PCP prepara Congresso
O deputado e dirigente do Partido nos Açores, Aníbal Pires, apresentou na segunda-feira, 15, as conclusões da reunião da Direcção da Organização da Região Autónoma dos Açores, que teve lugar no fim-de-semana na cidade da Horta. Entre outros assuntos, estiveram em debate os diversos aspectos relacionados com o X Congresso da organização, que tem lugar em Ponta Delgada a 9 e 10 de Abril.
Entre os objectivos do Congresso, afirmou Aníbal Pires, estão o debate e definição das orientações e posicionamento políticos dos comunistas nos Açores, «contribuindo para as respostas capazes de responder ao conjunto de problemas sociais e económicos imediatos da região», e a decisão sobre as linhas de uma «nova política e de um rumo de progresso e justiça social para os açorianos». As propostas a sair do Congresso, prosseguiu o dirigente, serão «fundadas na identidade e ideal comunista, ancoradas numa longa e gloriosa história de resistência e luta pelos mais elevados valores humanos, de liberdade, justiça e igualdade», e visam construir uma sociedade «liberta da exploração capitalista».
Aníbal Pires realçou ainda que o X Congresso desenvolverá, para a região, os eixos centrais da «política alternativa, patriótica e de esquerda, que o PCP propõe ao País, ao mesmo tempo que discutirá e aprofundará orientações e políticas «alicerçadas no conhecimento directo dos problemas e na profunda ligação ao povo e aos trabalhadores». Na reunião do fim-de-semana, a DORAA discutiu e aprovou a anteproposta de Resolução Política, que em breve estará em debate na organização do Partido na região. Este «amplo processo de discussão e recolha de contributos, individuais e colectivos», culminará no próprio congresso, com a sua discussão e aprovação final.