Em defesa do património

O Sin­di­cato dos Tra­ba­lha­dores de Ar­que­o­logia (Starq) tornou pú­blica uma to­mada de po­sição sobre o es­tado ac­tual do sector da Ar­que­o­logia e do Pa­tri­mónio, na qual apre­senta as suas rei­vin­di­ca­ções com vista à al­te­ração da po­lí­tica que tem vindo a ser se­guida na área da Cul­tura, no­me­a­da­mente pelo an­te­rior go­verno. 
Em jeito de di­ag­nós­tico, num con­texto da «brutal ofen­siva» ao sector, o sin­di­cato re­fere-se ao «es­va­zi­a­mento de meios hu­manos e ma­te­riais» (re­sul­tado das su­ces­sivas al­te­ra­ções or­gâ­nicas efec­tu­adas pelos úl­timos go­vernos), à «ex­trema pre­ca­ri­e­dade», à «des­qua­li­fi­cação das con­di­ções de tra­balho», bem como à «re­dução sa­la­rial num sector mai­o­ri­ta­ri­a­mente sem acesso a con­tratos de tra­balho».

Na área do Pa­tri­mónio Imóvel, «a si­tu­ação é gri­tante», afirma o Starq, con­si­de­rando ina­cei­tável «a ali­e­nação in­dis­cri­mi­nada de fortes e quar­téis clas­si­fi­cados», a «con­cessão a pri­vados de mo­nu­mentos e sí­tios» ou a «cri­ação de es­tru­turas de ca­pital pú­blico ou pú­blico-pri­vado com o claro ob­jec­tivo de mer­can­ti­li­zação da cul­tura».

Ex­pres­sando uma «grave pre­o­cu­pação» pelo es­tado a que mu­seus, mo­nu­mentos, sí­tios ar­que­o­ló­gicos e o pa­tri­mónio em geral che­garam, o sin­di­cato afirma a ne­ces­si­dade de uma «po­lí­tica de va­lo­ri­zação da cul­tura e dos seus tra­ba­lha­dores» e exige: re­so­lução dos pro­blemas mais graves cau­sados pelo en­ve­lhe­ci­mento dos tra­ba­lha­dores em fun­ções pú­blicas dos mu­seus e da tu­tela; es­ta­be­le­ci­mento de um plano de emer­gência para o pa­tri­mónio cul­tural; sus­pensão da venda ou ce­dência de imó­veis com valor pa­tri­mo­nial per­ten­centes ao Es­tado que foram alvo de um plano de «ren­ta­bi­li­zação»; fim da cons­tante pre­ca­ri­e­dade dos tra­ba­lha­dores do pa­tri­mónio.




Mais artigos de: Trabalhadores

Resistir para melhorar

A pro­posta de Or­ça­mento do Es­tado para 2016 «re­flecte, no seu con­junto, uma al­te­ração do rumo» se­guido pelo go­verno PSD-CDS, mas sofre a marca dos cons­tran­gi­mentos do Tra­tado Or­ça­mental e das chan­ta­gens da UE, afirmou an­te­ontem a CGTP-IN.

Prioridade aos salários na PT

Desde que a Al­tice com­prou a Por­tugal Te­lecom não houve uma me­dida que pro­mo­vesse a me­lhoria da qua­li­dade de vida dos tra­ba­lha­dores, pro­testou o SNTCT, co­men­tando a ter­ceira reu­nião de ne­go­ci­ação do acordo co­lec­tivo de tra­balho.

Realidade que urge alterar

Na aná­lise aos dados di­vul­gados pelo INE, a CGTP-IN des­taca que o nú­mero de de­sem­pre­gados con­tinua muito ele­vado, que a es­ma­ga­dora mai­oria não tem qual­quer tipo de pro­tecção e que 2015 ficou mar­cado pelo au­mento da pre­ca­ri­e­dade.

Trabalho para as 35 horas

A par de reu­niões com o Go­verno, para con­cre­tizar a re­po­sição da du­ração se­manal do tra­balho em 35 horas em toda a Ad­mi­nis­tração Pú­blica, foram as­si­nados novos acordos no poder local.

Greve na Seda Ibérica

Os trabalhadores da Seda Ibérica, localizada em Paço de Arcos, Oeiras, iniciaram anteontem, 16, uma greve de duas horas por turno, que decorre até ao dia 21. Em causa está o facto de a administração da empresa – do Grupo Seda Packaging Internacional, líder do...

Os lucros da Galp falam

Os 639 milhões de euros que o Grupo Galp Energia registou em 2015 e que representam um acréscimo de mais de 70 por cento, relativamente aos resultados do ano anterior, «deitam por terra algumas verdades absolutas assumidas pela administração», comentou a Comissão Central...

Defender postos de trabalho <br>na Açoreana

Ana Rita Páscoa, dirigente do Sindicato Nacional dos Profissionais dos Seguros e Afins (Sinapsa) e membro da Comissão de Trabalhadores da Açoreana, disse à Lusa que os trabalhadores da seguradora, antes detida pelo Banif, estão preocupados com a possibilidade de perderem os seus...

Enfermeiros alertam

A Urgência Pediátrica do Centro Hospitalar Lisboa Norte defronta-se com grave carência de enfermeiros, o que compromete a segurança dos cuidados ali prestados, alertou a direcção regional de Lisboa do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, sublinhando...