Chumbos causam insucesso escolar
Um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), divulgado dia 11, coloca Portugal em oitavo lugar na lista dos países com mais repetentes.
O estudo revela que no nosso País a «retenção» (a reprovação) é o principal factor de risco de insucesso escolar e por isso aconselha a uma mudança de política.
Os últimos dados do Ministério da Educação mostram que um em cada cinco alunos chumba ou desiste de estudar no Ensino Secundário. Cerca de 35 por cento dos alunos não conseguem terminar o 12.º ano à primeira e 22 por cento dos alunos de cursos científico-humanísticos não conseguiram fazer os três anos de escolaridade no tempo previsto.
O Conselho Nacional de Educação (CNE) reconhece que os chumbos atingem cerca de 150 mil alunos do sistema de ensino (público e privado) e representam um custo de cerca de 600 milhões de euros.
Por seu lado, a Confederação Nacional de Associações de Pais defende um maior investimento nos alunos para inverter a cultura dos chumbos, problema que também o CNE aponta como o mais grave do sistema educativo.