Renoldy indemniza Alpiarça
A Renoldy, empresa de produtos lácteos, indemnizou a Câmara de Alpiarça em 170 mil euros, na sequência do encerramento, em 2015, da unidade que possuía no concelho.
Em comunicado, divulgado no dia 12, a autarquia afirma que a indemnização resulta de um protocolo assinado em 2002, no qual era estabelecido o pagamento de 4,75 euros por cada metro quadrado – vendido pelo município para instalação da unidade na Zona Industrial por 0,25 euros o metro quadrado – em caso de descontinuação da laboração ou de venda a terceiros.
O município decidiu, por isso, accionar o compromisso «perante a interrupção da laboração da fábrica de leite Renoldy, que implicou o despedimento de todos os seus trabalhadores e a entrada em liquidação daquela empresa».
A Renoldy encerrou no final de Abril de 2015, deixando no desemprego perto de 60 pessoas, alegadamente devido à redução de encomendas e falta de novos contratos e a um excesso de oferta no mercado.
A sua laboração dependia quase na totalidade de um contrato com o grupo Sonae, que passou a abastecer-se maioritariamente noutros países da União Europeia, seguindo o que acontecera antes com a marca Pingo Doce, do grupo Jerónimo Martins, e com o grupo Auchan (Jumbo).