defesa do direito à greve.

Protesto no ensino

Milhares de húngaros manifestaram-se, dia 13, em Budapeste contra a reforma do ensino público, num dos maiores protestos contra o governo de direita de Viktor Orban.

NATO trava refugiados

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, anunciou, dia 11, que o agrupamento naval permanente número dois, em missão...
Internacional

Mais gasolina para a fogueira

Turquia e Arábia Saudita pretendem enviar tropas para a Síria, iniciativa que os aliados da República Árabe advertem que pode levar a uma escalada da guerra para lá das fronteiras do Médio Oriente.

China e Rússia denunciam ameaça

Pequim e Moscovo acusam o governo norte-americano de manipular a questão nuclear na península coreana para ali instalar um sistema de mísseis que, dizem, ameaça a sua segurança.

Recorde de vítimas afegãs

O número dos que morreram ou resultaram feridos em resultado da guerra no Afeganistão atingiu, em 2015, a maior cifra dos últimos anos, adverte a ONU.

Temas

A perversa irracionalidade<br>das potências que dominam<br>o mundo

As profundas variações do preço do petróleo bruto, e, em sequência, do preço dos refinados têm gerado dúvidas, perplexidades e incompreensões. A situação, que continua a desenvolver-se, para além de perigosa, começa até a gerar profundas contradições.

Argumentos
História

A Guerra do Golfo

O quarto de século desde a Guerra do Golfo de Janeiro-Fevereiro 1991 tornou mais claro o seu significado...
TVisto

Um regresso, agora

Há pouco menos de um ano, foi aqui registada a inclusão na programação do Fox Crime, canal distribuído por...
Memória
Aconteceu

Cante alentejano encanta Madrid

O cante alentejano fez-se ouvir, dia 13, pela primeira vez, em Madrid, com a actuação dos cantadores de Vila Nova de São...

Reuniões e iniciativas

Soluções para o País, defender serviços públicos,taxar o...

A semana em resumo

Frases

“Seremos sempre um elemento de pressão sobre o Governo no sentido de garantir maior...